Categories: Dieta

Corrida Pra Emagrecer e Secar a Barriga!

Desde o final do ano passado que estou firme e forte no Treinamento Funcional, mas agora decidi que, além do treinamento, vou correr! Eu sempre detestei corrida pelo simples fato de que teria que usar tênis, e eu sempre caio de tênis (Juro!), mas tô tão decidida que antes do meu “primeiro tênis da vida adulta” chegar (comprei pela net…), peguei um de minha mãe e fui correr… Ô sensação boa!

Como sou ansiosa acho que a corrida é perfeita pra mim, porque me “acalma”, libera as tensões e me deixa moída no final, o que é ótimo, porque sempre fico mais relaxada, sabe? Comecei essa semana, na segunda-feira, e já estou amando, o que é um progresso e tanto para quem, até setembro do ano passado tinha pavor de qualquer tipo de atividade física!

Daí, como decidi começar a correr, fui pesquisar as melhores dicas e vou compartilhar o que aprendi de melhor.

Corrida Pra Emagrecer e Secar a Barriga!

1- O Fôlego

O maior problema pra quem vai começar a correr é, além da resistência física, o fôlego! É, não é só de perna forte que se faz uma corrida não minha gente, é preciso força nos pulmões, porque correr cansa e exige uma boa capacidade respiratória!

2 – Intercalar Corrida e Caminhada

Uma das coisas que o Saú, meu professor do Treinamento Funcional, recomendou foi que eu começasse devagar e fosse intercalando a caminhada com a corrida, porque isso ajudaria meu corpo a se acostumar e também a recuperar o fôlego. Daí, comecei com três minutos de passos largos e 1 minuto correndo, e começa tudo de novo até completar 60 minutos, que foi o tempo que “separei” pra essa atividade.

A ideia é que, aos poucos, eu vá reduzindo o tempo de caminhada e aumentando o da corrida, mas tudo será feito de forma mais lenta pra que o meu organismo se acostume.

3 – Regularidade é Tudo!

Outra coisa importante pra ter fôlego é fazer da corrida uma atividade regular, porque é a regularidade que faz com que o corpo se habitue e haja progresso, já que correndo todos os dias a minha capacidade aeróbica aumenta e assim a minha capacidade física será maior.

4 – Devagar!

Não adianta querer colocar o carro na frente dos bois, é preciso “ouvir” o seu organismo e ir somente até onde ele aguente, porque ir além e correr em um ritmo maior do que o suportado pelo corpo acaba com o fôlego de qualquer ser vivente! Começando devagar vamos, aos poucos, aumentando a capacidade respiratória, e com o tempo teremos muito mais fôlego.

No mais, no início da corrida devemos ir devagar e aumentar a velocidade aos poucos pra aquecer o corpo . Não se pode esquecer, também, de alongar.

5 – Respira direito!

A respiração é uma das coisas mais importantes em qualquer atividade física, e ainda falo disso em um post específico. Por hora, vale dizer que é preciso que ocorra o controle dos movimentos de entrada e saída de ar nos pulmões pra que a respiração não se torne acelerada e a pessoa não fique ofegante. É preciso respirar corretamente, e quem respira só pela boca acaba sentindo cansaço mais rápido.

 6 – Mescle os Exercícios

Não acho que dê muito certo a pessoa começar a correr sem ter feito nenhum tipo de exercício antes, porque a corrida exige muito do corpo, então, o ideal é que você, tempos antes de começar a correr, saia do sedentarismo com alguma outra atividade, como a caminhada, depois vá intercalando e aí sim comece a correr, pois pra correr é preciso ter boa capacidade respiratória!

7 – A Respiração

Correr exige muito do corpo, e pra correr é preciso ter uma boa capacidade aeróbica, o que sempre envolve o metabolismo do oxigênio. Isso significa que a maneira como respiramos ao correr vai determinar o quanto de calorias são consumidas e qual o rendimento que teremos na corrida.

Como uma atividade física de forte intensidade, é preciso, ao respirar, suprir a maior necessidade que o corpo tem de ar.

A respiração correta começa pelo absomem, vai para as costelas e, por último, chega ao tórax. Quem respira dessa forma não tem a tal “dor do lado” após a corrida, que é causada pela tensão no músculo do diafragma.

Não sabe se está respirando da forma correta? Então olhe para o seu absomem e para o seu peito e observe o que está “estufando” primeiro. Se for o abdômen você está respirando adequadamente, se for o peito, tá errado, porque acaba com o fôlego e gera cansaço rápido. Assim, respire pela barriga, inflando o abdômen na  respiração e murchando-o quando expirar, soltando o ar lentamente.

8 – Correndo Pra Secar A Barriga e Emagrecer!

Não, nem toda corrida é igual e, por isso, nem toda corrida proporciona os mesmos resultados. É fato que a corrida gera uma queima calórica grande e aumenta o metabolismo, o que significa que você queima mais calorias mesmo quando está em “repouso”, mas a corrida que emagrecer “de verdade” é a corrida contínua, com uma exigência crescente do esforço físico.

Quando é feita dessa forma, a corrida faz com que o metabolismo continue acelerado por um tempo, queimando ainda mais gordura, já que as atividades mais longas e intensas proporcionam um gasto energético muito maior e mostram resultados mais rapidamente. Se, junto com a corrida, a dieta estiver balanceada, o corpo vai queimar as reservar de gordura muito mais rápido.

Mas, apesar de queimar gordura, a corrida, pra quem quer perder barriga, é um tanto quanto diferente e inclui um programa  de corrida com variação de intensidade, o que leva o corpo, em momentos de pico no treinamento, a queimar a gordura visceral, que é a mais difícil de ser queimada.

Contudo, pra quem nunca fez nenhum tipo de atividade física, esse treino deve ser incorporado na rotina de forma mais lenta, respeitando o ritmo da pessoa.

Ainda não senti resultados em relação ao peso e a barriguinha (nem tenho tanta, meu problema é perna e bumbum!), mas que meu humor e minha disposição aumentaram muito, ah, aumentaram!

Beijos

Ju Lopes

Corrida Pra Emagrecer e Secar a Barriga!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Voltar Ao Peso Ideal
Remédios Para Emagrecer: O Que Você Precisa Saber
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

2 horas atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

1 dia atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

2 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

4 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás