Categories: Bem estar

Busque o autoconhecimento!

Bom dia, meninas!!!

Sempre falo em meus posts que devemos buscar o autoconhecimento para alcançar equilíbrio em nossas vidas. E sempre digo isso por que é até quase óbvio: quando sabemos quem somos e o que queremos, encaramos tudo com mais clareza, mais objetividade e aprendemos a controlar nossas emoções, o que nos mantém no caminho certo para alcançar nossas metas e estar em harmonia conosco e com a vida.

O caminho do autoconhecimento não é fácil e pode ser doloroso, cheio de recordações, lembranças, sentimentos mal elaborados, sonhos despedaçados, e exige coragem para enfrentar medos, ansiedades, erros, fraquezas e fracassos. É preciso força de vontade, determinação e persistência, pois nem sempre queremos conhecer a verdade a respeito de nós mesmos, nem sempre estamos dispostos a reconhecer nossa parcela de responsabilidade por nossas vidas. É mais fácil julgar e culpar os outros, mas é muito difícil olhar para si e decidir que é hora de mudar para melhor.

Se conhecer é um processo lento e demorado, onde é a própria pessoa quem deverá encontrar seu próprio caminho, devendo ter paciência para esperar o entendimento chegar. Mesmo que seja tão complexo, o processo de autoconhecimento traz tantos benefícios que é algo que realmente vale a pena. O controle emocional obtido irá permitir que você aprenda a lidar com as frustrações, expectativas, ansiedade, evitando sentimentos de baixa autoestima e autodesvalorização, aumentando a confiança na sua própria capacidade de tomar decisões, de encontrar soluções e vencer obstáculos.

Todos nós temos um poder pessoal, habilidades e capacidades, e quando as conhecemos, nós nos tornamos ainda mais fortes, mais preparados, resistentes e capazes, gerando energia positiva, reforçando o que temos de melhor e aprendendo a lidar com nossas fraquezas, nos perdoando por nossas falhas e abrindo espaço para a compreensão, a empatia e a compaixão.

Quando compreendemos os comos e os porquês de sermos como somos, de agir como agimos e entendemos como chegamos até aqui e por que estamos passando ou lidando com certa situação de um determinado modo, abrimos espaço para que novas crenças, novas percepções, novos aprendizados e novas atitudes se firmem em nossa vida, tornando tudo mais fácil de lidar.

Assim, a conscientização dá suporte para que as mudanças desejadas aconteçam, ou seja, quando nos defrontamos com uma situação que já não nos satisfaz mais, percebemos que é hora de mudar, e o autoconhecimento vai dar a clareza e o sentido a respeito de como mudar, o que mudar, quando mudar e por que mudar. Além disso, se conhecer vai mostrar a direção em que é preciso ir, pois existem inúmeras possibilidades mas nem todas elas vão trazer coisas positivas e relevantes para uma vida melhor e de qualidade.

O autoconhecimento pode ser alcançado através da meditação, Yoga, relaxamento, terapias psicológicas, reflexão e até mesmo a leitura de livros de auto-ajuda. Há quem goste de astrologia, leitura de mãos e tarô. Não importa COMO e sim estar buscando sempre se conhecer, persistir nesse caminho e querer realmente encontrar equilíbrio e paz.

Aproveitem os simbolismos de Natal e Ano Novo para refletir sobre si mesma e para colocar o pé na estrada do autoconhecimento. Desejo a todas as leitoras do Patricinha Esperta um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, amor, respeito, equilíbrio, compreensão, sucesso, saúde, realizações, tolerância, paciência, superação e autoconhecimento! Amo todas vocês, queridas leitoras!

Beijos!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Busque o autoconhecimento!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: autoconhecimentoBem estarPapo de mulher
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

18 horas atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

18 horas atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

18 horas atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

19 horas atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

22 horas atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

1 dia atrás