Categories: Cabelos

Relaxamento X Tonalizante: São Compatíveis?

Quem faz relaxamento no cabelo pode usar tonalizante?

Já irei responder essa pergunta diretamente, porque o que você procura é sim ou não certo? Então, lá vai. Sim! Se você faz relaxamento, pode usar tonalizante! Pelo menos é a maioria dos casos… Mas vamos descobrir o porquê?

Como funciona o relaxamento?

 

O relaxamento é um tipo de química que têm vários nomes, como [escova definitiva], ou escova japonesa. Ele é muito conhecido entre as meninas que tem o cabelo cacheado ou crespo, porque promete uma nova forma ao fio, sendo muito difícil voltar para o cabelo original e ficando por um tempo considerável.

Existem várias marcas no mercado, algumas são mais leves e outras tem uma composição química mais enriquecida.  Existem relaxamentos [à base de Tioglicolato de Amônia], Guanidina, Hidróxido de cálcio, [Relaxamento de Sódio], a Etanolamina e muitas outras. Nas composições leves, você poderá fazer o relaxamento, mesmo se tiver descolorido até 40 volumes e teria os fios com menos volume, não tão lisos. Com os mais intensos, o efeito liso ganha o aspecto “chapado”, mas não pode ser feito por garotas que descoloriram o cabelo mais do que 20 volumes.

Essa diferença ocorre por causa de um composto chamado [Tioglicolato de Amônia], que lendo assim até assusta, mas a função dele é se infiltrar no fio e abrir as cutículas para o produto ficar bem dentro da fibra, assim muda a forma do cabelo de dentro para fora.

Para entender melhor, ele é como um grupo de pessoas que forçam a entrada em algum lugar, depois que conseguem abrir a porta com tudo, enfiam muitas outras pessoas lá para reivindicar algo. Quando conseguem entrar, as pessoas que estão lá dentro, sucumbem ao movimento e então todos lutam juntos por uma causa. Nesse caso, elas estão tentando mudar o sistema de dentro para fora, envolvendo as que já estavam ali e forçando esse acontecimento. As que forçaram a entrada é a amônia, os que se enfiaram, são os outros componentes da fórmula para alisar e os que já estavam lá dentro, são os nutrientes que já existem no fio do nosso cabelo e que se misturam com o resto para criar o efeito liso.

Depois de tudo isso, vem o calor que sela todo esse cordão de acontecimentos para manter o efeito. Quando você irá se preocupar de novo? Só daqui quatro meses com o relaxamento intenso e dois meses com o suave. É bom né?

Só que depois de todo esse esforço, toda essa guerra acontecendo na sua cabeça, como que você vai colocar outra química com amônia que poderá fazer tudo isso novamente? Não há cabelo que aguente! E nesse caso você precisa de um plano b, que pode ser o tonalizante.

Saiba mais sobre relaxamento:

Como funciona o tonalizante?

O princípio dele é o mesmo das outras químicas, porque afinal o nosso cabelo nasce de um jeito e nós queremos que ele seja de outro, então temos que forçar a natureza e é por isso que danifica tanto. Essas químicas forçam ele o tempo todo a ser de outro jeito (coitadinho né), mas no tonalizante o que muda é o ativo principal.

Numa tintura comum, usa a amônia e a água oxigenada, combinando os dois, vira uma super força para se enfiar no cabelo e fixar completamente a cor. Quanto mais clara a cor, mais precisa de água oxigenada e pó descolorante, para desgrudar os pigmentos da coloração do cabelo e dar outra tonalidade.

Com o tonalizante é diferente, ele funciona com uma emulsão e não força tanto o cabelo, porque não tem amônia nem a água oxigenada. Até mesmo, por causa disso também, é que se a pessoa faz uso do relaxamento, poderá usar o tonalizante, pois ele é mais leve e não age com os mesmos compostos químicos.

Mesmo podendo ser feito, as pessoas que fizerem uso desses produtos, devem fazer teste de mecha, porque previne qualquer alergia ou reação que possa ocorrer com o uso desses produtos, não só isso, o teste de mecha garante que o que você deseja para o seu cabelo, possa dar certo e que ficará bonito.

Outra coisa fundamental é a cabeleireira, porque é ela que vai te avisar de qual é o estado do seu cabelo e como você pode tratar depois de todo procedimento, inclusive se precisar, no próprio salão.

Além do que poderá ser feito no salão de beleza, é muito importante o cuidado que você toma em casa, as hidratações que escolhe fazer e os produtos naturais que pode usar no seu cabelo. Sabemos que produtos industrializados tem o poder do “milagre” já que dão resultado rápido, mas quanto mais nos preocupamos em usar produtos que venham do natural, será melhor para todo o organismo, afinal, precisamos estar próximos desses meios.

Produtos como óleo vegetal e receitas caseiras, quando combinados para ajudar a hidratação do nosso cabelo, podem fortalecer ainda mais os fios e preparar para qualquer procedimento que escolhermos, assim como recuperar depois que fizermos.

 

Relaxamentos profissionais:

Confira 0s 5 relaxamentos profissionais mais conhecidos e valores. Valores sujeitos a alterações.

1 #WELLA

2 #AVLON

  • Tioglicólico Resistant Avlon Ferm Definitiva Conditioning Straightening – QueroMuito R$ 78,90 << Acessar à Loja >> 
  • Tioglicólico Regular Avlon Ferm Definitiva Conditioning Straightening – QueroMuito R$ 78,90 << Acessar à Loja >>

3 #LOREAL

4 #YELLOW

5# AVLON Guanidina

Relaxamento X Tonalizante: São Compatíveis?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Ingrid Tucoser

Meu nome é Ingrid Tucoser, tenho 19 anos e sempre fui apaixonada pela leitura e escrita. Praticamente todos os assuntos me interessam e sinto que sou responsável por tudo que escrevo, inclusive melhoro cada vez mais na licenciatura em letras.

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

13 horas atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

21 horas atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás