Categories: Cabelos

Qual é o pente que te penteia?

Deixar os cabelos sedosos e hidratados demandam tempo, dinheiro e dedicação. Mas de que adianta investir em tantos tratamentos capilares se diariamente submetemos nossas madeixas ao tão agressivo ritual de desembaraçar os fios? O que muitas mulheres não sabem é que há uma forma correta para pentear os cabelos, assim como também há uma escova apropriada para isso.

A grande diversidade disposta em salões, lojas especializadas e algumas farmácias demonstram que essa variedade existe porque cada uma delas desempenha uma função diferente.

Desembaraçar os fios nem sempre é fácil e muito menos divertido, principalmente para aquelas que fazem uso de tinturas, luzes e ou qualquer tipo de química. Nessas situações, o cabelo tende a ser mais fino e, assim, criam nós que dificultam a escovação.

As escovas conhecidas como raquetes são as mais apropriadas para este momento, principalmente as que têm proteção nas pontas e não machucam o couro cabeludo. O formato quadrado e o tamanho grande permitem que as cerdas sejam mais espaçosas e, dessa forma, os fios não se quebram e nem se soltam da cabeça com tanta facilidade.

Lembrando que somente uma escova eficiente não basta para diminuir a agressão aos fios. A maneira de pentear também está diretamente relacionada à saúde do cabelo. O ideal, é começar a desembaraçar pelas pontas com cuidado e depois ir subindo em direção à raiz. Se estiver muito embaraçado, siga a dica do especialista Luciano Barsanti. Segure todos os fios como se fosse fazer um rabo de cavalo, e então desembarace com a outra mão. Esta ação evita a tração da raiz que faz com que os fios enfraqueçam. Saiba que escovar os cabelos em excesso gera oleosidade e pode quebra-los à toa. Faça isso somente quando o intuito for desembaraçar.

Quem não abre mão de um bom pente pode escolher entre o material feito de osso ou de madeira, que são ótimos para evitar o frizz. O uso também é indicado para cabelos crespos e cacheados, pois o produto não interfere no formato natural do cabelo. Para evitar danos, o espaçamento adequado entre os dentes é de quatro milímetros. No caso da madeira, se atente à limpeza do material não deixando cabelos acumulados e enxugando sempre para que fungos e bactérias não se proliferem. Já os pentes finos e estreitos se encaixam perfeitamente nas necessidades dos fios curtos ou lisos pois desembaraçam cada mecha e ainda alisam.

Para as dependentes da escova na hora de alisar as madeixas, aquelas já conhecidas nos salões de beleza são as melhores opções. Opte pelas versões redondas em metal ou cerâmica com cerdas naturais ou artificiais, como o nylon. Essas trabalham em parceria com o secador, já que o material do revestimento acelera o aquecimento alisando os fios de forma mais rápida. Uma dica é esquentar a escova com o secador para dar mais agilidade no início do processo. Já as versões redondas e largas são ideais para secar cabelos longos. Se o intuito for modelar as pontas, utilize uma mais fina. Elas também são excelentes para dar forma e volume aos cabelos curtos.

Higienização

O acúmulo de fios nas escovas é o cenário perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, já que há gordura e sujeira entre os cabelos. Esses são alguns dos motivos do aparecimento de caspas e coceiras. Por isso, faça uma faxina nos utensílios a fim de evitar problemas futuros. Lave ao menos uma vez por semana com água morna e shampoo e as deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, retire a mistura e seque-as bem. Para um resultado mais eficaz, deixe-as secarem naturalmente. As escovas fofas, ou seja, feitas em tecido, não podem passar por esse processo, então faça a higiene sempre que usar o utensilio.

Qual é o pente que te penteia?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Será O Fim do Alisamento?
Cabelos Red Carpet - Saiba como fazer este penteado!
Compartilhar
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

1 dia atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

2 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

3 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

6 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás