Como evitar a temida caspa?

Depois do ressecamento, da falta de brilho e da queda de cabelo, a caspa é o problema que mais incomoda as mulheres no Brasil. E não é por nada: o país está no topo dos países da América Latina que mais habitantes sofrem com a caspa.  Tudo leva a crer que esse fato, que não é nada bom, está relacionado ao clima, que em muitos lugares é muito seco e poluído, e também à falta de limpeza adequada no couro cabeludo. A caspa pode ser causada por esses e outros fatores, mas a pior notícia é que ela não tem cura. A solução, neste caso, é tratar da forma mais adequada e também evitar, caso você não esteja sofrendo com o problema. Como prevenir? Bom, são várias ações que previnem a caspa no cabelo. A principal delas, de acordo com os especialistas, é a limpeza. Usar o xampu e o condicionar adequado para o seu tipo de cabelo e lavar os fios a cada dois dias, já ajuda muito a evitar a caspa.

E antes que você pense que lavar o cabelo todos os dias pode aumentar ou causar o problema, atenção: essa informação não está correta. Quando você sua, por exemplo, depois de uma atividade física, precisa lavar os cabelos, já que o suor atrai muitas bactérias que se alojam nas camadas capilares, aumentando a sujeira no poro onde o fio está. Assim, a caspa pode aparecer com mais facilidade. Além da sujeira em excesso, os especialistas no assunto e pesquisadores do surgimento da caspa acreditam que muitas pessoas possuem uma suscetibilidade genética. O que isso quer dizer: que a pele é mais sensível que a pele das outras pessoas. Por isso, consegue correr mais risco de inflamação, que pode ocasionar a caspa.

caspa

Outra questão relacionada ao surgimento da caspa pode ser o excesso de sebo, seja ele natural ou com resquícios de óleos, cremes e outros produtos que são usados por você. Aí, voltamos ao começo: quanto mais creme, resto de produto e sujeira se acumula no fio, mais oleosidade aparece. Quanto mais oleosidade, menos limpeza, mais caspa. A conta é essa. Por isso a importância da limpeza profunda dos fios e também a higiene do couro cabeludo.

Se você já tem cabelo oleoso, evite passar óleos ou produtos que contenham óleos na composição. O uso do xampu antirresíduos, pelo menos uma vez por semana, ou a cada 15 dias, também é recomendado pelos especialistas de plantão. Ele consegue limpar as camadas profundas do fio, melhoram a aparência do cabelo e conseguem evitar a caspa. Quando você passar este xampu, a dica é fazer uma máscara de hidratação ou usar uma ampola de tratamento profundo, para hidratar e não deixar o cabelo ressecado.

Alterações hormonais também podem ocasionar a caspa. Para evitar isso, o bom é sempre fazer uma consulta a cada seis meses com um ginecologista ou uma endócrino, para saber como estão os níveis de produção de hormônio no seu organismo. O estresse deve ser evitado, pois também pode ocasionar o problema. Assim como o clima seco e as mudanças bruscas de temperatura. O melhor, quando está em um local quente e vai para um local muito frio, é usar uma touca e evitar que o couro cabeludo fique gelado. O ressecamento dele causa a descamação, que pode causar a caspa.

Como evitar a temida caspa?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.