Nós sempre falamos sobre cabelos aqui no Patricinha Esperta, além disso, consideramos os fios como um bem precioso, cuidamos com muita dedicação, pois ele agregam na feminilidade e emoldura o rosto. Mas afinal, você conhece seu cabelo a fundo? Sabe de quais elemento ele é formado e do que ele precisa? Vem que a gente te explica direitinho!
Sabemos que dentre as substâncias mais importantes do cabelo está a queratina, mas nem por isso podemos desconsiderar os demais outras partes como a cutícula, a medula e o córtex que formam o cabelo e são formadas por substância pouco citadas. Vamos estudar um pouquinho mais a fundo, pode parecer complicado, mas não é.
Para que a principal estrutura do fio, a queratina, seja desenvolvida, é preciso associar elementos que juntos dão origem a ela, são eles: 27,9% de oxigênio, 45,2% de carbono, 15,1% de nitrogênio, 6,6% de hidrogênio e 5,2% de enxofre, porém existem mais elementos na fibra capilar. Fora esses, ainda existem mais elementos presentes na fibra capilar.
Sabia que o cabelo pode ter elementos diferentes que variam de acordo com o local onde você mora e os alimentos que você costuma comer? Sim, substâncias pouco convencionais podem ser encontradas nos fios, como por exemplo, cobre, prata e até ouro. Nosso cabelo é cheio de riquezas e nós sem sabíamos! O cabelo é semelhante ao DNA em se tratando das variações que citamos, dificilmente a estrutura do fio de uma pessoa será parecida com a outra, a probabilidade de pelo menos nove elementos iguais é mínima.
Como prova de que os cabelos são os primeiros a sofrer com aquilo que nós comemos ou ingerimos, essa combinação única de elementos facilita na identificação de testes químicos como drogas e outras substância danosas através do cabelo. Essa identificação não é a mesma utilizada pela polícia, pois o DNA é bem mais complexo.
Oleosidade natural tem papel essencial na saúde dos fios
Se engana quem pensa que o cabelo é uma parte simples do corpo, o fio esconde eu segredos dentro do fio super fino. Cada um tem uma função específica, caso contrário não faria parte da composição, assim acontece com a oleosidade natural do couro cabeludo que é produzida pelas glândulas sebáceas, essas camada de gordura é responsável por proteger as cutículas dos cabelos, ela forma uma película em volta da parte externa fazendo com que a umidade se mantenha dentro da fibra, assim elas ficam hidratadas e macias.
A gordura, também conhecida como sebo, é composta por 20% cera, 50% de glicerídeos, 10% de esqualeno e 5% de ácidos graxos. Sabe aquelas experiências que a gente faz quando criança unindo o óleo e a água para se certificar de eles realmente não se misturam? O mesmo acontece aqui, a água (hidratação) não se mistura ao óleo (cera, glicerídeos e outros elementos oleosos). Funciona assim: a água é mantida no interior da fibra capilar porque o sebo forma uma barreira lá dentro.
Esse é o estado normal, porém, quando o cabelos passa por procedimentos químicos ele sofre alterações nesse processo, já que eles abrem as escamas do fio expelindo a água e outros nutrientes, o que deixa o cabelo poroso, opaco e sem vida.