É comum, quando começamos uma dieta, investirmos em alimentos integrais, aqueles que não passaram por processos de refinação.
Muita gente acredita que esse tipo de alimento “emagrece”, mas será que essa informação é verdadeira?
Bom, sabe-se que esse tipo de alimento é fonte rica de fibras insolúveis, que são aquelas que aumentam a sensação de saciedade, retardam a sensação de forme e, com isso, ajudam na perda de peso, já que a pessoa demora mais tempo para comer, o que, ao menos teoricamente, reduz a ingestão calórica.
Além de aumentar a saciedade, os alimentos integrais evitam o chamado pico glicêmico, que é o aumento rápido do açúcar no sangue.
Apesar disso, eles são tão ou mais calóricos que os alimentos “normais”, e por isso devem ser de ingestão controlada, pois o consumo em excesso leva sim ao aumento de peso.
Mas não é só isso, pois o excesso desse tipo de alimento pode causar distensão abdominal e gases, por causa do excesso de fermentação das fibras.
Vale lembrar que ao aumentar o consumo de fibras, é preciso aumentar o consumo de água para evitar, dentre outros problemas, a constipação.
Por isso, o ideal consumir somente cinco porções de alimentos integrais por dia, que garantem, ainda, a saúde do organismo, pois reduzem o colesterol, previnem as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como o de cólon e de reto.
Beijos
Ju Lopes