Como ter um cabelo com brilho saudável?

Cabelo com brilho, sem parecer oleoso, é uma dádiva! Quando a gente acerta no produto, erra na chapinha e todo o trabalho vai embora. Mas é possível mudar essa situação e ter um cabelo lindo, leve, solto e brilhoso na medida certa. O brilho realça a cor e também dá um ar saudável para os fios, mas a ausência dele deixa o cabelo opaco, sem vida e um tanto ressecado. De acordo com a especialista Nívea Ferreira, educadora de Wella Professionals, a falta de brilho nos fios pode ser causada por vários fatores, e não só um. “Pode ser porque o cabelo está cheio de resíduos e impurezas que se alojam na fibra capilar, como restos de produtos e poluição. E pode ser porque a fibra está porosa, fraca, por conta do excesso de chapinha, sol, químicas”, explica.

Por outro lado, muito brilho pode estar relacionado à oleosidade. Segundo a médica Maria Fernanda, dermatologista do Pantene Institute no Brasil, todo cabelo oleoso é brilhoso, mas é um brilho diferente do cabelo saudável. “O cabelo oleoso apresenta um brilho feito por moléculas de gordura, que dão o aspecto sujo para o fio, fica pesado e gorduroso. Já nas mulheres com cabelos saudáveis, o brilho é mais leve e é decorrente da cutícula forte e resistente, que mostra um cabelo limpo, fica leve e com brilho da raiz às pontas, sem nada de sujeira”, revela.

brilho-saudavel

Mas tem como prevenir a oleosidade e fazer um tratamento para ter o brilho saudável. Primeiro, vamos falar de combate à sujeira. A especialista Nívea explica que o primeiro passo é manter os fios sempre limpos e usar uma vez por semana um xampu adstringente, que consegue retirar a sujeira e os resíduos das camadas dos fios. “Enxague bem sempre que passar o condicionador ou a máscara de tratamento e não faça muita força quando estiver lavando o couro cabeludo”, afirma.

Para deixar o cabelo brilhoso de forma saudável, é preciso prevenir o visual opaco. Para isso, a médica Maria Fernanda recomenta ficar de olho nas impurezas que grudam no cabelo. Por exemplo: óleo, leave-in ou spray, podem deixar resíduos nos fios e isso, aos poucos, forma uma camada que inibe o brilho. Para isso, a dica é manter o cabelo sempre limpo e hidratado. Outra coisinha: se você é de passar chapinha todo dia, atenção, pois muito calor também pode acabar com o brilho do cabelo. Então, é hora de frear a chapinha e o secador.

Vale fazer uma hidratação por semana e usar linhas de produtos específicos para cabelos sem brilho, como a linha Pantene Pro-V Brilho Extremo, que é uma novidade no mercado da beleza. Ele tem uma textura leve e é transparente. Ajuda a limpar e é concentrado em vitaminas que conseguem penetrar no fio, além de conter silicone na fórmula, que dá mais resistência ao cabelo. Outra opção é a linha Shine Define, da marca Sebastian, que também ajuda na manutenção do brilho e tem um produto desta linha que pode ser passado nos fios secos, para dar um brilho sem deixar de hidratar. Da linha Wella Proseries tem o xampu e o condicionador Luminosity, que também é um aliado na busca do brilho saudável. Ele tira o acúmulo de sujeira e ajuda a controlar o volume.

Como ter um cabelo com brilho saudável?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

1 Comment
  1. Amanda Kreves disse:

    Eu uso uma vez por semana o Rejuvenating Shampoo da linha Semi Di Lino Anti-Age da Alfaparf no lugar dos shampoos comuns anti-resíduos, por ele lavar em profundidade porém com delicadeza, não resseca os fios e elimina os fatores externos como poeira, poluição, água do mar, cloro e etc. Ainda possui em sua fórmula, o Extrato de Beech Tree, que exerce uma ação estimulante e energizante no bulbo capilar e proporciona vitalidade e brilho aos cabelos, deixando-os soltos e com balanço.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.