Como acabar de vez com o frizz no cabelo?

Ninguém sabe bem quando ele surge, mas basta o cabelo secar para o frizz aparecer na frente do espelho. Pode ser por falta de corte, pode ser cabelo novo chegando, pode ser muita eletricidade e também pode ser por conta da umidade ao redor da sua cabeça.

É um pouco difícil de entender, mas o frizz aparece quando o cabelo já absorveu toda a umidade que tem por perto. Por isso que, depois de secar o cabelo com secador ou deixá-lo ao vento, ele vai sugar para dentro, toda água depositada.

Resultado disso: quando o fio precisa de água, é sinal que ele está pouco hidratado. Quando recebe creme, água ou umidade, suga isso tudo e, mesmo assim, levanta. O frizz nada mais é que falta de hidratação nas camadas capilares. Quando elas estão defasadas de nutrientes, perdem o movimento, deixando os fios menores, elétricos e esticadinhos, causando o maldito frizz!

A boa notícia é que para todo problema, existe uma solução. Inclusive para esse frizz que está perseguindo você. Uma das saídas imediatas é deixar o secador e a chapinha no armário por um bom tempo. Isso porque esses dois aparelhos ativam ainda mais o frizz e deixam seu cabelo, que já está seco, mais ressecado ainda. Por isso que uma das formas de evitar o arrepiado é deixar o cabelo secar ao natural e lavar sempre em água morna, para não estragar ainda mais as camadas do fio.

frizz

Outra forma de resolver o problema em pouco tempo é cortar os cabelos. Não, não pense que você vai precisar fazer um corte estilo Anne Hathaway em “Os Miseráveis”. Basta aparar as pontas e repicar um pouco o comprimento. Por dois motivos: primeiro, o cabelo ressecado precisa de um corte para crescer de forma mais resistente e saudável.

O segundo é que, geralmente, o frizz está associado às pontas duplas e aqui cabe bem um corte moderno, capaz de tirar um pouco o peso do fio, deixando ele mais leve e menos arrepiado.

Para completar a categoria de soluções, aqui está a mais poderosa: hidratação. Se o frizz representa um cabelo ressecado, nada melhor que partir para máscaras de tratamento intensivo, ampolas com concentração de nutrientes e também uma reconstrução capilar no salão de beleza. Essas são algumas das maneiras de você recuperar seu cabelo. Todas elas acabam com o frizz, desde que suas mechas recebam manutenção semanal.

Vale a pena comprar um leave-in com proteínas, queratina e também algum óleo reconstrutor para passar depois do banho. Esse produto hidrata e ajuda a modelar o fio. Para pentear, sempre opte pelo pente de madeira, que tira a eletricidade.

O que não é solução: lavar o cabelo com água quente. Além de retirar os nutrientes das camadas capilares e deixar o fio mais fraco, a água quente também deixa o cabelo ressecado e com excesso de frizz. O mais indicado no inverno é lavar com água morna. Outro detalhe importante: contenha seus dedinhos e não arranque o fio que está elétrico, causando o frizz. Puxar o cabelo da raiz pode prejudicar a fibra do fio e também vai dar um efeito mais espigado ainda quando esse fio começar a crescer novamente.

Como acabar de vez com o frizz no cabelo?
4 (80%) 1 Voto

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

3 Comments
  1. Adorei post, pricipalmente o conselho para não arrancar os fios, se tivessem me dito isso aos meus 12 anos…! Comecei por pura revolta dos fios feios, mas o pior de tudo é o vício do qual ainda não me recuperei completamente.

    Acho que um post inteiro só falando sobre os males dessa prática ajudaria muita gente! 🙂

    Bjss

  2. Nossa, amei as dicas e realmente essa história de frizz por conta do cabelo desidratado é totalmente verdade, o meu está em um estado caótico, preciso urgentemente de uma hidratação, amei o post!

  3. Nossa adorei. Porque o meu cabelo esta muito feio, cheio de frizz
    E eu tenho uma ansiendade incontrolavél que arranco os fios todo hora, me policio contra isso, mais quando vejo estou com um monte cabelo caido.
    Faço progressiva será que isso tbm pode influenciar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.