Categories: Cabelos

Acabe com a Caspa Já!

Dia desses recebi um e-mail pedindo dicas para cabelos com caspa e anotei aqui na agendinha (é, anoto os temas para os próximos posts), mas foram surgindo coisas novas e acabei esquecendo. Mas, pra compensar, o post de hoje é tipo um “intensivão” sobre a caspa, com causas, tratamentos possíveis e tudo o mais!

O Que É A Caspa?

A caspa, que a gente identifica como um “pozinho branco” no cabelo, nada mais é do que uma manifestação da dermatite seborreica, que pode se manifestar sob a forma de descamações no couro cabeludo, pruridos e lesões avermelhadas.

Quando a caspa é seca, o cabelo fica cheio de “pozinho branco”, mas em alguns casos a caspa é gordurosa, gerando inflamações e feridas úmidas no couro cabeludo.

Quais as Causas da Caspa?

Até o momento não se sabe ao certo o que realmente causa a caspa, embora se saiba que ela está relacionada com um fungo (pityrosporum ovale ) que é encontrado no couro cabeludo saudável, mas que, por algum motivo, passa a ser produzido em quantidades maiores.

Apesar da imprecisão quanto às causas, alguns fatores, sobretudo os relacionados com a baixa imunidade, o estresse, a ansiedade, a gestação, as químicas capilares, os processos alérgicos, o uso de produtos inadequados ao seu tipo de cabelo, distúrbios hormonais, distúrbios glandulares e alimentação rica em gordura estão relacionados ao surgimento da caspa.

E, quando há excesso na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que deixa o couro cabeludo mais oleoso, a situação se complica, pois as descamações aderem à pele.

Como Controlar a Caspa?

O ideal é, inicialmente, procurar um dermatologista, que é quem pode dizer, com precisão, os motivos pelos quais você provavelmente tem o problema e receitar os produtos adequados.

Contudo, sabe-se que shampoos e loções com ativos como o cetoconazol, o piritionato de zinco, a sulfacetamida sódica, o enxofre, o ácido salicílico e o  octopirox, por exemplo, ajudam a contornar o problema.

Nos casos mais graves, o uso de loções que contenham substâncias como corticosteroides ou a sulfacetamida são indicados, e em casos de caspa gordurosa, com formação de crosta no couro cabeludo, é essencial o uso de produtos como, por exemplo, os caratolíticos, que ajudam na remoção das crostas.

Cuidados Básicos

Quem tem tendência a ter caspas precisa se precaver e tomar alguns cuidados básicos, como:

1-  Lavar os Cabelos Diariamente

Para quem tem caspa é essencial manter o couro cabeludo limpo justamente para eliminar as “escamas” na mesma medida em que elas se formam. Então, lavar os fios diariamente é regra!

2-  Não Lavar os Fios Com Água Quente

A temperatura ideal da água para lavar os fios, no caso de quem tem caspa, é a “ambiente”, nem muito quente, nem muito fria. A água quente estimula a produção de sebo, deixando o couro cabeludo ainda mais oleoso e piorando a descamação.

Essas medidas são simples, mas, quando observadas desde o início, reduzem bastante o quadro. Já quando a pessoa não cuida o quadro evolui e pode levar, inclusive, a queda capilar!

Beijos

Ju Lopes 

Acabe com a Caspa Já!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás