Categories: Comportamento

Você tem medo do novo?

Oi Meninas,

As pessoas, em sua maioria, gostam de se sentirem seguras, de saber onde estão pisando e para onde estão indo. Por isso, o medo do novo é um dos maiores dilemas dos seres humanos, onde encarar mudanças, lidar com o desconhecido e com surpresas são situações que geram angústia, ansiedade e inseguranças.

Sentir medo de algo que está por vir gera uma pressão que sequer sabemos de  onde vem, mas se avaliarmos bem, o medo é uma sensação de alerta que resulta de experiências já vividas, por isso, não tem como termos medo do que não sabemos. A conclusão é que o medo do novo, na verdade, vem de dentro de nós, das nossas experiências e aprendizados, assim, quando lidamos com uma situação que tira nossa sensação de controle, sentimos medo.

É um medo de algo que, inconscientemente, já sabemos que não queremos para nós. Muitas vezes, temos medo de algo não por causa da situação em si, mas sim do que pode revelar a respeito de nós mesmos. Se tenho medo de mudar de emprego, por exemplo, pode ser que seja medo de que eu não consiga dar conta, de que não consiga lidar com as novas pressões, com o novo ambiente de trabalho, medo de não me adaptar, de que os outros percebam alguma falha minha e de acabar perdendo tudo aquilo que já havia conquistado.

Pode ser também que o medo do novo seja reflexo da sua baixa auto-estima, de que não consiga resolver os problemas com criatividade e jogo de cintura, de me ver como alguém incapaz de aprender, de superar e conquistar. Pode ser que esse medo seja fruto de minhas inseguranças, de minhas idéias pré-concebidas reforçadas pela sociedade de que tudo tem que ser perfeito, tudo tem que ser de determinada forma para ser considerado ‘normal’, quando na verdade podemos aprender, desenvolver habilidades, nos adaptar e superar problemas. Pode ser que o medo, na verdade, seja medo do que os outros podem falar ou pensar ao nosso respeito, de que eles nos vejam como fracassados.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Eu disse ‘pode ser’ por que esse é um trabalho de autoconhecimento, em que é preciso analisar sua própria história, descobrir e identificar os padrões que geram essas reações. Através da reflexão e da terapia (se você sentir dificuldade de refletir sozinha ou necessidade de alguém para ajudar nessa jornada), é possível descobrir o por que de você se sentir apreensiva diante de situações novas e da falta de controle.

As situações ‘novas’ e ‘desconhecidas’ são parte do caminho natural da vida, pois nós não sabemos o que pode acontecer amanhã nem no que nossas escolhas vão resultar. Essa sensação de segurança é falsa, é uma ilusão, já que as mudanças estão ai por toda parte e também fazem parte da vida. Aliás, a vida é um verdadeiro ciclo de mudanças e devemos nos adaptar a isso, só assim cresceremos e evoluiremos.

É como aquela frase de que a água do rio nunca é a mesma pois ela sempre segue o curso do rio e devemos fazer o mesmo: deixar que a correnteza da vida, do novo e das mudanças nos levem sempre para a frente, sempre em busca de algo melhor para nós mesmos e para nossa vida. Não deixe que o medo barre seu caminho!!

Beijos!!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Compartilhar
Tags: Comportamentomedomedo do novo
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…