Categories: Beleza

Pele Manchada – Soluções

Pele manchada – Como tirar manchas

Pele Manchada – Soluções

Nem todas as mulheres são iguais, mas uma coisa todas tem em comum: medo de manhas no rosto. A pele manchada, mais concretamente as manchas no rosto são grandes inimigas das mulheres vaidosas e infelizmente todas podem sofrer desse problema, embora existam alguns cuidados que podemos ter para evitá-las.

Existem muitos fatores que podem causar manchas na pele sendo que alguns deles são o envelhecimento, a exposição solar sem proteção, a gravidez entre outros, alterações hormonais, uso terapêutico de hormônios ou antibióticos.

A exposição solar, muito associada à pele manchada, pode causar manchas escuras nas mãos, pescoço, colo, braços ou pernas.

Como esse problema é bem difícil de resolver vale a pena ter alguns cuidados na prevenção das manchas.

Como prevenir manchas na pele

Confira alguns cuidados para prevenir pele manchada:

  • 1- Use protetor solar todos os dias. Não importa se está chovendo, os raios solares continuam atingindo sua pele, mesmo que o sol não brilhe;

  • 2- Use roupas e chapéus adequados para impedir a exposição solar;

  • 3- Evite o sol entre as 10 hs e 14 hs; essas são as horas de maior calor e quando os raios solares são mais fortes e danificam mais a pele.

  • 4- Consulte o seu dermatologista regularmente para uma avaliação da pele. A pele manchada é mais fácil de detectar e tratar no início.

Diferentes tipos de manchas na pele

Existem diferentes tipos de manchas entre elas: Pigmentação pós-inflamatória, Lentigos, Melasma e Efélides (ou Sardas) por isso é importante consultar um dermatologista para analisar qual o tipo de mancha e indicar um tratamento adequado.

Confira as características de cada um desses tipos de manchas:

  • 1- Lentigos ou manchas senis, são manchas acastanhadas na pele. Geralmente ocorrem no pescoço, dorso das mãos ou rosto.
  • 2- Melasma, o terror de todas as mulher. O melasma é uma mancha escura na pele que aparece mais geralmente no rosto, mas também podem surgir no colo e braços. Geralmente o surgimento desse tipo de mancha está relacionado à exposição solar, ao uso de anticoncepcionais e à gravidez, embora nao haja uma causa definida. Além desses fatores, o histórico familiar e a predisposição genética também influenciam no surgimento do melasma.
  • 3- Efélides também conhecidas como sardas, são pequenos pontos sem relevo (máculas) pigmentados na pele, que surgem principalmente de cabelos vermelhos ou loiros e pele clara, geralmente na infância. Esse tipo de manchas aparece principalmente no rosto, braços e nas costas.
  • 4- Pigmentação pós-inflamatória  esse é um tipo de mancha que surge em áreas que sofreram lesões da acne, queimaduras, dermatite de contato, dermatites alérgicas ou crônicas, traumas, picada de insetos, machucados entre outros. A explicação desse tipo de mancha é a simples reação do melanócito à lesão.

Com podemos ver, existem vários tipos de pele manchada e várias causas para elas por isso, é fundamental consultar um dermatologista para que ele possa diagnosticar corretamente o tipo de mancha e indicar o melhor tratamento, de acordo com as particularidades de cada tipo de pele.

Como tirar manchas da pele?

Confira agora algumas medidas que podem ser usadas para pele manchada.

  • 1- Pomadas

Um dos tratamentos mais usados para amenizar pele manchada é o uso de pomadas. Existem pomadas em forma de creme, serum, gel ou loção. Geralmente é necessário usar a pomada durante pelo menos três meses e durante o período do ano em que faz menos sol. É importante proteger a área a tratar do sol pois algumas dessas pomadas tem o efeito contrário quando entrar em contato com raios solares.

  • 2- Medicamentos de uso oral

Outra opção é a toma de medicamentos com efeito antioxidante, para diminuir os efeitos prejudiciais da radiação ultravioleta sobre a pele. É importante salientar que a toma de medicamentos não substitui o uso de protetor solar.

  • 3- Tratamentos dermatológicos/estéticos

Atualmente os tratamentos mais utilizados para pele manchada são os peelings químicos, o peeling de cristal, laser de CO2 e luz intensa pulsada, quase sempre complementados pela toma de medicações contendo ácidos para clareamento e renovação, indutores de antioxidantes e colágeno”.

Como exemplo, podemos falar sobre o peeling de cristal, um tratamento muito utilizado no combate à pele manchada, feito por um aparelho que faz uma leve esfoliação na pele. depois, é aplicado um ácido sobre o rosto e a paciente pode voltar para casa, lavando a pele e retirando o produto oito horas depois. as manchas desaparecem graças à regeneração da pele, quando uma nova camada de pele se forma no lugar da camada que foi esfoliada. O peeling de cristal tem outras vantagens como a diminuição suave de manchas e rugas.

Ainda que esses tipos de tratamentos possam ser feitos por qualquer pessoa, cada pele é diferente e por isso cada caso deve ser avaliado por um profissional competente para que a pele não sofra danos.

Pele Manchada – Soluções
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

13 horas atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás