Usar ou Não Usar A Escova Perfect Liss?

Muitas leitoras enviam perguntas e eu resolvi responder algumas em forma de post, porque assim mais pessoas têm acesso às respostas.

Um questionamento recorrente é se eu indico ou não a escova Perfect Liss, o que eu acho dela e tal.

Bom, eu já fiz essa escova e, na época, adorei. Não senti nenhum cheiro muito forte e, teoricamente, é “um tratamento anti-frizz à base de turmalina, aminoácidos, cisteína e compostos emolientes que tratam os fios e reduzem o volume do cabelo”.

De acordo com informações veiculadas pela marca (Visathair),  o produto é dermatologicamente testado por um laboratório afiliado da Anvisa, e há um laudo que comprova que nesta escova não existe formol ou derivados. Os componentes dessa escova são turmalina, quaternium, macadamia ternifolia seed oil, PEG-75 Lanolin, Kathon cg, arnica montana L e ácido cítrico. Supostamente, a turmalina neutraliza os íons negativos e remove cerca de 50% da resistência dos fios, e os agentes emolientes da fórmula alinham os fios, sendo que os conservantes mantêm o cabelo com a forma conseguida pelo alinhamento e o Kathon CG garante a durabilidade do procedimento.

Ju Lopes

Quando fiz, não tive nenhum problema, contudo não sabia muito sobre os derivados do formol e desconhecia várias outras informações.
O fato é que se alisa tem que ter alguma substância alisadora, e essas são reguladas pela ANVISA, e nos componentes da fórmula não há nenhuma substância alisadora permitida pela Anvisa. Alisa como, então? Porque o meu cabelo é super cacheado e ficou liso na época, resultado que perdurou por três meses.
Dia desses entrei em contato com a Anvisa para saber sobre algumas supostas progressivas sem formol (Protocolo 2013120831), e a resposta que recebi era o que eu já sabia:

INFORMAMOS QUE PARA TER CERTEZA SOBRE AS INFORMAÇÕES DISPOSTAS NOS RÓTULOS DOS PRODUTOS, É NECESSÁRIO CONSULTAR SE O PRODUTO ESTÁ REGULARIZADO (REGISTRADO, NOTIFICADO OU COMUNICADO) JUNTO À ANVISA. É POSSÍVEL FAZER ESSA CONSULTA ACESSANDO O LINK:
HTTP://WWW7.ANVISA.GOV.BR/DATAVISA/CONSULTA_PRODUTO/CONSULTA_COSMETICO.ASP
ENTRETANTO, ANTES DE TUDO, DESTACA-SE QUE SE O PRODUTO FOR DESTINADO A ALISAMENTO, É IMPRESCINDÍVEL VERIFICAR NA EMBALAGEM SE O MESMO ESTÁ REGISTRADO NA ANVISA. TODOS OS PRODUTOS ALISANTES DEVEM SER REGISTRADOS NA ANVISA.
PRODUTOS QUE FORAM SOMENTE NOTIFICADOS POSSUEM A INSCRIÇÃO “343 / 05” NA EMBALAGEM E NÃO PODEM SER INDICADOS PARA ALISAMENTO CAPILAR.

Ou seja, se alisa, precisa ser registrado na Anvisa e conter algum dos ativos permitidos para alisamento, o que não é o caso dessa escova. Turmalina não alisa cabelo, e isso quem diz é a Anvisa, não sou eu, assim como nenhum outro ativos que constam na descrição do produto.
Não posso afirmar, mas o que eu soube tempos depois é que ela contém ácido glioxílico, aquele que provocou o meu corte químico. Não sei se no rótulo consta essa informação porque não tenho ela em mãos, mas a suposta selagem que causou o meu corte químico também não continha a informação do ácido glioxílico, que só foi obtida porque entrei em contato com a empresa, disse que tinha tido uma crise alérgica fortíssima e que precisava saber qual ativo era usado pra poder neutralizá-lo, porque se algo acontecesse a responsabilidade seria da empresa.
Então, eu, Ju Lopes, não indico nenhuma progressiva simplesmente porque não acredito que elas são isentas de derivados de formol, como o ácido glioxílico, por exemplo.
Beijos
Ju Lopes
 
Usar ou Não Usar A Escova Perfect Liss?
5 (100%) 3 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

8 Comments
  1. Isso aí!! e essa perfect durante os primeiros meses é uma maravinha mas depois as pontar ficam RETAS e só cortando mesmo, SE for fazer, apenas na raiz e olhe lá!

  2. É ótima, indico ela sim. Já fiz várias e essa foi a única que não derrubou meu cabelo em mechas e deixou ele super liso.**

    **Vale ressaltar que meu cabelo é fino e levemente ondulado.

  3. Ju como vc tem mantido o cabelo liso???? Bjosss

  4. Luciana Novaes disse:

    Boa noite, gostaria de saber se alguem usa alguma escova semi definitiva e qual quero indicações obrigada.

  5. Boa noite. Estive pesquisando sobre a referida escova. Já usei muito e gostaria de voltar a usar, pois não encontrei nenhuma outra que desse o resultado que ela deu ao meu cabelo, por isso resolvi saber um pouco mais sobre ela. Entrei no link sugerido na matéria e no site da anvisa consta que o produto é regularizado. Você sabe dizer se houve alguma reformulação do produto ou a regulamentação se deu após a matéria?

  6. Janaína Eller disse:

    Uso a Perfect liss a quase 10 anos, já tive o cabelo de todas as cores, desde totalmente descoloridas a preto. Atualmente faço mechas, e adoro essa progressiva, pois meu cabelo fica liso e muito hidratado. Muitas pessoas discordam quando digo que faço progressiva, pois meu cabelo fica liso com aspecto natural. Não fica aquelas pontas espigadas como outras progressivas. Só amor pela Perfect liss <3. obs uso secador apenas para secar, não faço escova. bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.