Saber tomar banho pode não ser tão simples quanto você pensa…
Você sabe tomar banho? Essa pergunta não está sendo feita a uma criança que está aprendendo a tomar banho sozinha! A pergunta é para você mesma! Mas espere para responder somente após ler este post até o final.
Parece bobo e até óbvio falar sobre esse assunto, mas tomar banho é um hábito diário necessário para higiene corporal e, embora muita gente pense que sabe fazer, é preciso checar se esses banhos estão mesmo sendo tomados com todos os cuidados necessários para garantir uma higiene eficaz, que possa evitar doenças e manter o corpo com odor e aparência saudável, por dentro e por fora também!
Quantos banhos você toma por dia?
Pesquisa realizada no Brasil mostra que 50% dos brasileiros costumam tomar dois banhos por dia, 28% responderam que tomam apenas um banho diário e 21% tomam três ou mais banhos durante o dia. E você? Quantos banhos toma? Quer saber qual a quantidade ideal?
Os Dermatologistas explicam que a necessidade real, para uma higienização eficaz, é de um banho bem tomado, com sabonete, por dia. Mas, dependendo da localização e temperatura do ambiente, o corpo pode pedir para se refrescar mais vezes no decorrer do dia. Então, o calor será o indicador da quantidade de duchas para aliviar o incômodo do corpo suado, quente e com odor ‘vencido’.
Porém, se tomar banho mais de um por dia, não há necessidade do uso de sabonete em todos eles. Na verdade, o ideal é usar sabonete na pele uma vez ao dia e, nas outras duchas, apenas usar a água, devendo lavar apenas as partes íntimas com sabão. Mas nada de esponjas na pele todas as vezes que entrar embaixo do chuveiro! Pois, a pele precisa de carinho e não de agressão!
E qual a maneira correta de tomar banho?
Primeiramente, você deve saber quais as partes de seu corpo merecem mais atenção na hora do banho. Você sabe? Então vamos conferir:
- A região genital;
- Orelhas;
- Axilas;
- Umbigo;
- Pés;
- Região entre os dedos (tanto dos pés quanto das mãos);
- Unhas.
Essas são as áreas que mais precisam de cuidados na hora do banho por acumularem mais micróbios e bactérias.
Antes de se ensaboar, molhe todo o corpo e passe a sua mão com firmeza, como se estivesse esfregando a pele, para retirar a poeira que formam o que mais popularmente chamamos de ‘grude’ na pele. Em seguida, passa o sabonete, repetindo os mesmos movimentos anteriores com as mãos, enxague e pronto! Seu corpo está lavado!
Alguns detalhes essenciais para uma limpeza correta, porém sem agredir a pele, vejamos:
- Não esfregar demais o corpo com esponjas para não retirar a camada de proteção natural da pele, causando ressecamento e até possível descamação;
- Ter cuidado com cremes para cabelos secos. Quem já tem a pele oleosa, ao deixar escorrer muito condicionador pelas costas pode entupir os poros e provocas espinhas e acnes. A dica é lavar com a cabeça para baixo e o corpo inclinado para frente, sem que o creme precise escorrer pelo corpo;
- Tomar banho a noite, antes de dormir, o ideal é a água morna para relaxar a musculatura;
- Para esses banhos noturnos, tente não passar de cinco minutos debaixo do chuveiro, pois já é o suficiente para um bom banho sem desperdício de água. O planeta agradece!
Qual a temperatura correta para tomar banho?
A água morna é a mais indicada sempre. Mas, se o clima estiver quente e o calor for intenso, a água fria é a melhor opção para refrescar o ‘quenturão’ do corpo! O que vai definir a melhor temperatura da água do banho, portanto, é o ambiente natural e a disposição de quem for fazer uso dessa ação de higiene que deve ser também uma ação de prazer e terapia. Visto que ao tomar banho você pode relaxar e renovar sua energia para a rotina diária ou relaxar e descansar os músculos para uma boa noite de sono; tudo depende de seu propósito! Portanto, escolha o que melhor lhe for conveniente!
Mas, para o cuidado com a pele, evite águas muito quentes, pois a oleosidade de sua pele pode ir embora pelo ralo junto com a água do banho. Já o banho frio também não é muito indicado por mudar de forma drástica a temperatura natural do corpo, que é de cerca de 36°C; por isso, para diminuir a febre existe a prática do banho gelado. Em suma, para não errar, opte sempre por um banho morno.
A evolução do banho
O banho é uma prática que herdamos do Egito Antigo e que chegou a nossa sociedade por meio dos Índios. Nesse trajeto pela história, várias funções – além de higiene – foram agregadas a esse momento de cuidado que, a princípio, pode ser individual (ou não mais…)!
Com a evolução do banho, vários acessórios foram produzidos para incrementar a ação. Produtos como esfoliantes, diversos e diferenciados tipos de sabonetes líquidos e antissépticos, esponjas, hidratantes, shampoos, condicionadores e tantos outros que as indústrias de cosméticos têm explorado bem.
Além das peças de banheiros como banheiras de vários tipos e formas, chuveiros que até possuem rádios para tomar banho ouvindo música, luzes e variedades de opções quanto ao fluxo da saída água e formatos com designers diferenciados para uma decoração mais atraente.
Enfim, tomar banho, hoje em dia, tornou-se mais que uma ação de higiene, pode ser um ato de lazer, como se estivesse em uma pista de dança ou embaixo de uma cachoeira, de olhos fechados, captando a energia da natureza transmitida pela tão necessária água. Por isso, fica aqui o conselho mais importante de todos: cuide da higiene de seu corpo, faça desse momento uma oportunidade de relaxamento e prazer, mas não se esqueça de preservar o meio ambiente evitando o desperdício de água, ok?!