Depois do ressecamento, da falta de brilho e da queda de cabelo, a caspa é o problema que mais incomoda as mulheres no Brasil. E não é por nada: o país está no topo dos países da América Latina que mais habitantes sofrem com a caspa. Tudo leva a crer que esse fato, que não é nada bom, está relacionado ao clima, que em muitos lugares é muito seco e poluído, e também à falta de limpeza adequada no couro cabeludo. A caspa pode ser causada por esses e outros fatores, mas a pior notícia é que ela não tem cura. A solução, neste caso, é tratar da forma mais adequada e também evitar, caso você não esteja sofrendo com o problema. Como prevenir? Bom, são várias ações que previnem a caspa no cabelo. A principal delas, de acordo com os especialistas, é a limpeza. Usar o xampu e o condicionar adequado para o seu tipo de cabelo e lavar os fios a cada dois dias, já ajuda muito a evitar a caspa.
E antes que você pense que lavar o cabelo todos os dias pode aumentar ou causar o problema, atenção: essa informação não está correta. Quando você sua, por exemplo, depois de uma atividade física, precisa lavar os cabelos, já que o suor atrai muitas bactérias que se alojam nas camadas capilares, aumentando a sujeira no poro onde o fio está. Assim, a caspa pode aparecer com mais facilidade. Além da sujeira em excesso, os especialistas no assunto e pesquisadores do surgimento da caspa acreditam que muitas pessoas possuem uma suscetibilidade genética. O que isso quer dizer: que a pele é mais sensível que a pele das outras pessoas. Por isso, consegue correr mais risco de inflamação, que pode ocasionar a caspa.
Outra questão relacionada ao surgimento da caspa pode ser o excesso de sebo, seja ele natural ou com resquícios de óleos, cremes e outros produtos que são usados por você. Aí, voltamos ao começo: quanto mais creme, resto de produto e sujeira se acumula no fio, mais oleosidade aparece. Quanto mais oleosidade, menos limpeza, mais caspa. A conta é essa. Por isso a importância da limpeza profunda dos fios e também a higiene do couro cabeludo.
Se você já tem cabelo oleoso, evite passar óleos ou produtos que contenham óleos na composição. O uso do xampu antirresíduos, pelo menos uma vez por semana, ou a cada 15 dias, também é recomendado pelos especialistas de plantão. Ele consegue limpar as camadas profundas do fio, melhoram a aparência do cabelo e conseguem evitar a caspa. Quando você passar este xampu, a dica é fazer uma máscara de hidratação ou usar uma ampola de tratamento profundo, para hidratar e não deixar o cabelo ressecado.
Alterações hormonais também podem ocasionar a caspa. Para evitar isso, o bom é sempre fazer uma consulta a cada seis meses com um ginecologista ou uma endócrino, para saber como estão os níveis de produção de hormônio no seu organismo. O estresse deve ser evitado, pois também pode ocasionar o problema. Assim como o clima seco e as mudanças bruscas de temperatura. O melhor, quando está em um local quente e vai para um local muito frio, é usar uma touca e evitar que o couro cabeludo fique gelado. O ressecamento dele causa a descamação, que pode causar a caspa.
8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…
Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…
Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…
Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…
Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…
Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…