Abstinência de Comida, Já Ouviu Falar?

 Pouca Gordura Causa Abstinência!

Já li vários estudos e muitos artigos que sustentavam que a comida funciona, no cérebro, como uma droga, similar à diversas drogas proibidas, e que, por isso, uma dieta restritiva pode causar crises de abstinência, assim como os alcoólatras, fumantes e usuários de outras drogas têm quando são privados da substância que causa dependência.

Claro que os sintomas desse tipo de abstinência são diferentes, já que incluem irritação, falta de controle diante do “objeto de desejo”, diga-se, comida, e mau humor, por exemplo.

Isso acontece porque, conforme comprovam os estudos realizados pela Universidade de Montreal, no Canadá, cessar o consumo de alimentos, sobretudo aqueles que não devem ser consumidos, super calóricos e gordurosos, causa algumas alterações químicas no cérebro. O grande problema de tudo isso é que a compulsão por esses alimentos costuma ser recorrente, e isso torna as dietas ineficazes. Além disso, as mudanças bruscas na dieta, com exclusão desses alimentos, causa estresse, angústia e até sintomas de depressão.

no-fast-food

Esse estudo, realizado com ratos, comparou a dieta de um grupo que consumia pouca gordura com a de outro grupo que consumia muita gordura ao longo de seis semanas, sendo que ao fim do estudo constatou-se que os ratos que consumiram mais alimentos gordurosos tiveram o cérebro alterado e ficaram mais ansiosos. Além disso, esses ratos apresentaram níveis mais altos de corticosterona, relacionado ao estresse e, também, de uma certa molécula que controla alguns genes relacionados ao bem-estar.

Muita Gordura Engorda!

É, dietas malucas, além de não funcionarem a longo prazo, interferem demais no nosso emocional, mas isso não quer dizer que a gordura está liberada, até porque outros estudos, como os realizados na Universidade de East Anglia, sustentam que o emagrecimento só é possível com a redução do consumo de alimentos gordurosos.

Parece confuso, sobretudo porque as dietas mais famosas indicam o consumo de uma grande quantidade de gordura, né? E é, mas o fato é que a redução, que não é igual a exclusão, de alimentos gordurosos, entre eles os queijos, manteigas, carnes gordurosas, salgadinhos e outros, faz com que a redução de peso ocorra de forma natural, sem grandes esforços e, melhor, sem danos á saúde física e emocional. Para se ter uma noção da proporção disso, especialistas afirmam que fazendo essas reduções, e somente elas, pode-se perder até três quilos e meio em seis meses, além de reduzir a circunferência da cintura.

Para quem questiona o resultado desse tipo de estudo, vale lembrar que é um estudo sério, feito ao longo de oito anos com 74 mil pessoas. Ou seja, a coisa tem fundamento! E já que tem fundamento, que tal começar a reduzir as porções de gorduras? Além de ajudar no quesito emagrecimento, esse hábito protege a saúde, já que a redução do consumo de alimentos gordurosos está relacionado com menores riscos de doenças como o câncer e o derrame, além de doenças cardiovasculares.

Confuso, não é? Bom, diante disso o correto é o tal do caminho do meio, com consumo equilibrado de gordura e sem dietas restritivas!

Beijos

Ju Lopes

Abstinência de Comida, Já Ouviu Falar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. mirian camargo disse:

    Eu fico sem comer, por mais de uma hora já passo mal,fico com as mãos tremendo tontura vomito …

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.