Categorias Cabelos

Escova Progressiva x Realinhamento Capilar

Escova Progressiva x Realinhamento Capilar

Disseminada após o ano de 2000, a escova progressiva é uma técnica que consiste em alisar os cabelos com produtos químicos fortes, como, por exemplo, o formol, que podem danificar os fios, principalmente quando usados em conjunto com descolorações e tinturas permanentes. Existem diferentes tipos de técnicas de escovas progressivas disponíveis nos salões de beleza, tal como é o caso da escova de chocolate, da escova definitiva, da escova marroquina e da escova zap, mas todas são iguais e possuem o mesmo objetivo. O que diferencia uma técnica da outra é a qualidade do produto e a quantidade de formol.

Destinada para mulheres com os cabelos ondulados volumosos, cacheados ou crespos, a escova progressiva de qualidade superior promove o alisamento definitivo dos fios, cuja estrutura não retorna mais ao normal, apenas com o crescimento dos cabelos. Não demorou muito para que começasse a ser comercializado como uma nova técnica chamada pelo nome de escova definitiva ou pelo nome de escova japonesa. Em todos os casos citados, para os cabelos mais ásperos, mais crespos, com frizz e mais volumosos, os melhores resultados destes alisamentos se dão através do relaxamento dos fios antes de se iniciar todo o processo em três passos.

Ao longo do tempo, mulheres com cabelos mais controlados e disciplinados queriam ter a chance de alisar menos os seus cabelos, apenas alinhando e definindo os fios ao invés de terem os cabelos escorridos, de modo que o uso praticamente escravo do babyliss, da chapinha e do secador fosse dispensado por elas. Dispostas a terem cabelos os ondulados dos filmes e das novelas, as mulheres de cabelos cacheados e crespos entraram na moda também. A escova inteligente possui a mesma fórmula e a mesma durabilidade da escova progressiva, sendo apenas mais fraca devido a uma concentração mais baixa de formol.

De olho na febre das escovas progressivas e das escovas inteligentes, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a adição de formol aos produtos devido aos inúmeros malefícios comprovados pelo uso deste ingrediente, como alergia, tumor, queda capilar, quebra capilar e bolha. Desta forma, foi desenvolvido recentemente o realinhamento capilar, que promove o alisamento dos fios sem causar danos para os cabelos e para as donas dos mesmos. Apresentado como uma espécie de “botox capilar”, o realinhamento capilar substitui os danos do formol pela reposição da massa capilar e dos nutrientes que são essenciais para a vitalidade dos fios.

Além dos seus benefícios, o realinhamento capilar promove o alisamento temporário dos cabelos, cuja durabilidade é de três a seis meses conforme as químicas e as lavagens aplicadas, eliminando completamente tanto o frizz quanto o volume. Outras vantagens oferecidas por este tipo de alisamento é o fortalecimento, a hidratação, a luminosidade e a reconstrução do ressecamento ou dos danos. O processo possui os mesmos procedimentos e o mesmo tempo da escova progressiva ou da escova inteligente, consistindo em lavar os cabelos com shampoo de remoção completa de resíduos, remover a umidade, aplicar o creme de realinhamento capilar, secar e pranchar.

Por ser um método de alisamento temporário, o profissional que faz realinhamento capilar deve cobrar bem mais barato do que os demais métodos, permitindo que a economia seja investida em mais aplicações ao longo do ano. Desta forma, os fios não deixam de ser lisos. O ingrediente que substitui o formol é a nanopartícula de serina, um aminoácido encontrado em alimentos como o arroz, o ovo e o leite. O melhor de tudo é que o realinhamento capilar é compatível com procedimentos químicos, como a tintura e a descoloração, eliminando gradualmente o ressecamento, a porosidade e os danos dos fios.

Compartilhar
Tags: AlisamentosEscova progressivaReconstrução capilar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Cabelos

Umectação Capilar: O Que É? Como Fazer

O que é umectação capilar? O que é umectação capilar Diariamente, os cabelos sofrem, não apenas com os procedimentos químicos,…

  • Maquiagem

Como Aplicar Batom Vermelho – Boca Perfeita

Como aplicar batom vermelho 💄 Hoje o tutorial é para você mulher que quer saber como aplicar batom vermelho sem…

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…