Categories: Cabelos

Causa da queda de cabelos e tratamentos

Possíveis tratamentos e causa da queda de cabelos

Causa da queda de cabelos

São inúmeros os fatores que podem fazer parte da causa da queda de cabelos, desde internos como stress até doenças genéticas ou alimentação desequilibrada. Ou também fatores externos como atitudes em relação aos cuidados de beleza que prejudicando os fios, como muita química em tratamentos não estudados e malucos.

Primeiro, para que ninguém saia perdendo os cabelos (literalmente), é importante ressaltar que a troca capilar é algo que acontece naturalmente e tendemos a perder cerca de 100 fios por dia, sem que isso seja considerado um problema.

Contudo, é importante atentar para alguns detalhes, como fios demasiados na escova de cabelo, os que saem quando você passa a mão na cabeça ou muitos fios no travesseiro a noite, podem ser indícios de alguns problemas capilares.

Por isso, antes de buscar um tratamento é preciso, antes, diagnosticar a causa da queda de cabelos demasiada e, para isso, precisamos conhecer a fundo os produtos e atitudes que são inimigos da saúde capilar.

Genética ou fatores hormonais

A calvície, que tem nome médico de alopecia androgenética, pode sim atingir as mulheres, mesmo que em uma taxa muito menor do que os homens. As causa mais comuns são disfunções hormonais e genética.

O comum é que quem tenha predisposição ou passe por este problema comece a apresentar sinais entre os 35 e 40 anos, idade em que os hormônios podem começar a desregular. E, normalmente, acontece uma rarefação de fios na região da testa e topo da cabeça – muito dificilmente a perda total de fios.

Caso você apresente estes sinais é preciso consultar um dermatologista especializado. Mas já informamos que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, apenas 25% das mulheres podem vir a desenvolver este problema. Então, fica tranquila.

Para o tratamento, alguns especialistas podem prescrever carboxiterapia, laser de baixa potência ou até mesmo transplante de unidades foliculares.

Outras causas

Outros problemas internos e doenças também podem ser responsáveis pela queda capilar. Os principais apontados são stress, anemia e alterações na tireoide, além de pessoas que têm dieta deficiente em proteína.

Estes fatores podem ser causa do “eflúvio telógeno”, que é a intensa queda capilar dos fios que estão em fase de crescimento, ou seja, antecipa a queda.

Quando diagnosticado este problema, muitos especialistas podem optar por combater a causa desta disfunção. No caso da causa da queda de cabelos de stress, seguir uma alimentação balanceada e rica em ferro, por exemplo.

Intervenções químicas – alisamento ou clareamento

É preciso entender que as intervenções em si são prejudiciais, mas podem ter os efeitos controlados com o seguimento de determinadas condutas. Quando não respeitamos nosso corpo é que os efeitos colaterais aparecem de forma bem prejudicial. Por isso, é preciso ter o dobro de cuidado quando fazemos qualquer intervenção em nosso corpo.

Caso as aplicações respeitem seus intervalos de retoque, por exemplo, o único dano (bem remediável) é o ressecamento.

Contudo, se não for assim é importante saber que o alisamento artificial rompe pontes de hidrogênio e de cisteína o que muda drasticamente a textura do fio, e qualquer coisinha pode deixá-lo super quebradiço.

Já com o descolorante a diferença está no fato de que ele deixa mesmo a fibra do cabelo ressecada, o que a torna muito menos resistente à tração, por isso quebra fácil.

Penteados do mal

Tranças muito próximas ao couro cabeludo e com tração intensa, dreads e rabos de cavalo apertados podem traumatizar as fibras capilares.

Por isso, tenha moderação. Deixe seu cabelo solto para respirar um pouco, e maneire na frequência dos penteados.

Secador

O secador que é ao mesmo temo herói e vilão, pode prejudicar os fios de duas maneiras mais drástica. A primeira delas e já muito bem difundida é por causa do calor. Dependendo da temperatura os fios podem queimar e, pior, o couro cabeludo pode queimar.

Sabe aquela fisgadinha de calor do salão? Então,dê adeus a alguns fios por ali. Além diss,o um couro cabeludo queimado pode facilitar o aparecimento de caspa e ficar muito mais oleoso, devido a uma resposta natural do corpo.

Outra questão importante de ser observada na hora de fazer aquela escova é com a força da “puxada”. Como queremos fazer o efeito desde a raiz, os contornos ficam mais prejudicados e podem perder a força devido à tração exagerada ocasiona.

Para diminuir os efeitos, então, busque sempre aplicar um protetor térmico antes da escovação e deixar o secador ao menos a um palmo de distância do cabelo.

Gripe, febre alta e infecções

Não é muito comum, mas vale a pena ficar atento para sinais de causa da queda de cabelos queda capilar depois de passar por doenças que ocasionem febre alta e infecções. Isso acontece por causa da baixa imunidade do corpo e o esforço em combate a doença, ao invés de levar nutrientes para os pelos.

O tratamento é o mais simples, só reforçar a ingestão de alimentos, ou até mesmo cápsulas de vitamina C e reativar o sistema imunológico.

E, claro, nem precisamos dizer: em todos os casos, por mais simples que pareçam, se os sintomas persistirem, consulte um especialista.

Causa da queda de cabelos e tratamentos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Estria Tratamento – Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros

Estria Tratamento - Como Tirar, Resenhas, Cremes, Óleos, Tratamentos estéticos, Receitas Caseiras. Cremes mais bem aliados no Brasil e no…

3 dias atrás

Como Fazer o Cabelo Crescer Mais Rápido [novo]

Seu cabelo está demorando muito pra crescer? Conheça complexos vitamínicos e alimentos que podem mudar essa situação em alguns meses.

3 dias atrás

Shampoo de Hibisco Para O Cabelo Crescer

Hoje vou te ensinar a fazer o shampoo de Hibisco para crescimento dos cabelos. O hibisco promove aos cabelos múltiplos…

3 dias atrás

Vídeo Como Fazer o Rabo de Cavalo Perfeito

Oi minhas lindas, rabo de cavalo é um penteado fácil e atemporal, nunca sai de moda. Mas você já parou…

3 dias atrás

Como Clarear Axilas Escuras?

Como clarear axilas escuras O surgimento de manchas escuras nas axilas pode ter como causas uma má limpeza da região,…

3 dias atrás

Poros Dilatados – Melhores Tratamentos

Poros Dilatados - O que é? Como evitar? Como disfarçar? Melhores Tratamentos. Quem tem poros dilatados sofre. É um problema…

4 dias atrás