Categories: Cabelos

Três cuidados especiais para os cabelos ficarem saudáveis

Alimentação: Para os seus cabelos se manterem extremamente saudáveis, é necessário seguir uma boa alimentação e consumir bastante água ao longo do dia. Os aminoácidos essenciais que compõem a estrutura proteica da queratina, por exemplo, não são produzidas naturalmente pelo corpo humano, mas chegam até você através da boa alimentação, que inclui produtos integrais, orgânicos e nutritivos, alem de frutas e sementes. Sendo assim, uma boa alimentação é crucial para a saúde dos cabelos, que necessitam estas doses de aminoácidos essenciais, pois é a queratina que deixa os fios livres, leves, soltos, fortes, brilhosos, saudáveis, resistentes, revitalizados, controlados e macios.

O arroz integral, as frutas, as verduras, os legumes, os cereais, as sementes, as castanhas, os ovos, o leite, a cebola, o alho, a sardinha, o atum e o tomate são algumas das opções de alimentos integrais, orgânicos e nutritivos que você pode incorporar às suas refeições para melhorar o estado dos seus cabelos. Quando os fios não crescem mais do que um centímetro por mês, é necessário recorrer a um médico para ver como estão os níveis de ferro, vitaminas e fibras no seu organismo, pois a falta destes nutrientes resulta em falta de crescimento, quebra, queda e afinamento.

Cronograma Capilar: A partir do momento que o seu cabelo é exposto aos agressores externos do meio ambiente, como a poluição, o vento, a poeira, o sol, o cloro e o sal, bem como aos procedimentos mecânicos, como o babyliss, a chapinha e o secador, é necessário adotar cuidados especiais para evitar os danos, a porosidade e o ressecamento. Há quem ainda faça alisamentos, descolorações, tinturas e tonalizações constantemente, podendo sofrer com o efeito chiclete e o corte químico. Sendo assim, o ciclo de cronograma capilar é recomendado para oferecer hidratação, nutrição e reconstrução de forma alternada para as madeixas.

O ideal é lavar os cabelos três vezes por semana caso os mesmos se mantenham limpos sempre, intercalando produtos de hidratação, nutrição e reconstrução a cada lavagem. Muitas pessoas compram apenas um determinado tipo de produto para higienizar os fios, mas caso os cabelos não necessitem o componente contido neste produto, os fios ficam ainda mais ressecados e duros. Neste ponto, a hidratação deixa os fios mais leves, macios e maleáveis, enquanto a nutrição repõe água, aminoácidos essenciais e outros nutrientes que os fios perdem ao longo do tempo. Já reconstrução permite restaurar gradualmente os cabelos danificados, porosos e ressecados.

Manutenção: A regra é clara: se você usa babyliss, chapinha e secador nos seus cabelos, precisa usar um óleo nutritivo e um protetor térmico antes de submeter os fios aos vapores quentes destes equipamentos elétricos, pois os mesmos protegem os cabelos da temperatura, evitando assim o ressecamento e a queimadura. Outro produto que faz a diferença na manutenção é a escova que você utiliza para escovar e modelar as madeixas. Deve-se optar pelas escovas com cerdas firmes e naturais, pois as cerdas duras e sintéticas podem quebrar os seus fios. A quebra próxima à raiz pode ter um efeito desastroso.

Caso a escova não esteja praticamente massageando o comprimento dos cabelos, mas sim enroscando, você deve trocar a sua escova imediatamente, mas o problema também pode ser os produtos que você usa ou ainda a falta de um defrizante capilar. Nos momentos que você não for escovar ou modelar as madeixas, o ideal é dispensar a escova que você utiliza sempre. Apenas para pentear, deve-se usar um pente de madeira, que faz com que os nutrientes circulem das raízes até as pontas. Lembre-se também de cortar os fios sempre, pois quando as pontas estão detonadas, os nutrientes se concentram na região e se esquecem do couro cabeludo, causando caspa e oleosidade.

Três cuidados especiais para os cabelos ficarem saudáveis
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

14 horas atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás