Categories: Cabelos

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Qual Escolher?

Esse é outro questionamento comum aqui, e eu adoro falar sobre isso porque a minha raiz é super oleosa!

O oleosidade capilar é, na maioria dos casos, relacionada a questões genéticas, mas inúmeros outros fatores, como o uso de anabolizantes, as alterações hormonais, o estresse, algumas químicas capilares e alguns medicamentos podem desencadear ou mesmo piorar o problema. Essa oleosidade ocorre porque as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem uma quantidade bem maior de sebo, o que resulta em fios gordurosos, ensebados e com aspecto de “pesados” e sujos.

Algumas diquinhas básicas ajudam muito a controlar essa oleosidade, como lavar os fios somente com água em temperatura ambiente, já que a água quente estimula ainda mais a produção de sebo, evitar passar as mãos no cabelo o tempo todo, pois isso piora o quadro, e esfoliar o couro cabeludo de vez em quando, para ajudar a “limpar” e controlar a oleosidade.

Quanto aos shampoos, os melhores são os que conseguem limpar sem provocar o ressecamento dos fios, que sejam suaves, mas, ao mesmo tempo, adstringentes, e que contenham substâncias que ajudem no controle da produção de sebo. Quais substâncias são essas? O enxofre, a argila, o sebaryl, o trimetil, o ácido salicílico, o piritionato de zinco e a sulfacetamida sódica, por exemplo. Os shampoos perolados, muito hidratantes e nutritivos, que pesam nos fios devem ser evitados pois pioram ainda mais a oleosidade, assim como os shampoos dois em um.

Dos shampoos mais baratos, gosto de um da Seda, o amarelinho (Seda Pureza Refrescante), que ajuda a controlar a oleosidade da minha raiz, não resseca, é cheiroso, barato e dá brilho aos fios. Um outro que gostei bastante, mas que não sei se ainda é comercializado, é o Shampoo Purificante Ox, que deixa o couro cabeludo fresquinho e ajuda bem no controle da oleosidade. Aliás, é difícil achar os produtos da Ox por aqui, mas lembro que gostava bastante!

O shampoo da linha Ekos Pitanga, da Natura, é também uma excelente opção, porque controla a oleosidade sem ressecar, assim como o Natura Plant para cabelos oleosos (o azul). Entre os dois ainda prefiro o Natura Ekos, que deixa os fios mais bonitos.

Existem os shampoos de marcas mais caras, mas acredito que, para casos de oleosidade mediana, esses dão conta do recado. Uma outra opção são os produtos manipulados, meus preferidos, mas aí vocês precisam analisar com um dermatologista de confiança. Já usei muito um com Octopirox (1%), e um outro que levava vários ativos, como enxofre e ácido salicílico.

Falando em enxofre, aliás, o sabonete de enxofre da Granado é maravilhoso para raízes oleosas! Parece e é dica de Creuza, mas funciona e muito bem! Mas só uso em casos de “calamidade” mesmo, quando a coisa tá feia, porque ele tende a ressecar os fios, então a dica é se concentrar apenas na raiz.

E não podemos esquecer dos shampoos à seco, que quebram o maior galho e podem, inclusive, ser manipulados, o que facilita o acesso e barateia o preço!

E vocês, o que indicam?

Beijos

Ju Lopes

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

2 dias atrás

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

2 dias atrás

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

3 dias atrás

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

3 dias atrás

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

4 dias atrás

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

4 dias atrás