Menu
in

Pele Descascando no Inverno? 10 Dicas De Como Tratar, Evitar + Resenha

Minha pele descascou: resenha

Desconfio que o inverno esse ano esteja sendo mais intenso em todo o país, porque se aqui em Campinas/SP, onde o normal são os termômetros marcarem 30º, está frio, com temperaturas de até 15°, nos lugares onde as temperaturas são mais intensas as coisas devem estar ainda piores!

E com essa mudança brusca de temperatura, bem como na umidade do ar, a pele sofre! A minha, por exemplo, que sempre é mista, descascou, e na parte mais oleosa, ficou com sinais de aspereza e ressecamento, o que, de verdade, me pegou de surpresa. Mas confesso que a culpa foi toda minha (…) eu moro perto do meu trabalho e faço tudo a pé, e com isso fico com a pele muito exposta ao vento – e eu não tomei os cuidados devidos ao me expor ao vento frio (eu não tenho vergonha na cara) hahahaha…. É que a gente acaba achando que os maiores cuidados com a pele devem ser apenas no verão, o que é um engano! Diante disso tudo, resolvi transformar esse problema em post porque ninguém merece ficar com a pele descascando, ressecada e áspera. E que sirva de lição para vocês nunca passarem por isso, combinadas?

Vejam só o resultado:

Diante disso tudo, resolvi transformar esse problema em post porque ninguém merece ficar com a pele descascando. E que sirva de lição para vocês nunca passarem por isso, combinadas?

Neste post vou explicar porque a pele resseca e descasca, como prevenir e tratar. Vem comigo.

Porque a pele resseca?

Esse ressecamento é o problema mais comum causado pelas temperaturas baixas, vento frio e ar seco, e pode atingir graus variados, desde ressecamentos mais leves, facilmente resolvidos com hidratantes mais suaves, quando ressecamentos intensos, com descamações, vermelhidão e aspereza. E, com isso, a pele  perde aquele viço bonito, aquela luminosidade, e acaba ficando opaca.

Porque a pele descasca?

As células de nossa pele estão em constante renovação, de forma que estamos “trocando-a” continuamente. Acontece que essa “troca de pele” é, quase sempre, imperceptível… Mas no alto inverno, o vento frio atravessa a camada mais superficial da pele e atinge as chamadas células basais, o que acaba desencadeando um mecanismo de defesa do organismo, e acaba morrendo desidratada, respondendo com descamações, e é imediatamente substituída por outra sadia.

Como evitar que a pele resseque?

O ressecamento tem a ver, também, com a desidratação, já que transpiramos menos, bebemos muito menos água e a umidade do ar cai bastante, o que leva a pele a ficar desidratada. No mais, as altas temperaturas do banho não ajudam em nada, ao contrário, pioram ainda mais a situação, pois removem a barreira de gordura natural que protege a pele.

Em alguns casos, olha que engraçado, ao invés de pele ressecada e áspera, temos pele oleosa e acne, que pode ser causada pelo efeito rebote dos banhos quentes, que levam a pele a produzir ainda mais seco para compensar a destruição da camada gordurosa que protege a pele, mas também causada pelas mudanças nos hábitos alimentares, que nessa época são mais “gordurosos”, e pelo uso de maquiagem e hidratantes excessivos.

Não quer passar por isso? Siga os #10 cuidados substanciais no inverno!

1# Hidratação + hidratação

Hidrate o corpo, o rosto, as mãos e o pescoço duas vezes ao dia, pelo menos, e sempre após o banho, com a pele ainda um pouco úmida, por isso potencializa a penetração dos ativos de tratamento, o que garante resultados mais potentes e eficazes. E sim, comecei a fazer isso e está fazendo uma enorme diferença no meu rosto. Estou usando o Clinique Moisture Surge 72h Auto-Replenishing (para o rosto). A área da pele que estava descascada melhorou e a pele ficou com mais viso, mais hidratada e macia.

Meu favoritos para o rosto:

  • Clinique Moisture Surge 72h – Sephora: Acessar >>
  • Caudalie Água de uva Eau de Raisin  – Sephora: Acessar >>
  • Quintal Hidratante Clareador  – Sephora: Acessar >>

2# Use um hidratante noturno ainda mais potente!

Começar a utilizar um hidratante noturno rico em vitaminas, ácido hialurônico e outros ativos hidratantes e nutritivos vai ajudar a manter a pele hidratada durante todo o dia.

Meus favoritos:

  • Clinique Dramatically Different Hydrating Jelly – Sephora: Acessar >>

3#  Não use produtos que contenham álcool

Não importa o seu tipo de pele, os produtos que contém álcool devem ser cortados da sua rotina, já que eles causam um ressecamento extremo e removem a camada de gordura da pele, levando o organismo a produzir ainda mais sebo pra compensar, o que leva ao surgimento da acne! Assim, opte por demaquilantes sem álcool, e tônicos também! Ah, e nada de leite de colônia ou leite de rosas, que contém altos teores de álcool!

4# Sabonetes abrasivos

Esqueçam os sabonetes abrasivos, e opte pelos hidratantes, tanto para a pele do rosto quanto para a pele do corpo! Buchas e esfoliantes devem ter seu uso pausado nessa estação.

5# Invista na água termal

A grande maioria ainda desconhece os benefícios dessa preciosidade, enquanto outros não acreditam muito nas suas promessas, mas o fato é que a água termal é muito rica em minerais que potencializa a hidratação da pele e ainda mantém o rosto protegido. Basta borrifá-la na face duas ou três vezes por dia para obter os melhores resultados!

Se a pele estiver sensível, muito ressecada, vermelha e descamativa, a água termal é ainda mais eficaz, pois acalma a pele. Gosto bastante da água termal da La Roche-Posay e da Caudalie.

  • Caudalie Água termal  – Sephora: Acessar >>

6# Bepantol é tudo

Uma dica que sempre funciona para potencializar os cremes hidratantes que você já tenha em casa e, assim, não precise comprar outros, é acrescentar bepantol líquido, que é hidratante e emoliente. Basta, em cada “pote” de hidratante, acrescentar 10 ml de bepantol pra que os resultados do creme de hidratação fiquem ainda melhores. Você pode usar também o Bepantol Derma. Veja a resenha: Bepantol Derma Resenha.

O tem também o bepantol pomada pomada que é excelente para ser aplicado nas regiões mais ásperas do corpo, sobretudo no período noturno. Assim, antes de dormir, aplique a pomadinha de bepantol nos calcanhares, tornozelos e joelhos para uma hidratação potente. Lembrando que ela pode – e deve- também ser aplicada nos lábios para evitar o ressecamento. Mas se você tiver medo de passar nos lábios, tem o Bepantol Labial. Confira o post: Bepantol Labial Resenha.

A gente não cansa de falar dele aqui no PE porque é uma maravilha mesmo. Veja os posts:

7# Produtos específicos para sua pele

Se a sua pele for sensível ou, mesmo que não seja, esteja apresentando sinais de vermelhidão, irritação ou coceira, opte por produtos específicos para peles sensíveis, que são hipoalergênicos e, portanto, não sensibilizam nem irritam a pele. O ideal, sempre, é que um dermatologista recomende os produtos a serem usados, pois só ele pode, após avaliar a sua pele, indicar os melhores produtos, aqueles que sejam os mais adequados para cada tipo e estado de pele.

8# Não esqueça do protetor solar!

É inverno, as temperaturas estão baixas, mas o filtro solar não pode ser deixado de lado, porque apesar de não ter sol intenso, os raios UVA, que são os responsáveis pelas manchas e pelo envelhecimento agem durante todo o ano, chova ou faça sol, então a pele precisa estar protegida durante todo o ano.

Procurem um filtro solar que contenha proteção alta contra os raios UVA, o que é medido pelo PPD, que deve ser maior que 12. Além disso, escolham um filtro solar adequado para o seu tipo específico de pele, pois isso garante que a pele não fique mais ressecada ou mais oleosa. Fiz um post indicando os meus favoritos: Melhor protetor solar para o rosto.

9# Hidratação em todo corpo

Hidrate ainda mais as áreas ásperas do corpo, como pés, joelhos e cotovelos. Essas áreas tendem a ser muito mais secas, e nessa época do ano a situação piora ainda mais. Cremes que contenham ativos como ureia e manteigas vegetais são as melhores opções!

10# Ativos amigos do inverno

Os ativos mais indicados para essa estação são a ureia, o lactato de amônio, que são altamente hidratantes e retém água nas camadas mais profundas da pele, as manteigas e óleos vegetais, como o óleo de abacate e a manteiga de karité, assim como a lanolina, o sorbitol, o ácido hialurônico e o propilenoglicol.

É isso lindona. Espero que tenha gostado. Lembre-se, prevenção é tudo. Aproveite o inverno para tomar um chocolate quente, usar aquelas roupas estilosas e arrasar com uma pele linda.

Beijos,

Kika

5.0
05

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comente