Categories: Dieta

Qual Alimento Queima GORDURA?

4.15 Votos de 5

Alimentos que ajudam na queima de gordura

A alimentação é sempre o ponto de partida para quase tudo em termos de saúde e de beleza, e não dá pra fugir disso, né? E a notícia boa é que existem alimentos que conseguem agir combatendo a gordura localizada!

É fato que as calorias em excesso que ingerimos, e que vão sendo  armazenadas ao longo dos anos se transformam em gordura no nosso corpo. As gordurinhas localizadas na região abdominal, por exemplo,  são as provas da ausência de atividades físicas e de uma dieta fracionada, ou seja, de uma alimentação saudável,  bem dosada, equilibrada, sempre  nos horários certos . Sabe-se, ainda,  que essa gordura acumulada  na maioria das vezes ocorre devido a ingestão de carboidratos encontrados em doces,  massas,  pães e bebidas alcoólicas, ou seja, em tudo o que consumimos no dia a dia.

A gordura abdominal é  um fator de alto risco para a saúde, vez que está associada a  problemas cardiovasculares, como hipertensão, infarto do miocárdio, e também diabetes, colesterol alto, trombose, entre outras, além de  baixar  a autoestima, porque é claro que  pneuzinhos a mais ali na região da cintura afetam diretamente a autoestima, o autoamor da mulherada.

Mas, convém ressaltar que a redução de medidas abdominais vai muito mais além da redução do número do manequim, não tendo exclusivamente uma finalidade estética. Aliás, sua principal finalidade passa longe da estética, porque é questão de saúde mesmo. Significa cuidar da saúde, sabe?

Para tanto, existem algumas precauções que podemos tomar para prevenir o excesso de gordura na região abdominal (e no corpo todo, claro),  e um deles é consumir alimentos que aceleram a queima de gordura e combatem o ganho de peso. Listamos abaixo alguns desses alimentos, olhem só:

Abacate

Abacate: É uma fruta calórica mas, pasmem, ajuda a combater a gordura localizada!

Estudos recentes sugerem que gordura presente no abacate pode impedir a acumulação de gordura da barriga. Parece contraditório mas é real! O que acontece é que o abacate é uma fruta rica em muitos nutrientes, entre eles a vitamina A, a vitamina E, a glutationa, o beta-sitosterol, os minerais, e é também uma ótima fonte de ômega 9.

Devido a sua alta concentração de gorduras do bem, o consumo de abacate aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Mesmo sendo bem calórico, é preciso levar em conta que as  calorias contidas nesse alimento provem das gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o pico de insulina, e com isso evita os ataques de fome.

Já o  ômega-9 ativa outro hormônio, a adiponectina, que leva o corpo a gerar a energia que precisa para realizar suas funções a partir dos depósitos de gordura do próprio corpo.

A glutationa ajuda a controlar os níveis do cortisol que, em excesso no corpo, dificulta a perda de peso e faz acumular gordura especialmente na barriga. Já o ácido oleico contribui para diminuir  o risco de síndrome metabólica, (que é a associação de diversos problemas que podem levar a doenças cardíacas, AVC e diabetes,  que resulta em ganho de peso. Além disso, o ácido oleico é conhecido pelo seu poder em  reduzir  a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo.

Já deu pra ver que o abacate é tudo de bom, né? Mas mesmo assim vale lembrar que ele deve ser consumido com cuidado, já que cada 100 gramas da polpa conta com, em média, 162 calorias, o que é muito. O ideal é consumir até três colheres da polpa da fruta até três vezes por semana.

Mais sobre abacate:

Alimentos que ajudam na queima de gordura

Peixes e frutos do mar

A inflamação é um dos principais fatores responsáveis pelo ganho de peso, tanto que hoje já se sabe que a obesidade é uma doença inflamatória. Para reduzir essa inflamação e, consequentemente, ajudar na redução do peso,  recomenda-se consumir peixes e frutos do mar, que  são ricos em   ômega-3, um ácido graxo essencial, poderoso anti-inflamatório, que promove uma limpeza geral nas artérias ajudando  a desinflamar as células de gordura.

Além disso, ele tem o poder de  contribuir para   aumentar o colesterol bom (HDL) , reduzir o ruim (LDL) e diminuir o índice de triglicérides e a pressão sanguínea. Poderoso, heim?

No mais, os peixes e frutos do mar também auxiliam na transformação da glicose em energia, impedindo que ela seja armazenada na forma de gordura. Esses alimentos devem ser incluídos no cardápio preferencialmente grelhados ou assados, pelo menos três vezes por semana.

Óleos funcionais para queima de gordura

Óleos funcionais para queima de gordura

A gente sempre acha que óleo é super calórico e inimigo da dieta e da boa forma, né? Pois isso está errado, já que existem óleos que ajudam inclusive na perda de peso! Os óleos funcionais podem ser grandes aliados na luta contra  contra a gordura abdominal, considerando que ajudam  na quebra dos ácidos graxos para produzir  energia e, como resultado,  diminuir  as reservas de gordura, o que significa, de forma simplificada, “pneus” a menos.  Dentre estes óleos destacam-se  o óleo de cártamo e o óleo de coco, que já falei por aqui, que além de acelerar  o metabolismo, promovem uma maior sensação de saciedade.

Contudo o óleo das sementes de gergelim também possui sua parcela de colaboração nesse processo, tendo em vista que  previne o armazenamento de gordura corporal por meio da  inibição de fosfodiesterase, uma enzima que é  responsável pelo acúmulo de gorduras no organismo.  Esses óleos devem ser ingeridos em  temperatura ambiente, pois o aquecimento pode eliminar alguns de seus nutrientes e transformar a gordura do bem em “gordura do mal”.

Alimentos probióticos queimam gordura

Alimentos probióticos queimam gordura

Pesquisadores, médicos, nutrólogos e nutricionistas já comprovaram que alimentos probióticos auxiliam o emagrecimento. Esses alimentos contém bactérias benéficas, conhecidas como  lactobacilos, que equilibram a flora intestinal,  como as encontradas em iogurtes e leites fermentados. Eles têm a função de estimular o sistema imunológico e alterar o mecanismo microbiano, e alguns  lactobacilos presentes nesses alimentos  apresentam um tipo de gordura, CLA (ácido linoléico conjugado), que tem a capacidade de reduzir o porcentual de gordura  no organismo.

Eis um bom motivo pra apostar nos leitinhos fermentados, né?

Frutas vermelhas para queima de gordura

Frutas vermelhas para queima de gordura

 Algumas frutas vermelhas e roxas (framboesa, amora, morango, cereja, jabuticaba, mirtilo, melancia, açaí, e uva roxa) têm a capacidade de ajudar na redução da gordura  e, consequentemente, na perda de peso e redução de medidas. Isso acontece devido à presença da antocianina nas cascas dessas frutas.

Essa substância tem ação antioxidante, que ajuda a  aumentar a defesa do organismo, promovendo a queima da gordura abdominal. Tem, também, o poder de regular o funcionamento dos adipócitos, que são as células responsáveis por acumular a gordura no corpo. São ricas em fibras solúveis, como a pectina, bem como absorvem grande quantidade de água, que ,formando  espécie de gel,  permanecem  mais tempo no estômago, proporcionando  uma maior e mais prolongada sensação de saciedade. Recomenda -se a ingestão  de até 2 xícaras dessas frutinhas por dia.

Chá verde: Tão leve quanto poderoso!

Chá verde: Tão leve quanto poderoso!

Já faz tempo que o chá verde caiu no gosto do povo e vem bombando no “mundo da dieta! Não é pra menos, pois as pesquisas com o chá verde revelam  de forma crescente seu efeito na redução de gorduras. Ele tem ação  antioxidante, é anti-inflamatório, tem efeito protetor no risco de doenças cardiovasculares, promove perda de peso e gera um maior gasto calórico.

Segundo um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a ingestão de catequinas, um componente chave no chá verde, pode levar a uma redução da gordura corporal. Outra pesquisa afirma que uma dieta com consumo regular de  chá verde pode acelerar o metabolismo e oxidar a gordura sem aumentar o batimento cardíaco,  ou seja, o metabolismo é acelerado, fica mais rápido, aumentando o gasto de energia, e tudo isso sem causar efeitos adversos à saúde.

Apesar das evidências de que reduz a gordura, torna-se muito importante ressaltar que o chá verde pode apresentar efeitos adversos, pois, por exemplo, o seu uso exagerado pode causar danos hepáticos. Assim, ele deve ser consumido de forma moderada e somente durante o dia, já que contém substâncias que podem interferir no sono.

Azeite: O óleo amigo da saúde!

Diversos estudos científicos evidenciam que os  componentes do azeite de oliva  ajudam a reorganizar os depósitos de gordura localizada, impedindo que se acumulem na região abdominal.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Viena, na Áustria, e Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, chegou a conclusão de que o azeite de oliva possui substâncias que ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Um outro estudo, publicado na revista Diabetes Care, afirma que as gorduras monoinsaturadas presentes do azeite ajudam a evitar o acúmulo de gordura na região da cintura.

Um dos seus componentes são os polifenóis, substâncias antioxidantes que  protegem o coração, reduzindo a ação dos radicais livres (aqueles que, dentre outras coisas, causam o envelhecimento) e impedindo as placas de gordura de aderirem às paredes das  artérias, além de ter um bom efeito anti-inflamatório.

Vale lembrar que o azeite é também uma gordura,e, dessa forma, precisa ser consumido com moderação, já que 1 única colher desse óleo conta com pouco mais de 100 calorias, o que é muito!

 

Qual Alimento Queima GORDURA?
4.2 (83.08%) 13 Votos

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

4 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás