Quem não quer um cabelo de comercial de shampoo? Todas querem, claro! E conquistá-lo, ao contrário do que muitos pensam, não é lá uma tarefa tão difícil, pois basta, a princípio, ter os cuidados básicos, aqueles que a gente sabe que deve ter, mas esquece de colocar em prática.
Lave e Seque Direito!
O primeiro passo para um cabelo “reluzente” é a tal da limpeza, não tem jeito! O cabelo brilha porque a luz reflete, e pra luz refletir os fios precisam estar bem limpos. Simples, não? Pois então tratem de lavar os fios como se deve, porque shampoo e água não é suficiente. É preciso escolher o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, em primeiro lugar, e depois utilizá-lo da maneira correta, aplicando nos fios úmidos e esfregando as mechas. Em seguida, enxágue bastante até que a água saia sem nenhum resquício. Aí é preciso remover o excesso de umidade e aplicar um condicionador no comprimento dos fios, bem longe da raiz. Deixe agir e enxágue bastante, bastante, bastante, pois se ficarem resquícios, o cabelo fica opaco!
A temperatura da água deve ser “ambiente” e o ultimo jato deve ser de água fria, pra ajudar a fechar as cutículas, reduzir a oleosidade e garantir o brilho dos fios, já que com as cutículas seladas a textura dos fios fica mais uniforme e é mais fácil da “luz” ser refletida. Pra quem usa secador, a dica é finalizar a secagem com um jato de ar frio, que tem um efeito similar ao da água fria.
Invista em um Bom Óleo Capilar!
Os óleos capilares são itens essenciais para o brilho dos fios, e quanto mais puros eles forem, melhor, já que o óleo que contém óleo mineral não trata o fio, apenas “maqueia”. Uma boa opção é o velho e batido óleo de argan, que nutre, hidrata e lubrifica os fios. O óleo de macadâmia também é uma excelente opção, e a minha dica aqui é o da linha AMO, da Yenzah, que é bom e não é caro!
Fazer umectações com óleos vegetais é uma ideia excelente, porque os óleos, e também as manteigas vegetais, nutrem os fios, fazendo a reposição lipídica. Óleo de abacate, óleo de coco e óleo de jojoba são excelentes opções.
Use Filtro Solar!
E pra quem acha que filtro solar é só para a pele, vou logo avisando: o cabelo precisa – e muito- desse cuidado! O excesso de sol e a exposição aos raios ultravioleta destroem as proteínas que compõem os fios, o que acaba com a cutícula e, consequentemente, com o cabelo. O resultado é um cabelo com cutículas “abertas”, cheias de “buracos”, o que impede que a luz reflita, já que ela reflete melhor em superfícies lisas. E isso significa que o cabelo não vai brilhar!
Diariamente use um creme de pentear que contenha filtro solar e proteja ao máximo o seu cabelo do sol. Existem, ainda, os filtros específicos para os fios, que se antes eram muito pesados, hoje apresentam formulas leves, que não pesam nos fios.
Beijos
Ju Lopes