Categories: Comportamento

Seja assertiva!!!

Oi Meninas,

Muitas de nós sofremos com as insatisfações em relação a nós mesmas e nem sempre nos colocamos em primeiro lugar. Para quem costuma ceder sempre e que não sabe dizer NÃO, está na hora de começar a lutar por sua própria satisfação pessoal, desenvolvendo a habilidade de ser assertiva.

Quando você aprende a dizer NÃO (MAIS AQUI) e a respeitar a si mesma, seus sentimentos, desejos e sonhos, as pessoas ao seu redor também começam a te perceber com outros olhos e passam a te valorizar por quem você é e não pelo que você pode fazer por elas.

É claro que o mundo está cheio de pessoas interesseiras e manipuladoras, que não tem escrúpulos e monta mesmo nas contas das pessoas vulneráveis, que não sabem dizer não ou que não conseguem expressar e defender suas opiniões. Por isso, aprender a se amar, a se expressar e a se respeitar é também um modo de encarar melhor a crueldade do mundo.

Então, para sobreviver nesse mundo, é preciso sermos assertivas, ou seja, aprender a ser firme em nossas decisões, declarando e expondo nossos interesses, desejos, sentimentos e pensamentos de forma clara e sem máscaras, na hora certa, sem receio, sem magoar e sem culpa. Mas não confunda assertividade com agressividade: se você tem algo desagradável ou alguma crítica, escolha um momento ideal para falar, de modo que suas atitudes não provoquem conflitos desnecessários.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

A pessoa agressiva fala sem pensar, sem cuidado nenhum e acaba humilhando ou magoando os outros, gerando situações constrangedoras que podem fazer com que as pessoas se afastem dela. Então, cuidado com ironias, palavras maldosas, gestos hostis, palavras rudes e grossas: para se expressar e defender seus interesses não precisa magoar, gritar, xingar, constranger ou ser grossa com alguém.

Muitas vezes não queremos nos expressar ou dizer não para alguém pois temos receio de parecer egoísta, rude, mal educada e chata, lutando por uma imagem de boazinha e generosa quando na verdade você está sabotando o seu próprio crescimento. Então, para que você consiga expressar sua opinião sem medo da rejeição, você precisa primeiro se compreender, se aceitar e reconhecer quais são seus limites e potenciais, deixando de depender da aprovação alheia e passando a viver de forma mais autêntica e fiel a você mesma.

É claro que todas nós queremos ser respeitadas, valorizadas e obedecidas, mas é preciso que sejamos honestas, sinceras, responsáveis e fiéis a nós mesmas, desenvolvendo confiança e segurança, aprendendo a saber quem realmente somos e a lidar com nossos defeitos. Ser boazinha, generosa e ajudar o próximo é muito bom, mas se isso significa passar por cima dos seus interesses e sentimentos, então é algo que não dá para fazer. Como ser feliz se você mesma se anula em função do outro e se coloca em segundo lugar? Não dá, né?

Então, aprender a ser assertiva faz com que você respeite a si mesma, melhorando todos os aspectos da sua vida e suas relações, exercitando seus direitos e sua liberdade sem atingir a do próximo. Quando você é honesta com si mesma e fala sempre a verdade sobre o que está sentindo e pensando, as pessoas passam a respeitar você de uma forma muito mais sincera e duradoura. E lembre-se: não é necessário expressar tudo que você sente e pensa, a toda hora e a qualquer momento. Aprenda a ficar calada, a detectar a hora certa de falar e, PRINCIPALMENTE, aprenda COMO falar sem magoar a outra pessoa, assim você estará se preservando e construindo melhores relações.

Beijos!

Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Compartilhar
Tags: assertividadeRelacionamentos
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…