O que acontece com os cosméticos após o vencimento?

 

O que acontece com os cosméticos após o vencimento?

O que acontece com os cosméticos após o vencimento?

Uma dúvida que ronda a cabeça de praticamente todas as mulheres é o que acontece com os produtos cosméticos disponíveis no mercado da beleza após os seus respectivos vencimentos. Enquanto parte destas mulheres segue utilizando os produtos em questão normalmente para não desperdiçá-los de forma alguma, outras jogam os cosméticos fora assim que percebem a data já alcançada, mas ainda há aquelas que optam por deixá-los guardados até sanarem as suas dúvidas em relação ao tema vencimento ou não percebem. Mas, e aí, o que você acha que acontece com os cremes e as maquiagens após os seus respectivos vencimentos?

Seja um batom, um creme, um desodorante, uma maquiagem, uma máscara, um óleo, um perfume, um protetor solar, um shampoo ou um tratamento, os produtos cosméticos disponíveis no mercado da beleza perdem os seus efeitos sim após a data de vencimento ser acusada no inferior das suas respectivas embalagens. Não apenas se deve dispensar estes produtos, como também observar nas prateleiras, ao comprar, se estes produtos já não estão vencidos ou prestes a vencer nas lojas, principalmente se estiverem em promoção. É que utilizar produtos vencidos na pele pode ocasionar problemas tanto a curto, quanto a médio e longo prazo.

Um produto cosmético vencido é exatamente igual a um alimento ou a uma bebida vencida, ou seja, é possível detectar com claridade alguma modificação na consistência que denuncia algo estragado. Um exemplo de modificação é o cheiro destes produtos que passa a ser diferente, sejam estes produtos para o rosto, para a pele ou para os cabelos. Alguns cosméticos podem apresentar ainda modificação na consistência das fórmulas. Os esmaltes, por exemplo, apresentam coloração diferenciada, além de separar os pigmentos das cores e dos ingredientes contidos nestes produtos, tornando visível que estes produtos não servem mais para o consumo nas unhas.

Quando produzem cosméticos em geral, as empresas do ramo realizam uma série de pesquisas que comprovam o tempo que as fórmulas levam para começarem a se degradarem dentro das embalagens. Este tempo estimado serve para que se possa acrescentar uma data de validade aos produtos, ou seja, a partir de que dia os mesmos devem ser dispensados. Algumas fórmulas podem estragar antes da data de validade por causa do calor e do frio ou podem levar mais tempo do que este dia para começarem a se degradar. Mas, o que exatamente significa esta degradação, ou seja, a validade dos produtos?

Quando um cosmético vence, geralmente apresentando alteração de consistência, alteração de coloração, alteração de cheiro, separação de fórmulas e formação de grânulos, isso significa que as fórmulas e os conservantes deixam de fazer o efeito necessário, tornando-se simplesmente dispensáveis. Ao longo dos dias vencidos, estes ingredientes estragados culminam na formação de bactérias e fungos, entre outras pragas, que podem ocasionar alergia, infecção e irritação na pele caso sejam utilizados. Para evitar estas pragas antes mesmo do vencimento, feche bem as embalagens imediatamente após o uso. O ideal é separar um pouco do produto e já fechá-los durante a própria aplicação.

Caso você aplique um produto, como uma maquiagem, e perceba a validade durante o uso, notando alguma coisa diferente no rosto, como coceira, por exemplo, basta lavar a pele com água corrente, evitando o álcool, os demaquilante e qualquer outro tipo de produto. Quando há uma reação, substâncias aplicadas “acima da coceira” pode fazer piorar a situação ou ainda ocasionar queimadura. Após lavar o rosto com água corrente, é importante procurar um médico especialista imediatamente para o próprio receitar a solução ideal para o seu caso. Agora você já sabe o que fazer com algo vencido. O produto invalidou? Desapega!

O que acontece com os cosméticos após o vencimento?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Diferença entre peeling superficial, médio e profundo
Como funciona a depilação com luz pulsada?
Tags:

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Uma resposta para “O que acontece com os cosméticos após o vencimento?”

  1. Araci Dinis dos Santos disse:

    Bom dia iluminado para vc. Passado na frente de lojas e fiz a descontração E gostei e procuro não tem para vender. Onde encontro. Obrigada. Sou Araci. De Madureira RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.