in

O Que NÃO Fazer Para Ter Fios Brilhantes?

Toda mulher, sem exceção, quer um cabelo bonito, bem tratado e… Brilhantes! Cabelo brilhante é bonito demais e ter fios opacos entristece qualquer ser vivente de saias, né?

Como meu cabelo é, naturalmente, cacheado, ver o bichinho brilhar sempre foi raridade, porque a superfície irregular reflete menos luz, e, consequentemente, brilha menos, por isso, desde que tinha o cabelo cacheado e castanho investia em vários cuidados para tentar fazer o bichinho brilhar.

Antes de mostrar como fazer para o cabelo brilhar mais, vou conversar um pouquinho sobre o que não fazer, que é MUITO importante, porque alguns hábitos comuns não só comprometem o #projetocabelobrilhoso como deixam os fios extremamente opacos.

Água Quente Não!

O ideal é que os fios sejam lavados com água em temperatura ambiente, levemente morna. Quem usa água muito quente acaba retirando a proteção natural dos fios, o que os deixa vulneráveis, e isso significa que o cabelo será danificado, agredido, mais facilmente, o que acaba deixando o cabelo opaco, ou seja, sem brilho.

caucasian female face with long luxuriant hair

Sei que as meninas que moram em cidades mais frias vão relutar, mas o sacrifício, que nem é tão grande, compensa muito.

Lave o Cabelo Direito!

Já falei sobre isso muitas, muitas vezes por aqui, mas não canso de repetir porque vocês são, como eu, teimosas e/ou esquecidas.

Primeiro a gente usa um shampoo neutro (e barato!) para fazer a chamada pré-lavagem, que vai retirar “o grosso”, a sujeira e os resíduos acumulados, e só depois usamos o shampoo de tratamento, que pode ser mais hidratante ou nutritivo ou reconstrutor, dependendo do que o seu cabelo precisa no momento.

O uso desse “primeiro shampoo” é essencial, sobretudo para quem usa muitos finalizadores ou trabalha em locais com muita poeira ou muita gordura, por exemplo, pois esse acúmulo de resíduos deixa o cabelo opaco e pesado, e, via de regra, o shampoo de tratamento não retira as sujeiras mais resistentes.

Ultimamente tenho preferido os shampoos mais nutritivos, com óleos ou manteigas vegetais, que garantem mais brilho aos fios. De modo geral, eles são mais eficazes no quesito brilho pois ajudam na reposição lipídica, garantindo, assim, mais brilho e sedosidade.

Após o shampoo (ou após a máscara, como eu faço!), usem um bom condicionador, que não precisa, necessariamente, ser caro. Os mais concentrados, com ativos nutritivos e hidratantes, e não só amaciantes, são os mais indicados.

Finalizadores

Finalizador é tudo de bom para os cabelos, e hoje praticamente todo mundo usa leave-in, creme de pentear termoprotetor, dentre outros. O problema é que se você não usar o finalizador adequado para o seu tipo de cabelo, e não usar a quantidade correta, o cabelo fica pesado e opaco. É dizer, zero de brilho!

Secador e Chapinha: Cuidado!

Sempre que for usar um desses dois, tem que usar um protetor termoativado, pra evitar que os fios fiquem danificados, porque, é fato que secador e chapinha estragam, sim, o cabelo!

No próximo post falo sobre o que fazer para ter fios mais brilhosos, mas adianto que, para brilhar, o cabelo precisa estar bem tratado, lógico!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Dieta das Oito Horas

Como fazer para a maquiagem não escorrer no verão?