Categories: Cabelos

O que são aminoácidos essenciais?

Ao todo, os nossos fios de cabelos são formados por cerca de 21 moléculas de aminoácidos essenciais, que vão se perdendo ao longo do tempo por causa das agressões externas, dos processos mecânicos e dos procedimentos químicos. A conjunção de todas estas moléculas de aminoácidos essenciais formam uma estrutura protéica fibrosa chamada queratina, motivo pelo qual muitos tratamentos capilares promovem a reposição deste nutriente. Como os cabelos que não estão danificados, porosos ou ressecados não necessitam esta reposição, sob o risco de ficarem pior, há produtos hidratantes e nutritivos que contam com apenas alguns dos aminoácidos essenciais em sua fórmula.

As 21 moléculas de aminoácidos essenciais são o ácido aspártico, o ácido glutâmico, a alanina, a arginina, a aspargina, o aspargito, a cisteína, a fernilalanina, a glicina, a histinina, a isoleucina, a gleutamina, a leucina, a lisina, a metionina, a prolina, a serina, a tirosina, a treonina, a triptolina e a valina. Todas elas, que formam a estrutura da queratina, são consideradas essenciais porque não são produzidas naturalmente pelo corpo humano, necessitando cada pessoa de uma boa alimentação regada à nutrientes para tê-las em seus cabelos. Por isso, quando você estraga os seus cabelos, os mesmos não se recuperam sozinhos.

Dos aminoácidos essenciais acima citados, a maior parte das moléculas, cerca de 9%, são formadas pela arginina, que é muito importante para os cabelos loiros, já que as descolorações deixam os fios detonados, danificados, porosos, secos, ressecados, elásticos, fracos e quebradiços. A arginina é um ativo que energiza o couro cabeludo e acaba estimulando o crescimento dos cabelos por consequência, sendo um aminoácido essencial para tratar a queda capilar ocasionada pelo estresse, pela alimentação, pela genética ou pelos hormônios, bem como a quebra capilar ocasionada pelos processos químicos que afinam as fibras capilares pela falta de massa em suas estruturas.

Seja a arginina ou os outros 20 tipos de aminoácidos essenciais, é importante cuidar dos cabelos através dos ciclos de hidratação, nutrição e reconstrução, pois, caso contrário, além dos problemas já citados, os cabelos ficam opacos, sem vida, sem movimento, duros, sem força, volumosos e com frizz. Estes componentes agem das raízes até as pontas dos cabelos formando uma película protetora invisível sob as fibras capilares, que absorvem os aminoácidos e promovem os resultado desejados através desta alimentação. Outra forma de repor os componentes é através de alimentos, como, por exemplo, arroz integral, avelã, castanha, trigo integral, pipoca e uva-passa.

Os componentes da queratina podem ser encontrados, nos produtos para cabelos, em shampoos, máscaras, condicionadores, óleos nutritivos e leave-in, sendo que este último é o que permanece mais tempo nos cabelos por não ser enxaguado, sendo a melhor opção para os fios. Como a estrutura dos cabelos é formada por aminoácidos, água e lipídeos, algumas ampolas concentradas de tratamento também oferecem não só os aminoácidos, mas também a reposição de lipídeos, resultando em uma espécie de blindagem capilar. As ampolas concentradas de tratamento costumam ser misturadas aos demais produtos, fazendo uma dupla incrível com as diferentes máscaras de tratamento para os fios.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Cada ampola concentrada de tratamento disponível no mercado de cosméticos é voltado para a correção de uma imperfeição específica, tornando-se expert neste problema. Desta forma, além de reconstrução mais eficaz dos cabelos, as ampolas concentradas de tratamento permitem que você trate os seus fios sem pesá-los. Um exemplo é o caso da queratina, que deve ser reposta em cabelos detonados, sendo que a substância em questão está presente em algumas ampolas concentradas de tratamento. Contudo, cabelos apenas ressecados não necessitam essa recarga de queratina, por não estarem danificados, sendo, que neste caso, aplicar a substância mesmo assim pode deixar os fios duros, pesados e armados, ou seja, com o efeito contrário ao desejado.

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…