in

Aprendendo a Diferenciar Hidratação de Reconstrução

Eu sempre tenho MUITO cuidado ao falar de cabelos e indicar produtos, porque sei o quanto isso é importante para cada uma de nós. Por isso, sempre me informo bastante, tanto com tricologistas quanto com cabeleireiros nos quais confio, e acho mesmo um absurdo quem não respeita o cabelo e o bolso alheio e sai indicando coisas sem sequer saber do que se trata.

Ontem levei minha mãe ao salão, porque ela teima em ir nos mesmos que sempre foi e não segue minhas recomendações (e com essa voz de menina de cinco anos, quem segue, afinal? hahaha), e saí de lá virada no saci com a tal da cabeleireira.

Ora, minha mãe havia feito luzes, o cabelo está fragilizado, fino, partindo, notadamente gritando por reconstrução e a moça me sai dizendo que vai hidratar porque “o cabelo está seco, precisa de água e que é isso que vai devolver a força aos fios”. Lógico que o cabelo tá seco e lógico que precisa de reposição hídrica, mas não é a hidratação que vai devolver força aos fios, porque ela, infelizmente, não tem esse poder.

Quando pedi pra ver o produto, tratava-se, na verdade, de uma máscara reconstrução, mas a cabeleireira, que tem um mundo de curso nas costas, não via a menor diferença entre hidratação e reconstrução, porque para ela “é tudo pra tratar mesmo”. Segundo ela, essa máscara servia para qualquer cabelo e ela aplicava em todo mundo, era a mais utilizada no salão.

cabelos_tratados1_17411210334646

Ora, como assim uma máscara que serve para qualquer cabelo, em qualquer situação? Sinto informar, mas isso não existe! Cada cabelo, em cada momento, pede um produto diferente. Pensando nisso e sabendo que muitas meninas não sabem fazer essa diferenciação, resolvi escrever um post explicando quando usar a reconstrução e quando usar a hidratação, porque, ao contrário das cabeleireiras, vocês não tem a obrigação de saber diferenciar uma coisa de outra, mas é sempre bom saber, porque né, seguro morreu de velho!

Hidratação

O que a hidratação faz é a chamada reposição hídrica, ou seja, reposição de água, de umidade sob as escamas dos fios. É uma forma de devolver ao cabelo a “água” perdida devido a vários fatores, como vento, exposição solar, chapinha, escova, cloro, água do mar, poeira, colorações, relaxamentos, alisamentos, poluição e muitas outras coisas.

Tudo isso que falei acima causa, simplificando, a desidratação dos fios e a hidratação vai, justamente, reverter esse quadro.

Quem Pode Fazer Hidratação?

A hidratação pode e deve ser feita por todas as pessoas, inclusive em cabelos “virgens”, o que vai mudar aqui é o tipo de hidratação, que varia de acordo com o tipo do cabelo. A hidratação vai funcionar em casos de ressecamento leve e deve ser feita, também, sempre antes de reconstruir os fios, para que eles não fiquem duros, já que muitas reconstruções causam esse efeito.

Até aqui está tudo entendido? Segue que no próximo post tem mais ( Reconstrução X Hidratação: Quando Investir? ) ! Além de falar sobre máscaras de hidratação, vou explicar, simplificadamente, tudo de reconstrução!

Beijos

Ju Lopes

4.8/8 - (1 voto)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

JUliana Goes

Maquiagem de Festa: Azul Marinho e Dourado

As Maravilhas do Ácido Glicólico Para a Sua Pele