Índice
Aprenda como acabar com as pontas duplas

Não é simples decifrar os problemas causados pela tintura. Ainda mais quando se fala em pontas duplas e ressecamento. Duas temidas situações por qualquer mulher que ama seu cabelo, e que precisa de resolução definitiva, como acabar com as pontas duplas?
Lisos ou cacheados, pintados ou com progressiva, esses problemas sempre aparecem, não é?
Para entender melhor o que acontece no fio quando as pontas duplas ou o ressecamento surgem, ouvimos a doutora Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, dermatologista. Ela explicou tudinho o que são esses problemas, como eles agem e melhor: como acabar com as pontas duplas e tratar destas situações e manter o cabelo lindão. Confira!
O que são as pontas duplas?
É a máxima agressão ao fio de cabelo antes da sua fratura total.
Inicialmente ocorre dano à camada superficial da cutícula onde se encontra a substância lipídica (gordura de proteção) que lubrifica a haste e a torna menos permeável à água. A ausência deste lipídio torna o fio poroso e sensível à entrada de umidade.
A água em excesso danifica ainda mais a cutícula, provocando perda de material proteico das escamas da cutícula até atingir o córtex.
O aspecto é de um galho de árvore com lascas e fissuras, podendo se quebrar aos mínimos traumas. O lipídio de proteção da haste capilar se perde durante os tratamentos químicos como clareamento, coloração e alisamento.
Mitos e verdades sobre cabelo
Nos cabelos loiros elas aparecem mais?
Os loiros naturais não!
Mas os cabelos artificialmente clareados, sim. O peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a amônia usados no clareamento, são agentes muito potentes na retirada do lipídio protetor da haste capilar.
Portanto, os fios artificialmente loiros são porosos e ásperos, sem lubrificação natural e mais sensíveis aos traumas diários como xampus, secador, chapinha e até a escova e o pente. E precisam de um auxílio rápido para acabar com as pontas duplas.
Qual a melhor forma de acabar com as pontas duplas?
Usar produtos capilares potentes. Produtos que contenham substâncias semelhantes ao lipídio que foi perdido e que possam lubrificar e proteger os cabelos danificados.
Tanto xampus e condicionadores como máscaras e protetores térmicos devem conter substâncias capazes de repor o revestimento da cutícula que foi perdido durante os tratamentos químicos.
Joico K Pak Split End Mender

Reparador de pontas para fios extremamente danificados ou com química e descoloração. Repara e previne a formação de pontas duplas, sela, hidrata e protege os fios de novas agressões. Saiba Mais.
Quais os melhores produtos?
Os melhores produtos são aqueles capazes de aderir à superfície da cutícula e penetrar por entre as escamas fazendo um efeito filme. Assim terá menos danos. Substituindo o lipídio protetor ausente e fortalecendo a fibra.
É importante que este produto tenha uma adesão homogênea ao longo de todo o fio e permaneça envolvendo-o após o enxague. Podemos citar como exemplo o termo amino silicone (silicone inteligente) e os silicones leves.
Como tratar o ressecamento?
Repondo a lubrificação perdida da haste quimicamente tratada diariamente e mantendo rituais de hidratação profunda pelo menos uma vez por semana.
O que causa o ressecamento?
A perda do lipídio protetor da haste capilar.
O fio quimicamente tratado perde a capacidade de manter sua lubrificação natural e se torna poroso, ou seja, permeável à entrada de água em excesso.
Esta água vem da umidade do ar e do chuveiro. A fibra fica encharcada por dentro, se tornando inchada. Durante este processo, há diminuição da resistência aos pequenos traumas diários e fragilidade com tendência à fratura. Além disso, a superfície não lubrificada do fio se torna áspera ao toque e apresenta mais frizz pelo acúmulo de eletricidade estática.