Ele aparece na hora do banho, depois de ir ao banheiro, para limpar as mãos e também para o rosto. Parece que são todos iguais, mas cada sabonete tem uma função diferente e são feitos com ingredientes diferentes. Quando usado de forma incorreta, passam longe de deixar sua pele macia. Tem sabonete que causa alergia, tem sabonete que resseca a pele, tem sabonete que deixa o rosto bem áspero. Por outro lado, tem sabonete que consegue hidratar, dar brilho e proteger de bactérias.
E diante de tantas diferenças, surge mais de uma pergunta: qual sabonete é o mais indicado para pele, para cada momento de higiene e quais devem ser evitados? Para responder todas estas questões e escolher o melhor produto para o seu tipo de pele, você deve ficar atenta ao rótulo. Geralmente nele estão as informações mais importantes do sabonete. E também ficar atenta ao resultado que o sabonete que você está usando, está fazendo bem. E atenção: fazer espuma nem sempre é sinal de qualidade, já que ela pode ressecar ainda mais a pele e não hidratar.
Ter mais de um sabonete no banho é normal. Quer dizer, pode parecer estranho, mas deveria ser normal. Por exemplo: aqueles sabonetes antibacterianos são ótimos para a região dos pés, que ficam muito abafados, principalmente no inverno, por causa das meias, e também devem ser usados nas axilas, já que é a região do corpo que mais libera suor e sempre está tapada nesta estação.
Por outro lado, o sabonete antibactericida não deve ser usado na área íntima. Isso porque eles só protegem áreas e camadas da superfície da pele, e não áreas como a parte íntima da mulher. Esses sabonetes podem sim, causar irritações ou infecções nesta área.
O melhor é usar este tipo apenas nos pés e nas axilas e na região íntima usar um específico para a mulher e de preferência líquido. A pele de rosto, quando sofre com espinhas ou acnes, deve ser lavada com sabonete que tenha na composição o ácido salicílico ou o ácido glicólico.
Só esses dois ingredientes são capazes de limpar com profundidade a pele e, assim, retirar toda a sujeira e resíduos acumulados. O rosto com acne ou com muita oleosidade deve ser lavado duas vezes por dia, ao acordar e antes de dormir. Mais que isso pode causar o aumento da oleosidade.
Para as peles normais ou ressecadas e para limpar o corpo durante o banho, o sabonete mais indicado é aquele que tem ácido lácticona fórmula. Esse ácido já existe na pele de forma natural e o sabonete, neste caso, só vai aumentar a quantidade, ajudando na hidratação.
Entre o sabonete em barras e o líquido, sem dúvidas o mais indicado é a segunda opção. O sabonete líquido tem o pH entre 5 e 5,5, que é o normal para a pele e também o mais indicado para a área íntima.
Assim, o sabonete ajuda a manter as células da pele em dia, sem provocar irritações e muito menos problemas como manchas e ressecamento, já que eles não tiram nenhum nutriente das camadas da pele , como os sabonetes em barra.
Mulheres que têm pele seca devem usar sabonetes com algum óleo na formulação, como o óleo de amêndoas, extrato de semente de uva, manteiga de karité ou extrato de açaí. Esses ingredientes são altamente hidratantes e conseguem deixar a pele mais macia, com brilho natural e menos seca. Ah, e eles servem para o corpo todo.
Já as mulheres que sofrem com pele oleosa podem aderir ao uso de sabonetes adstringentes, que conseguem limpar a pele e retirar a camada extra de sebo natural, deixando a pele mais neutra e sem tanto brilho ou oleosidade.
Peles muito sensíveis, que sofrem com alergias de maneira fácil, devem ser lavadas no banho com sabonetes que tenham óleo ou extrato de erva-doce ou camomila na composição, porque esses ingredientes conseguem acalmar a pele e deixá-la mais protegida.