in

Como acabar com as PONTAS DUPLAS?

Não é simples decifrar os problemas causados pela tintura. Ainda mais quando se fala em pontas duplas e ressecamento. Duas temidas situações por qualquer mulher que ama seu cabelo, e que precisa de resolução definitiva, como acabar com as pontas duplas?

Como Escolher o Shampoo Certo 2 - Como acabar com as PONTAS DUPLAS?
Como acabar com as PONTAS DUPLAS?

Aprenda como acabar com as pontas duplas

Nada pior do que notar que os seus amados cabelos estão com pontas duplas. O problema é muito mais comum do que se imagina e atinge diversas mulheres que passaram por químicas como alisamento, tintura, abusam da chapinha e do babyliss e estão com cabelos maltratados pela ação do tempo e também pelo ressecamento. Mas, diante das pontas duplas, o que fazem para selar e acabar de vez com o problema?

Bom, em primeiro lugar é preciso avaliar bem a extensão do problema. Dependendo do estrago, a solução mais eficaz será a de cortar as pontas dos cabelos. Apesar de muitas fazerem o corte com lágrima nos olhos, é preciso pensar bem. Essa ação fortalecerá o cabelo e permitirá maior vitalidade. Mas, se esse não for o seu caso e a recuperação for possível, damos algumas dicas infalíveis para resolver o problema.

O que são as pontas duplas?

É a máxima agressão ao fio de cabelo antes da sua fratura total. Inicialmente ocorre dano à camada superficial da cutícula onde se encontra a substância lipídica (gordura de proteção) que lubrifica a haste e a torna menos permeável à água. A ausência deste lipídio torna o fio poroso e sensível à entrada de umidade.

A água em excesso danifica ainda mais a cutícula, provocando perda de material proteico das escamas da cutícula até atingir o córtex.

O aspecto é de um galho de árvore com lascas e fissuras, podendo se quebrar aos mínimos traumas. O lipídio de proteção da haste capilar se perde durante os tratamentos químicos como clareamento, coloração e alisamento.

Qual a melhor forma de acabar com as pontas duplas?

# Hidratação

Não há como recuperar um cabelo com pontas duplas sem fazer uma boa hidratação pelo menos uma vez por semana. O ideal é utilizar um produto de boa qualidade e fazer um verdadeiro ritual para recuperar seus fios. Em primeiro lugar, lave seus cabelos com um shampoo sem sal e depois passe uma máscara hidratante em toda a extensão do cabelo. Dê uma pausa conforme o tempo indicado pelo fabricante, lave os cabelos e penteie como de costume.

# Cronograma capilar para pontas duplas

Você já ouviu falar em cronograma capilar. É uma ótima saída para quem está com os cabelos maltratados e com pontas duplas. Dependendo do estado dos fios, você deverá fazer a hidratação, a nutrição e a reconstrução do seu fio. É um programa mensal em que a cada semana há uma alternância de tratamentos. Já na segunda semana você notará uma melhora visível em seus fios. Insista até que se recuperem totalmente.

# Cuidados extras

Para fechar as pontas duplas dos cabelos, é preciso alguns cuidados. Se possível, evite prender seus fios por muito tempo. O ideal é deixá-los secar soltos e sem secador, se isso for possível. Também evite dormir com as madeixas molhadas. Os fios podem embolar e o resultado é uma quebra e também pontas duplas.

# À noite

Uma das boas soluções para quem está com pontas duplas é investir em óleos como o de argan, coco, e colocar algumas gotinhas nas pontas dos fios antes de dormir. Esse é um ótimo processo que ajuda a nutrir os cabelos e selar os fios.

# Corte

Pelo menos a cada dois meses, corte o seu cabelo. Se não quiser fazer nada radical, corte pelo menos de dois a três centímetros das madeixas. Essa é uma ação que não pode ser ignorada. Além de dar um novo visual, o corte também ajuda os fios a ganharem maior vitalidade e força!


Produtos que selam as pontas duplas

Os melhores produtos são aqueles capazes de aderir à superfície da cutícula e penetrar por entre as escamas fazendo um efeito filme. Assim terá menos danos. Substituindo o lipídio protetor ausente e fortalecendo a fibra.

É importante que este produto tenha uma adesão homogênea ao longo de todo o fio e permaneça envolvendo-o após o enxague. Podemos citar como exemplo o termo amino silicone (silicone inteligente) e os silicones leves.

# Reparador

Esse é um dos produtos que pode modificar a aparência dos fios em minutos. É ideal para um reparo rápido quando o cabelo está maltratado, por isso é importante fazer tratamentos com hidratação e reconstrução. Agora, se os cabelos estão perfeitos, ele ajuda a manter os fios saudáveis.

# Protetor térmico

Para aquelas que adoram cabelos lisíssimos há um grande inconveniente. O secador e a chapinha podem atingir temperaturas que, se utilizadas muitas vezes por semana, resultam num estrago e pontas duplas nos fios. Então, uma das melhores compras que você pode fazer é a de um protetor térmico, que vai ajudar a proteger suas madeixas. E também comece a se acostumar a utilizar esses aparelhos numa temperatura mais amena.


Com evitar pontas duplas?

# Cuidado ao lavar o cabelo

Tenha muito cuidado com o uso do shampoo. Se você é daquelas que adoram esfregar e esfregar o cabelo até senti-los bem limpo, é melhor ir com muita calma nessa hora. Em primeiro lugar, o que você deve fazer é higienizar os cabelos e, para isso, basta apenas uma aplicação de shampoo. E sempre prefira produtos mais naturais, sem sal e nada de corantes. Se você está se perguntando o motivo, pense que shampoo demais pode ressecar os fios que, espigados, acabam resultando em pontas duplas.

# O pente certo

No momento de pentear os cabelos, nada de achar que quanto mais força, melhor para suas madeixas. Há fios que são mais fragilizados e exigem cuidados nesse momento. Se for utilizar um pente, prefira o de dentes largos e penteie seus cabelos com o máximo cuidado. Já a escova deve ter cerdas macias. Se notar que os seus fios estão se partindo ou ficando na escova, utilize o pente para desembaraçar.

# Cuidado com as químicas

Enquanto os seus cabelos estiverem com pontas duplas, nada de fazer mais tratamentos químicos, que poderão abrir ainda mais as cutículas. O ideal é, até que você faça um bom tratamento para selar as pontas, é fugir de tinturas, relaxamentos e alisamentos. Faça tratamentos antes para recuperar a vitalidade dos seus fios. Só depois de tratados é que deverá partir para essas técnicas.

# Especialista

Se você está fazendo todos os tratamentos possíveis e nada de acabar com as pontas duplas, que tal procurar um profissional? Ele saberá identificar os motivos do problema e também qual o tratamento mais adequado, fazendo com que seus fios fiquem recuperados e fiquem mais forte para enfrentar as mazelas do dia a dia.

# Filtro solar

O sol e os agentes como cloro, sal, presentes em piscinas e mar são um verdadeiro veneno para o cabelo. Além de contribuírem para o ressecamento extremo, também provocam as horríveis pontas duplas. Nossa sugestão é que você passe a utilizar produtos com filtro solar, que também são ótimos protetores para os cabelos.


Dicas adicionais de como recuperar pontas duplas

# Nos cabelos loiros elas aparecem mais?

Os loiros naturais não! Mas os cabelos artificialmente clareados, sim. O peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a amônia usados no clareamento, são agentes muito potentes na retirada do lipídio protetor da haste capilar.

Portanto, os fios artificialmente loiros são porosos e ásperos, sem lubrificação natural e mais sensíveis aos traumas diários como shampoos, secador, chapinha e até a escova e o pente. E precisam de um auxílio rápido para acabar com as pontas duplas.

# Como tratar o ressecamento?

Repondo a lubrificação perdida da haste quimicamente tratada diariamente e mantendo rituais de hidratação profunda pelo menos uma vez por semana.

# O que causa o ressecamento?

A perda do lipídio protetor da haste capilar. O fio quimicamente tratado perde a capacidade de manter sua lubrificação natural e se torna poroso, ou seja, permeável à entrada de água em excesso.

Esta água vem da umidade do ar e do chuveiro. A fibra fica encharcada por dentro, se tornando inchada. Durante este processo, há diminuição da resistência aos pequenos traumas diários e fragilidade com tendência à fratura. Além disso, a superfície não lubrificada do fio se torna áspera ao toque e apresenta mais frizz pelo acúmulo de eletricidade estática.

Veja também:

7.2/8 - (16 votes)

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

98.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo2 105x105 - Spray de Brilho: O que é, Benefícios, Como usar

Spray de Brilho: O que é, Benefícios, Como usar

Como Escolher o Shampoo Certo 105x105 - Solteira No Dia Dos Namorados: O Que Fazer?

Solteira No Dia Dos Namorados: O Que Fazer?