Emagrecer é, teoricamente, tarefa simples, pois a questão é matemática: ingira menos calorias do que seu organismo gasta. Mas o que tem de simples, tem de difícil, porque o “ingerir menos calorias” é que complica!
Também não dá pra dar “receita” de emagrecimento porque a questão é bem pessoal e o que funciona pra uma pessoa pode não funcionar para outra, contudo, existem algumas dicas que são, digamos, universais.
1. Aumente o Consumo de Frutas, Folhas e Verduras
A verdade é que quem engorda, eu , por exemplo, como muita besteira! Pode nem comer muito, mas come besteira, gordices ricas em calorias e pobres em nutrientes, o que leva ao aumento do peso e ainda compromete a saúde. Um truque que funciona é começar a comer mais frutas pra suprir a necessidade de doces, mais folhas, mais verduras e mais legumes, que, via de regra, são menos calóricos e muito mais saudáveis. Existem milhares de receitas legais com esse tipo de alimento, é só pesquisar um pouquinho e usar a criatividade, pois assim a gente não enjoa fácil!
2. Corte o Fast Food
Fast Food é uma praga! Os alimentos são visualmente chamativos e o gosto conquista, já que os milhares de aditivos colocados nesse tipo de alimentos são “preparados” justamente pra viciar o nosso paladar. O resultado disso é que a gente não resiste, come muito e engorda horrores, pior, sem colocar quase nada de nutrientes pra dentro, já que são alimentos muito ricos em calorias, mas nutricionalmente vazios.
Falando nisso, abandone o refrigerante de uma vez por todas, já que ele é rico em sódio (sim, em sódio!) e super doce, o que favorece a retenção de líquidos, engorda e faz mal.
3. Pratique uma Atividade Física
Praticar uma atividade física regularmente ajuda na queima de calorias e contribui para o emagrecimento. Fora isso, a atividade física remete a um estilo de vida saudável, o que, via de regra, nos leva a fazer escolhas mais saudáveis e equilibradas. Atividade física pode ser feita sem gastar um único centavo: você pode andar, correr, pular corda ou andar de bicicleta, por exemplo, o que não inclui pagamento de mensalidade.
4. Faça Substituições Inteligentes
Para quase todo alimento “normal”, existe uma versão diet, light ou integral, então aprenda a fazer substituições e economizar calorias. Bateu vontade de comer doce? Invista na gelatina diet, que é pouco calórica, ou em frutas docinhas e geladas. Troque o leito normal pelo desnatado, o requeijão normal pelo light, o arroz branco pelo integral e assim por diante. São coisas “pequenas”, mas que dão uma diferença boa no resultado final.
Uma coisa que vale ressaltar é que diet e light não são sinônimos de calorias zero. Ou seja, existe uma redução de calorias no produto, mas ele continua tendo calorias, então é “liberou geral”, o que significa que se você comer em exagero vai engordar do mesmo jeito!
Todas essas dicas são bem simples, fáceis de seguir, mas cabem no dia a dia de cada um e funcionam, o que é mais importante!