Menu
in

Mousse Para Cabelo: Para Que Serve, Benefícios, Como Usar, Ingredientes

# Mousse Para Cabelo

Que aí gosta de estilizar o cabelo? Já experimentou modelar o cabelo com um mousse para cabelo? Seja para deixar a juba maisCHIC” e ostentar um estilo diferente no dia a dia ou adicionar textura ao seu cabelo para um evento especial.. WOW! Para todos esses momentos, um mousse de cabelo pode ser seu melhor amigo para estilizar a juba de várias formas.

Enquanto algumas mulheres estão acostumadas com o mouse, outras ainda tem dúvidas sobre o uso do mousse para cabelo, acham que é coisa de madame a “La Hebe Camargo“. Mas não se preocupe!

Neste artigo, ajudarei você a entender o que é exatamente um mousse para cabelo e como usá-lo de acordo com o seu tipo de cabelo para obter o máximo de benefícios.

Boraaa láaa.

Para que serve o mousse para cabelo?

A mousse de cabelo é um produto modelador à base de espuma que você pode usar para proteger, enrijecer ou modelar o cabelo. Adiciona volume ao cabelo e confere condicionamento e fixação ao penteado, sem formar grumos. É um dos produtos modeladores mais fáceis de usar e, sendo versátil, o torna um dos favoritos entre os cabeleireiros.

A mousse de cabelo é leve e geralmente é aplicada no cabelo úmido antes de você estilizá-lo.

Um mousse dá ao seu cabelo três vezes mais volume do que um volumizador normal. Faz com que seu cabelo fique mais macio e brilhante. A melhor parte de usar um mousse de cabelo é que ele não deixa seu cabelo “pegajoso”. Se você tem cabelo fininho como o meu, ele é seu melhor amigo pois fornece um aumento de volume e textura sem pesar o fio fino. A grande maioria dos produtos contém a classificação de leve ou suave, médio, forte e extra fixação. Pro dia a dia, o ideal é o leve, no máximo médio, porque os produtos de fixação forte e extra forte “armam” muito os cabelos.

Para as cacheadas, há versões que mantém seus cachos sob controle e livre do frizz.

Pra dar volume

Eu faço de tudo pra dar volume na juba, e não fico sem um “levanta raiz”, esses produtos são verdadeiros amigos para quem tem pouco cabelo com eu! Meus preferidos:

  • Wella Eimi Espuma de Volume Extra Forte Shape Control 300ml (SHOP).
  • Wella Eimi Espuma de Volume Natural 300ml (SHOP).
  • Schwarzkopf Silhouette Espuma Extra Forte 200ml (SHOP)

Como saber se seu cabelo precisa de mouse?

O mousse para cabelo é um produto modelador perfeito. Se você busca mais volume e textura sem “pesar” e controle dos fios; esse é o produto ideal. A melhor parte é que o mousse para cabelo é adequada para todos os tipos e texturas de cabelo. Mas veja abaixo se o mousse pode ser bom para seu tipo de cabelo.

Qual é o melhor mousse para cada tipo de cabelo e quais os benefícios?

Mousse Para Cabelo

# Mousse para cabelo fino

O mousse para cabelo ajuda a dar estrutura no penteado e textura ao cabelo fino o que consequentemente dá esse efeito de mais volume. Há versões especificas para dar volume que irá adicionar duas ou três vezes mais volume ao seu cabelo. Mas funciona melhor se você lavar o cabelo com um shampoo volumizante antes de aplicar a mousse. Além disso, ele aumenta a durabilidade e resistência do penteado contra umidade. Se você tem os cabelos minguadinhos o mousse pode ser seu melhor amigo no dia a dia.

# Cabelo áspero

Cabelos ásperos costumam ser difíceis de pentear e texturizar. Portanto, não é todo produto que consegue controlá-lo. Mas você pode usar um mousse de textura mais leve para controlar seu cabelo; que irá suavizar os fios facilitando a penteabilidade e estilização.

Mousse Para Cabelo

# Cabelo cacheado

Pessoas com cabelos cacheados sabem da dificuldade de manter os cachos no lugar. Suas mechas podem parecer secas, opacas e crespas. Uma pequena quantidade de mousse fará a mágica; manterá o frizz afastado e proporcionará cachos mais definidos. Depois de aplicar o mousse, use um difusor para modelar.

Mousse Para Cabelo

# Cabelo danificado

Se o seu cabelo estiver danificado, é melhor abandonar todas as ideias de estilização por enquanto. Pois para modelar o penteado é preciso usar secador que irá piorar a condição do seu cabelo. Você pode usar uma pequena quantidade de mousse no cabelo para melhorar a textura e deixar o cabelo secar naturalmente.

# Como usar mousse para cabelo

Mousse Para Cabelo
Mousse Para Cabelo
Mousse Para Cabelo
Mousse Para Cabelo
Mousse Para Cabelo
Mousse Para Cabelo
Mousse Para Cabelo
Mousse Para Cabelo
Mousse Para Cabelo
Passo 1 Lave bem o seu cabelo com um shampoo e condicionador para volume. Vai ajudar a eliminar as impurezas e a nutrir profundamente os fios de cabelo, dando uma base perfeita para fazer o penteado desejado.
Passo 2 Use uma toalha para secar o cabelo mas deixe um pouco úmido; pois o mousse para cabelo funciona muito melhor em cabelos úmidos após a lavagem, pois assim ele se espalha mais uniformemente.
Passo 3 Agite bem o seu mousse. Pegue uma pequena quantidade na palma da mão e esfregue suavemente nas mãos para espalhar.
Passo 4 Aplique nas raízes e comprimento do seu cabelo e não deixe nenhuma parte de fora. Para espalhar uniformemente, você pode até usar um pente de dentes largos. Se quiser muito volume estilo Hebe Camargo, reaplique nas raízes.
Passo 5 Seque o cabelo com secador de cabelo mecha a mecha. Faça uma escova caprichada. Você poderá ter um pouco mais dificuldade para modelar o cabelo pois seu fio estará um pouco mais “grosso”. Por isso é importante ir secando pequenas mechas e já ir modelando conforme desejar.
Passo 6 Finalize com um sérum para dar brilho e tirar o frizz que ainda insistir ficar “de pé”.

Quantidade em cada tipo de cabelo

Além da forma de aplicar que ensinei acima, há alguns segredos que fazem a diferença em cada tipo de cabelo.

Pra cabelos com pouco volume ou finos, uma bola do tamanho de um limão é suficiente, mas para fios longos, grossos e cacheados, é necessária uma “dose” maior, o triplo de um limão, pelo menos.

Pra quem tem cabelos finos, uma dica boa é aplicar um pouco do produto na raiz e secar penteando a raiz pra cima, pois isso garante mais volume. Já quem quer pouco volume deve aplicar o produto no comprimento e nas pontas de cima para baixo, e deixar os fios secarem de forma natural ou usar um difusor pra secar.

Pra quem quer cachos ou ondas, o ideal é aplicar o produto primeiro no comprimento e depois nas pontas, amassando os fios em seguida pra definir melhor o cabelo. Há quem faça, ainda, uma trança frouxa após a aplicação do mousse e solte os fios depois de seco pra ter ondas definidas.

Quais são os benefícios do mousse para cabelo?

Realça a textura do seu fio e define o estilo que você desejar.

Mantém seu penteado por muito mais tempo sem pesar.

O mousse para cabelo atua como uma camada protetora do fio. Protege o cabelo de ser afetado pela umidade e mantém a sua estrutura natural.

No caso de cabelos finos, o mousse confere volume e estrutura ao cabelo. Além disso, melhora a aparência do seu cabelo, tornando-o menos minguado, sem àquele aspecto “frágil” e frisado.

Se você tem cabelos cacheados; o mousse vai definir os cachos e ajuda a evitar o frizz.

Protege o fio do calor do secador e chapinha.

É adequada para todas as texturas de cabelo.

Qual a composição do mousse para cabelo?

# Dimeticona:

Dimeticona é o ingrediente principal usado em uma espuma de cabelo que evita que o cabelo fique emaranhado. É um óleo de silicone frequentemente usado em vários produtos para os cabelos e hidratantes para a pele. Dimeticona dá ao seu cabelo uma aparência brilhante, macia e hidratada. [1]

# Metilparabeno:

A mousse capilar possui metilparabeno como conservante e ingrediente antifúngico. Você também pode encontrar propilparabeno, butilparabeno e etilparabeno, porque todos eles têm a mesma finalidade.

# Limoneno:

Limonene é usado em produtos para os cabelos e cuidados com a pele por sua forte fragrância cítrica. É extraído de frutas cítricas. O limoneno também possui propriedades antibacterianas e antiinflamatórias. [2]

# Lecitina:

A lecitina funciona como um surfactante em um mousse para cabelo. É um tecido adiposo encontrado em plantas e animais. Ele fortalece os fios de cabelo e os faz parecer mais brilhantes.

# Pantenol:

Pantenol ou ácido pantotênico é um elemento hidratante em uma mousse de cabelo. Também é usado em muitos produtos para a pele. Ele trata pontas duplas e faz seu cabelo parecer bonito. A Food And Drugs Administration dos EUA listou o pantenol como um ingrediente “possivelmente seguro”. É considerado bom para peles sensíveis .

# Lanolina:

A lanolina é uma cera extraída de animais com lã, como ovelhas. A mousse capilar contém lanolina pelas suas propriedades impermeabilizantes. Sela a hidratação do cabelo e evita o frizz.

# Cloreto de Behentrimonium:

É usado como condicionador para o cabelo. O cloreto de behentrimonium suaviza os cabelos e reduz a estática.

Finalizando:

Como você pode ver, quando se trata de modelar seu cabelo, a mousse para cabelo é uma ótima pedida.
O mousse para cabelo vai ser aquele amigo inseparável que aumenta o volume dos cabelos finos, doma os cacheados e se adequa a todos os tipos e texturas de cabelo dando aquela finalização #PERFEITA. A melhor parte é que ele mantém seu penteado por muito tempo sem pesar.

Fontes e referências:
Limonene
FIND AN INGREDIENT Limonene
Behentrimonium chloride (Cloreto de berrentrimônio)

8 / 8 ( 12 votes )

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

Comente