Batata doce: a grande amiga da dieta!

Chegou a hora de parar de generalizar todos os tipos de batatas pensando que elas são proibidas nas dietas e aproveitar dos vários benefícios que a batata doce oferece ao regime

batata-doce

O velho preconceito enraizado até quando se trata de alimentos, nos faz perder muitos benefícios que podem ser utilizados a nosso favor, tanto para quem está firme na malhação, como para aqueles que pretendem se alimentar de uma forma saudável.

A batata doce é um bom exemplo disso. Ela carregou, por muito tempo, uma reputação equivocada onde ela era vista como vilã da dieta ou como um carboidrato que fazia mal. Mas, na verdade, a raiz geralmente cor-de-rosa, faz maravilhas em nosso organismo. Seu consumo é mais que recomendado para quem deseja mandar o peso extra abandonar o seu corpo.

A batata com sabor adocicado ajuda tanto no ganho de massa magra, quanto numa boa alimentação e na manutenção de um corpo saudável. Bastante parecida com a batata comum, ela se difere pelo sabor, consistência e propriedades, muito mais favoráveis ao corpo do que a outra. Sua riqueza em fibras auxilia no processo de digestão e faz com que a performance do intestino seja melhorada. A redução de colesterol também é um ponto positivo para quem se alimenta dela.

A diversidade de vitaminas é um fator que chama bastante atenção dos nutricionistas que recomendam a ingestão do alimento super energético e vitamínico. O ingrediente especial é uma rica fonte de vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, além de fósforo, magnésio, cálcio, ferro, betacaroteno e potássio.

Em que o betacaroteno influencia no organismo?

A batata doce está entre os principais alimentos que apresentam uma fonte abastada de betacaroteno. O interesse pelo antioxidante natural cresce a cada dia e tem sido foco de grandes pesquisas na área da saúde. Isso por que o pigmento natural que aparece em alguns alimentos possui características muito importantes como a riqueza em vitamina A. Por isso ele também é conhecido como provitamina A. Ele é convertido em forma dessa vitamina quando há falta dela no organismo.

Dentre os muitos fatores favoráveis, destacam-se os poderes de aumentar a defesa do sistema imunológico, a prevenção do envelhecimento precoce, o favorecimento de uma boa visão e a proteção dela, promove o viço e a elasticidade da pele, assim como é capaz de fortalecer as unhas e livrar a pele dos efeitos maléficos dos raios solares. O responsável por proteger a nossa pele do sol e proporcionar o bronzeado dos sonhos está presente em abundância aqui na batata-doce.

Especialistas afirmam que o consumo desse alimento consegue suprir sozinho a quantidade diária de vitamina A necessária para o bom funcionamento do organismo. A exemplo disso, uma batata-doce de tamanho médio, apresenta aproximadamente um terço da quantia de vitamina A indicada para um dia.

Estrela da vez nas academias

É certo que ela oferece muitos benefícios ao corpo, mas, a menina dos olhos do segmento alimentar, ganha atenção do mundo fitness por ser um carboidrato com baixo índice glicêmico. Quando comparado à outros tipo da família carboidrato, ele deixa para trás a batata inglesa, com índice de 77, o pão branco com 71 e o arroz branco com 64, já que batata doce oferece apenas 44 no índice glicêmico.

Você pode se perguntar o que isso influência na sua vida? A resposta está na sensação de saciedade, que nesta batata é muito maior do que em outras. Ela apresenta uma espécie de carboidratos complexos com índice glicêmico mais baixo, isso faz com que o processo digestivo seja lento e absorção do alimento pelo organismo também seja vagarosa. Dessa forma, a produção de insulina é diminuída significativamente, o que reduz as chances de adquirir o diabetes, a obesidade. Ou seja, quanto maior for esse índice em um alimento, maior será a rapidez com que ele poderá ser absorvido em forma de glicose, o que aumenta a glicemia rapidamente.

Além disso, ela é uma excelente fonte de energia, ultra indicada para comer antes do treino, de uma a duas horas antes de um treinamento com pesos, logo após uma série de exercícios, onde é necessário a reposição de energia gasta durante o treino ou, até mesmo, nas refeições ao longo do dia. As fatídicas câimbras que insistem em aparecer em algumas pessoas na hora de malhar, também podem ser evitadas por conta da ação do potássio.

O alimento proporciona versatilidade, já que oferece versões da batata em quatro cores diferentes, sendo que todas elas apresentam as características do bem que a tornam amiga da dieta. Conheça:

Branca – se diferencia por conta da consistência que é mais seca. É conhecida como terra- nova ou angola;

Amarela – tem um sabor mais adocicado do que a branca;

Roxa – é mais utilizada em forma de doces e compotas. Tanto a polpa quanto a casca assumem a cor arroxeada.

Avermelhada – também pode receber o nome de coração-magoado, apelido típico do nordeste. A polpa é amarela com veios avermelhados ou roxos;

Laranja – esse tipo quase não aparece no Brasil, enquanto na Europa e nos Estados Unidos são encontradas com bastante facilidade.

Abaixo, apresentamos um resumo das inúmeras características da batata doce que beneficiam o organismo:

  •  Fonte de fibras e carboidratos;
  •  Fonte de Vitaminas do complexo B e C;
  •  Rica fonte de vitamina A;
  •  Age contra alguns fatores que causam a obesidade;
  •  Essencial para a saúde da pele, dos olhos e do sistema respiratório;
  •  Equilibra funcionamento intestinal e o sistema nervoso;
  •  Abastece o corpo com nutrientes que auxiliam na formação dos ossos:
  •  Ajuda na regeneração do sangue;
  •  Previne a Arteriosclerose e a hipertensão.

Como comer?

A indicação é de que a batata doce seja consumida pelo menos em quatro dias da semana. A medida ideal é composta por porções diárias com no máximo 80 gramas, já que 100 gramas do alimento alcançam uma média de 100 calorias. Prefira a forma cozida para ingerir a batata no dia a dia.

Batata doce: a grande amiga da dieta!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.