Dia desses me perguntaram se a cafeína acelera ou não o metabolismo, bem como sobre os efeitos que causa, e como ando tomando capsulas desse ativo (conto já!), resolvi dar uma pesquisadinha pra poder sanar as dúvidas de vocês e as minhas também.
Fato é que a cafeína é uma substância controversa, vez que volta e meia aparece na mídia algum estudo que comprove seus benefícios ou seus malefícios, o que acaba causando uma confusão enorme
Ao certo, sabe-se que a cafeína exerce ação estimulante do sistema nervoso central, podendo causar ansiedade, insônia, irritabilidade e inquietação se consumida em grandes quantidades.
No cérebro, a cafeína atua inibindo a ação da adenosina, impedindo que ele reduza a pressão sanguínea, a temperatura do corpo e a frequência cardíaca, que são fatores relacionados ao sono, tendo, por isso, a fama de “tirar” o sono.
Além de ser estimulante, e isso pode ser uma coisa boa, a cafeína é antioxidante, ajudando no combate aos radicais livres, aqueles que causam o envelhecimento.
O fato de ser antioxidante ajuda na redução do risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
Apesar das controvérsias, o fato é que se consumida moderadamente, dentro dos limites recomendados, a cafeína não gera efeitos adversos, que aparecem somente quando consume-se a substância em excesso.
Então, respondendo ao questionamento, a cafeína acelera sim o metabolismo, estimula o sistema nervoso, ajuda a reduzir a fadiga e a queimar gordura, além de melhorar a contratilidade muscular.
No próximo post conto direitinho como está sendo a minha “relação” com a cafeína, certo?
Beijos
Ju Lopes