Desvendando o cabelo: descubra mais sobre ele

Nós sempre falamos sobre cabelos aqui no Patricinha Esperta, além disso, consideramos os fios como um bem precioso, cuidamos com muita dedicação, pois ele agregam na feminilidade e emoldura o rosto. Mas afinal, você conhece seu cabelo a fundo? Sabe de quais elemento ele é formado e do que ele precisa? Vem que a gente te explica direitinho!timthumb - Desvendando o cabelo: descubra mais sobre ele

Desvendando o cabelo: descubra mais sobre ele

Sabemos que dentre as substâncias mais importantes do cabelo está a queratina, mas nem por isso podemos desconsiderar os demais outras partes como a cutícula, a medula e o córtex que formam o cabelo e são formadas por substância pouco citadas. Vamos estudar um pouquinho mais a fundo, pode parecer complicado, mas não é.

Para que a principal estrutura do fio, a queratina, seja desenvolvida, é preciso associar elementos que juntos dão origem a ela, são eles:  27,9% de oxigênio, 45,2% de carbono, 15,1% de nitrogênio, 6,6% de hidrogênio e 5,2% de enxofre, porém existem mais elementos na fibra capilar. Fora esses, ainda existem mais elementos presentes na fibra capilar.

Sabia que o cabelo pode ter elementos diferentes que variam de acordo com o local onde você mora e os alimentos que você costuma comer? Sim, substâncias pouco convencionais podem ser encontradas nos fios, como por exemplo, cobre, prata e até ouro. Nosso cabelo é cheio de riquezas e nós sem sabíamos! O cabelo é semelhante ao DNA em se tratando das variações que citamos, dificilmente a estrutura do fio de uma pessoa será parecida com a outra, a probabilidade de pelo menos nove elementos iguais é mínima.

Estrutura do cabelo - Desvendando o cabelo: descubra mais sobre ele

Como prova de que os cabelos são os primeiros a sofrer com aquilo que nós comemos ou ingerimos, essa combinação única de elementos facilita na identificação de testes químicos como drogas e outras substância danosas através do cabelo. Essa identificação não é a mesma utilizada pela polícia, pois o DNA é bem mais complexo.

Oleosidade natural tem papel essencial na saúde dos fios

Se engana quem pensa que o cabelo é uma parte simples do corpo, o fio esconde eu segredos dentro do fio super fino. Cada um tem uma função específica, caso contrário não faria parte da composição, assim acontece com a oleosidade natural do couro cabeludo que é produzida pelas glândulas sebáceas, essas camada de gordura é responsável por proteger as cutículas dos cabelos, ela forma uma película em volta da parte externa fazendo com que a umidade se mantenha dentro da fibra, assim elas ficam hidratadas e macias.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

A gordura, também conhecida como sebo, é composta por 20% cera, 50% de glicerídeos, 10% de esqualeno e 5% de ácidos graxos. Sabe aquelas experiências que a gente faz quando criança unindo o óleo e a água para se certificar de eles realmente não se misturam? O mesmo acontece aqui, a água (hidratação) não se mistura ao óleo (cera, glicerídeos e outros elementos oleosos). Funciona assim: a água é mantida no interior da fibra capilar porque o sebo forma uma barreira lá dentro.

Esse é o estado normal, porém, quando o cabelos passa por procedimentos químicos ele sofre alterações nesse processo, já que eles abrem as escamas do fio expelindo a água e outros nutrientes, o que deixa o cabelo poroso, opaco e sem vida.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Written by Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

What do you think?

98320 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

blank - Como passar de loira para morena e ficar com fios saudáveis?

Como passar de loira para morena e ficar com fios saudáveis?

blank - Sérum Capilar É Tudo de Bom!

Sérum Capilar É Tudo de Bom!