Aprenda como acabar com as pontas duplas
Nada pior do que notar que os seus amados cabelos estão com pontas duplas. O problema é muito mais comum do que se imagina e atinge diversas mulheres que passaram por químicas como alisamento, tintura, abusam da chapinha e do babyliss e estão com cabelos maltratados pela ação do tempo e também pelo ressecamento. Mas, diante das pontas duplas, o que fazem para selar e acabar de vez com o problema?
Bom, em primeiro lugar é preciso avaliar bem a extensão do problema. Dependendo do estrago, a solução mais eficaz será a de cortar as pontas dos cabelos. Apesar de muitas fazerem o corte com lágrima nos olhos, é preciso pensar bem. Essa ação fortalecerá o cabelo e permitirá maior vitalidade. Mas, se esse não for o seu caso e a recuperação for possível, damos algumas dicas infalíveis para resolver o problema.
O que são as pontas duplas?
É a máxima agressão ao fio de cabelo antes da sua fratura total. Inicialmente ocorre dano à camada superficial da cutícula onde se encontra a substância lipídica (gordura de proteção) que lubrifica a haste e a torna menos permeável à água. A ausência deste lipídio torna o fio poroso e sensível à entrada de umidade.
A água em excesso danifica ainda mais a cutícula, provocando perda de material proteico das escamas da cutícula até atingir o córtex.
O aspecto é de um galho de árvore com lascas e fissuras, podendo se quebrar aos mínimos traumas. O lipídio de proteção da haste capilar se perde durante os tratamentos químicos como clareamento, coloração e alisamento.
Qual a melhor forma de acabar com as pontas duplas?
# Hidratação
Não há como recuperar um cabelo com pontas duplas sem fazer uma boa hidratação pelo menos uma vez por semana. O ideal é utilizar um produto de boa qualidade e fazer um verdadeiro ritual para recuperar seus fios. Em primeiro lugar, lave seus cabelos com um shampoo sem sal e depois passe uma máscara hidratante em toda a extensão do cabelo. Dê uma pausa conforme o tempo indicado pelo fabricante, lave os cabelos e penteie como de costume.
- Como Turbinar A Hidratação? Melhores Nutrientes Para o Seu Cabelo
- HIDRATAÇÃO com óleo de COCO para cabelos LOIROS ⬅
# Cronograma capilar para pontas duplas
Você já ouviu falar em cronograma capilar. É uma ótima saída para quem está com os cabelos maltratados e com pontas duplas. Dependendo do estado dos fios, você deverá fazer a hidratação, a nutrição e a reconstrução do seu fio. É um programa mensal em que a cada semana há uma alternância de tratamentos. Já na segunda semana você notará uma melhora visível em seus fios. Insista até que se recuperem totalmente.
- Cronograma Capilar – Nutrição
- Cronograma Capilar – Tire suas Dúvidas sobre a Reconstrução Capilar
- Cronograma Capilar – Produtos e Substâncias Reconstrutoras
- Recupere seus Cabelos com o Cronograma Capilar – O que é?
- Recupere seus Cabelos com o Cronograma Capilar – Objetivos e Benefícios
- Recupere seus Cabelos com o Cronograma Capilar – Como Fazer
# Cuidados extras
Para fechar as pontas duplas dos cabelos, é preciso alguns cuidados. Se possível, evite prender seus fios por muito tempo. O ideal é deixá-los secar soltos e sem secador, se isso for possível. Também evite dormir com as madeixas molhadas. Os fios podem embolar e o resultado é uma quebra e também pontas duplas.
# À noite
Uma das boas soluções para quem está com pontas duplas é investir em óleos como o de argan, coco, e colocar algumas gotinhas nas pontas dos fios antes de dormir. Esse é um ótimo processo que ajuda a nutrir os cabelos e selar os fios.
# Corte
Pelo menos a cada dois meses, corte o seu cabelo. Se não quiser fazer nada radical, corte pelo menos de dois a três centímetros das madeixas. Essa é uma ação que não pode ser ignorada. Além de dar um novo visual, o corte também ajuda os fios a ganharem maior vitalidade e força!
Produtos que selam as pontas duplas
Os melhores produtos são aqueles capazes de aderir à superfície da cutícula e penetrar por entre as escamas fazendo um efeito filme. Assim terá menos danos. Substituindo o lipídio protetor ausente e fortalecendo a fibra.
É importante que este produto tenha uma adesão homogênea ao longo de todo o fio e permaneça envolvendo-o após o enxague. Podemos citar como exemplo o termo amino silicone (silicone inteligente) e os silicones leves.
# Reparador
Esse é um dos produtos que pode modificar a aparência dos fios em minutos. É ideal para um reparo rápido quando o cabelo está maltratado, por isso é importante fazer tratamentos com hidratação e reconstrução. Agora, se os cabelos estão perfeitos, ele ajuda a manter os fios saudáveis.
# Protetor térmico
Para aquelas que adoram cabelos lisíssimos há um grande inconveniente. O secador e a chapinha podem atingir temperaturas que, se utilizadas muitas vezes por semana, resultam num estrago e pontas duplas nos fios. Então, uma das melhores compras que você pode fazer é a de um protetor térmico, que vai ajudar a proteger suas madeixas. E também comece a se acostumar a utilizar esses aparelhos numa temperatura mais amena.
Com evitar pontas duplas?
# Cuidado ao lavar o cabelo
Tenha muito cuidado com o uso do shampoo. Se você é daquelas que adoram esfregar e esfregar o cabelo até senti-los bem limpo, é melhor ir com muita calma nessa hora. Em primeiro lugar, o que você deve fazer é higienizar os cabelos e, para isso, basta apenas uma aplicação de shampoo. E sempre prefira produtos mais naturais, sem sal e nada de corantes. Se você está se perguntando o motivo, pense que shampoo demais pode ressecar os fios que, espigados, acabam resultando em pontas duplas.
# O pente certo
No momento de pentear os cabelos, nada de achar que quanto mais força, melhor para suas madeixas. Há fios que são mais fragilizados e exigem cuidados nesse momento. Se for utilizar um pente, prefira o de dentes largos e penteie seus cabelos com o máximo cuidado. Já a escova deve ter cerdas macias. Se notar que os seus fios estão se partindo ou ficando na escova, utilize o pente para desembaraçar.
# Cuidado com as químicas
Enquanto os seus cabelos estiverem com pontas duplas, nada de fazer mais tratamentos químicos, que poderão abrir ainda mais as cutículas. O ideal é, até que você faça um bom tratamento para selar as pontas, é fugir de tinturas, relaxamentos e alisamentos. Faça tratamentos antes para recuperar a vitalidade dos seus fios. Só depois de tratados é que deverá partir para essas técnicas.
# Especialista
Se você está fazendo todos os tratamentos possíveis e nada de acabar com as pontas duplas, que tal procurar um profissional? Ele saberá identificar os motivos do problema e também qual o tratamento mais adequado, fazendo com que seus fios fiquem recuperados e fiquem mais forte para enfrentar as mazelas do dia a dia.
# Filtro solar
O sol e os agentes como cloro, sal, presentes em piscinas e mar são um verdadeiro veneno para o cabelo. Além de contribuírem para o ressecamento extremo, também provocam as horríveis pontas duplas. Nossa sugestão é que você passe a utilizar produtos com filtro solar, que também são ótimos protetores para os cabelos.
Dicas adicionais de como recuperar pontas duplas
# Nos cabelos loiros elas aparecem mais?
Os loiros naturais não! Mas os cabelos artificialmente clareados, sim. O peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a amônia usados no clareamento, são agentes muito potentes na retirada do lipídio protetor da haste capilar.
Portanto, os fios artificialmente loiros são porosos e ásperos, sem lubrificação natural e mais sensíveis aos traumas diários como shampoos, secador, chapinha e até a escova e o pente. E precisam de um auxílio rápido para acabar com as pontas duplas.
# Como tratar o ressecamento?
Repondo a lubrificação perdida da haste quimicamente tratada diariamente e mantendo rituais de hidratação profunda pelo menos uma vez por semana.
# O que causa o ressecamento?
A perda do lipídio protetor da haste capilar. O fio quimicamente tratado perde a capacidade de manter sua lubrificação natural e se torna poroso, ou seja, permeável à entrada de água em excesso.
Esta água vem da umidade do ar e do chuveiro. A fibra fica encharcada por dentro, se tornando inchada. Durante este processo, há diminuição da resistência aos pequenos traumas diários e fragilidade com tendência à fratura. Além disso, a superfície não lubrificada do fio se torna áspera ao toque e apresenta mais frizz pelo acúmulo de eletricidade estática.
Veja também: