Categories: Beleza

Tomar banho é tão simples assim?

3 Votos de 5

Saber tomar banho pode não ser tão simples quanto você pensa…

Tomar banho é tão simples assim?

Você sabe tomar banho? Essa pergunta não está sendo feita a uma criança que está aprendendo a tomar banho sozinha! A pergunta é para você mesma! Mas espere para responder somente após ler este post até o final.

Parece bobo e até óbvio falar sobre esse assunto, mas tomar banho é um hábito diário necessário para higiene corporal e, embora muita gente pense que sabe fazer, é preciso checar se esses banhos estão mesmo sendo tomados com todos os cuidados necessários para garantir uma higiene eficaz, que possa evitar doenças e manter o corpo com odor e aparência saudável, por dentro e por fora também!

Quantos banhos você toma por dia?

Pesquisa realizada no Brasil mostra que 50% dos brasileiros costumam tomar dois banhos por dia, 28% responderam que tomam apenas um banho diário e 21% tomam três ou mais banhos durante o dia. E você? Quantos banhos toma? Quer saber qual a quantidade ideal?

Os Dermatologistas explicam que a necessidade real, para uma higienização eficaz, é de um banho bem tomado, com sabonete, por dia. Mas, dependendo da localização e temperatura do ambiente, o corpo pode pedir para se refrescar mais vezes no decorrer do dia. Então, o calor será o indicador da quantidade de duchas para aliviar o incômodo do corpo suado, quente e com odor ‘vencido’.

Porém, se tomar banho mais de um por dia, não há necessidade do uso de sabonete em todos eles. Na verdade, o ideal é usar sabonete na pele uma vez ao dia e, nas outras duchas, apenas usar a água, devendo lavar apenas as partes íntimas com sabão. Mas nada de esponjas na pele todas as vezes que entrar embaixo do chuveiro! Pois, a pele precisa de carinho e não de agressão!

E qual a maneira correta de tomar banho?

Primeiramente, você deve saber quais as partes de seu corpo merecem mais atenção na hora do banho. Você sabe? Então vamos conferir:

  1. A região genital;
  2. Orelhas;
  3. Axilas;
  4. Umbigo;
  5. Pés;
  6. Região entre os dedos (tanto dos pés quanto das mãos);
  7. Unhas.

Essas são as áreas que mais precisam de cuidados na hora do banho por acumularem mais micróbios e bactérias.

Antes de se ensaboar, molhe todo o corpo e passe a sua mão com firmeza, como se estivesse esfregando a pele, para retirar a poeira que formam o que mais popularmente chamamos de ‘grude’ na pele. Em seguida, passa o sabonete, repetindo os mesmos movimentos anteriores com as mãos, enxague e pronto! Seu corpo está lavado!

Alguns detalhes essenciais para uma limpeza correta, porém sem agredir a pele, vejamos:

  • Não esfregar demais o corpo com esponjas para não retirar a camada de proteção natural da pele, causando ressecamento e até possível descamação;
  • Ter cuidado com cremes para cabelos secos. Quem já tem a pele oleosa, ao deixar escorrer muito condicionador pelas costas pode entupir os poros e provocas espinhas e acnes. A dica é lavar com a cabeça para baixo e o corpo inclinado para frente, sem que o creme precise escorrer pelo corpo;
  • Tomar banho a noite, antes de dormir, o ideal é a água morna para relaxar a musculatura;
  • Para esses banhos noturnos, tente não passar de cinco minutos debaixo do chuveiro, pois já é o suficiente para um bom banho sem desperdício de água. O planeta agradece!

Qual a temperatura correta para tomar banho?

A água morna é a mais indicada sempre. Mas, se o clima estiver quente e o calor for intenso, a água fria é a melhor opção para refrescar o ‘quenturão’ do corpo! O que vai definir a melhor temperatura da água do banho, portanto, é o ambiente natural e a disposição de quem for fazer uso dessa ação de higiene que deve ser também uma ação de prazer e terapia. Visto que ao tomar banho você pode relaxar e renovar sua energia para a rotina diária ou relaxar e descansar os músculos para uma boa noite de sono; tudo depende de seu propósito! Portanto, escolha o que melhor lhe for conveniente!

Mas, para o cuidado com a pele, evite águas muito quentes, pois a oleosidade de sua pele pode ir embora pelo ralo junto com a água do banho. Já o banho frio também não é muito indicado por mudar de forma drástica a temperatura natural do corpo, que é de cerca de 36°C; por isso, para diminuir a febre existe a prática do banho gelado. Em suma, para não errar, opte sempre por um banho morno.

A evolução do banho

O banho é uma prática que herdamos do Egito Antigo e que chegou a nossa sociedade por meio dos Índios. Nesse trajeto pela história, várias funções – além de higiene – foram agregadas a esse momento de cuidado que, a princípio, pode ser individual (ou não mais…)!

Com a evolução do banho, vários acessórios foram produzidos para incrementar a ação. Produtos como esfoliantes, diversos e diferenciados tipos de sabonetes líquidos e antissépticos, esponjas, hidratantes, shampoos, condicionadores e tantos outros que as indústrias de cosméticos têm explorado bem.

Além das peças de banheiros como banheiras de vários tipos e formas, chuveiros que até possuem rádios para tomar banho ouvindo música, luzes e variedades de opções quanto ao fluxo da saída água e formatos com designers diferenciados para uma decoração mais atraente.

Enfim, tomar banho, hoje em dia, tornou-se mais que uma ação de higiene, pode ser um ato de lazer, como se estivesse em uma pista de dança ou embaixo de uma cachoeira, de olhos fechados, captando a energia da natureza transmitida pela tão necessária água. Por isso, fica aqui o conselho mais importante de todos: cuide da higiene de seu corpo, faça desse momento uma oportunidade de relaxamento e prazer, mas não se esqueça de preservar o meio ambiente evitando o desperdício de água, ok?!

Tomar banho é tão simples assim?
3 (60%) 3 Votos

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Clareamento dental com BICARBONATO e LIMÃO ⬅

Clareamento dental com bicarbonato: o guia completo ⬅ Pouco dinheiro não é mais desculpa para dentes sujos e encardidos! Basta…

4 dias atrás

Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

2 semanas atrás

Hidratações Caseiras Para Cabelos: As Melhores ⬅

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos.

3 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

3 semanas atrás

Como Congelar BABOSA pra passar nos CABELOS ⬅

Como Congelar Babosa Para Passar Nos Cabelos A dica que eu vou passar hoje é como congelar babosa para usar…

3 semanas atrás

Reconstrução com queratina líquida barata

Reconstrução com queratina líquida Sabe quando os cabelos realmente estão maltratados, cansados de tantas químicas, sem vida, hidratação e que…

3 semanas atrás