Falar de rugas é sempre interessante, porque né, todo mundo, a partir de certa idade, tem! Já fiz dois posts anteriores sobre tratamentos diversos contra as rugas e esse é sobre os tratamentos feitos em consultórios dermatológicos. Confiram!
Botox
Quando se pensa em rugas, a primeira coisa que vem em mente é o botox. Eu mesma, quando fiz 30, cismei que queria botox de qualquer jeito, porque estava enxergando as possíveis futuras rugas. Sim, é a loucura das balzaquianas, “prever” as rugas futuras! Hahahaha
Acabei não fazendo porque a minha dermato foi absolutamente contra e disse que ainda não tinha necessidade, mas é fato que a toxina botulínica é uma importante aliada para atenuar as marcas de expressão, chamadas de rugas dinâmicas, já que tem um efeito “paralisante” da musculatura no local onde foi aplicada.
Vale lembrar, contudo, que esse é um efeito temporário, que dura, em média, seis meses, e que necessita de reaplicações após esse lapso temporal.
Além de ser utilizado como tratamento para rugas e marcas já existentes, o botox é também uma “arma” preventiva, já que, dado ao seu mecanismo de ação, evita que elas apareçam.
A minha única dica aqui é fazer esse tipo de procedimento com uma dermatologista de confiança, para evitar efeitos desastrosos.
Peelings Químicos
Os peelings químicos, ajudam, dentre outras coisas, a combater rugas e marcas de expressão, já que eles agem removendo a camada superficial da pele e estimulando a renovação celular.
Eles são feitos com ácidos em altas concentrações e devem sempre serem aplicados por um dermatologista. Os resultados, nesse caso, é uma pele lisa, mais uniforme, com menos rugas e com marcas mais finas.
A parte ruim aqui é que, geralmente, são necessárias várias sessões (em média seis) para que se obtenha os resultados desejados.
Preenchimento
O preenchimento, que pode ser feito com várias substâncias, como o ácido hialurônico, doa “volume” para as regiões envelhecidas, preenchendo essas marcas. As aplicações, de modo geral, são feitas com injeções na glabela.
Laser
O tratamento feito com laser renova a pele vez que estimula a produção de colágeno. No caso das rugas, o mais indicado é o laser fracionado, que estimula a formação de um novo colágeno e de uma nova elastina, o que minimiza rugas e marcas de expressão.
O preço do laser é variável, e quanto mais agressivo e potente, mais caro, podendo chegar a 2000 Dilmas. A parte ruim é que, de modo geral, são necessárias de duas a três sessões para obter o resultado desejado.
Terapia celular
Pouco difundida aqui no Brasil, a terapia celular é um método que “cultiva” os fibroblastos em laboratório para posteriormente recolocá-los na pele, o que, supostamente, gera uma maior produção de colágeno e de elastina, o que significa mais “volume”, sendo, por isso, mais eficaz do que os outros tipos de preenchimento.
O efeito, dizem, é bastante natural e a pele fica bem bonita. Alguém já testou?
Se tiverem alguma dúvida sobre rugas ou algo do tipo, deixem aqui nos comentários que faço posts sobre o assunto, tá?
Beijos
Ju Lopes