Categories: Cabelos

Cuide das suas madeixas em casa e arrase no visual de diva!

Ah se todo mês tivéssemos tempo para ir ao salão fazer aquele tratamento power que a cabeleireira recomendou, mas como dinheiro ainda não dá em árvore, a melhor maneira é aprender a cuidas dos cabelos em casa. Para isso utilize produtos adequados para o seu tipo de cabelo e invista em produtos de qualidade, o que não significa dizer que é preciso comprar itens caros, existem boas opções e em conta, é disso que a gente gosta! Aprenda com a gente como desfilar fios de top model sem ir ao salão, a seguir você vai conferir cinco tipos de cabelos e dicas de como cuidar de cada um deles, encontre o seu e pratique já!

saiba mais também: Agora você pode fazer suas mechas californianas em casa

 

Cabelos secos

Geralmente são mais porosos do que os outros, ásperos, sem movimento e nada de brilho, já que a superfície áspera não é capaz de refletir brilho. Isso acontece por conta do desiquilíbrio nos níveis de oleosidade natural, pelo excesso de procedimentos químicos como progressivas, colorações, uso de secador e chapinha e também devido à falta de tratamentos com produtos adequados. Esse tipo de fio é carente de nutrientes, vitaminas, precisa de produtos com bastante emoliência, por isso para resgatar a vitalidade é preciso investir em hidratações semanais. Use e abuse de todo o poder dos óleos, faça umectações em casa, alterne entre óleos vendidos em casas de cosméticos ou aqueles que você tem em casa, como o azeite, por exemplo.

Faça hidratações potentes com ajuda de uma touca térmica ou uma toalha umedecida em água quente. Mantenha aquecida com o jato do secador para que as fibras capilares de dilatem e a penetração seja facilitada. Uma boa dica é acrescentar óleo ou bepanthol à máscara, o resultado é maravilhoso!

Cuide das suas madeixas em casa e arrase no visual de diva!

Cabelo misto

A maioria das mulheres têm esse tipo de cabelo, a briga para conseguir equilibrar a oleosidade da raiz às pontas é grande! Se encaixam nessa categoria quem faz processos do tipo progressivas, colorações, alisamentos, relaxamentos ou tinturas, ou seja, a maioria de nós. A oleosidade na raiz surge como uma consequência desses processos químicos que são entendidos pelo organismo como agressões, para reverter a situação o couro cabeludo começa a produzir maior quantidade de sebo.

leia mais:  Acerte na hora de hidratar as madeixas

 

Com o desiquilíbrio vale pegar pesado na limpeza da raiz antes de partir para qualquer tratamento. Utilize xampu de limpeza profunda a cada 15 dias, já nas lavagens comuns prefira os que são transparentes, pois possuem maior poder de limpeza. Água quente aqui é totalmente proibido, ela estimula a produção de óleo, então evite ao máximo! Após o xampu, enxágue com água em abundância, retire o excesso e aplique a máscara do comprimentos às pontas. No dia a dia use o óleo como aliado, aplique do meio para baixo, principalmente nas pontas para que elas fiquem seladas, macias e brilhosas.

Cabelos oleosos

É justamente aqui que acontecem os maiores equívocos, assim como na pele, muitas pessoas questionam a necessidade de hidratação, se o óleo aparece em grande quantidade, não preciso passar creme, certo? Não, totalmente errado! Os cabelos oleosos sofrem com produção exagerada de sebo, mas isso não quer dizer que os fios dispensem hidratação, já que ela é a grande responsável pela reposição de água nas fibras capilares e também ajuda a controlar a oleosidade. Cabelos oleosos não necessitam de hidratações frequentes como os outros, alguns profissionais indicam intervalos de 45 dias, mas é você quem sabe se o cabelo está precisando ou não, a regra é não exagerar para a oleosidade não aumentar ainda mais.

Na hora de reproduzir a técnica em casa, deixe agir por no máximo 10 minutos para que os fios não fiquem pesados. Faça tudo para não aumentar a oleosidade, use xampus e condicionadores de boa qualidade que sejam específicos para cabelos oleosos. Não aplique condicionador ou finalizadores próximo à raiz, também a fim de não influenciar na produção de sebo e enxágue bastante, até que todo o produto seja retirado.

Cabelo Afro

“Debaixo dos caracóis dos seus cabelos…” Como diz a música eles são bastante cacheados, com os fios finos e delicados. Por conta da forma espiral, a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas, por isso os fios são atingidos pelo ressecamento. Por conta disso há necessidade de fazer hidratações uma vez na semana. Aposte me produtos que contenham óleos como macadâmia, argan, oliva, pois esses componentes são capazes de repor a hidratação interna da fibra capilar. Sem contar o quanto o cabelo fica macio, maleável, brilhoso e cheio de vida.

Por mais que nós já tenhamos falado diversas vezes aqui, acredite que muitas ainda aplicam o condicionador antes da máscara, o que é um erro gravíssimo considerando que o condicionador fecha as cutículas do cabelo e impede que os nutrientes tenham acesso ao interior da fibra. Então se você era uma dessas, aplique a máscara logo após o xampu. Deixe seus cachos lindos de viver com ajuda de um bom leave-in após a máscara, o produto ajuda a modelar e também garante o controle do frizz.

Cabelo liso

Já até fiz uma matéria contando o desafio de ter um cabelo liso bonito, apesar de ser liso, brilhoso, sem volume excessivo, acredite, não é tão fácil quanto parece! O frizz e o peso dos cabelos que impedem o balanço natural são alguns dos probleminhas enfrentados pelas donas de madeixas escorridas. Acabe com a monotonia do cabelo garantindo movimento com um corte que ofereça leveza e permita o balanço dos fios.

As hidratação vai ajudar a manter o liso na medida certa, mandar o frizz embora e devolver água para o interior da fibra capilar. Produtos com ceramidas e D-panthenol são excelentes para os fios lisos, já que hidratam sem deixar o cabelo pesado. Se o cabelo é liso naturalmente não há necessidade de usar leave-in, enquanto os cabelos alisados com processos químicos necessitam e muito de finalizadores para ficarem mais bonitos, hidratados e brilhosos.

Agora ficou fácil acertar na hidratação em casa, basta reproduzir essas dicas e conferir os resultados. Não esqueça de contar para gente como o seu cabelo ficou!

Beijos amorzinhas,

Neny Bertini

Cuide das suas madeixas em casa e arrase no visual de diva!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: afroCabelo lisocabelo mistoHidrataçãooleososecotipos de cabelos
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

3 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

3 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

3 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

3 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

3 dias atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

3 dias atrás