Muitas pessoas me procuram para falar sobre alimentação saudável e suas dificuldades para conseguir emagrecer alguns quilinhos. Infelizmente isso é fato, emagrecer é mesmo uma tarefa que exige dedicação, disciplina. Não se trata de algo fácil, abrir mão de fazer o que estamos acostumados, comer o que nos dá vontade e mudar a rotina alimentar exige sim muitos esforços.
Uma pequena parte diz não ter problema para emagrecer, mas em contrapartida há muitas sofrendo para entrar no peso ideal. O maior erro que eu vejo em quem deseja começar um regime e nunca fez um, é ser muito radical. Uma das consequências mais graves de se abster de quase tudo é a falta de vitaminas, com isso a energia não é a mesma, falta ânimo e logo aparece a fraqueza.
Minha dica para quem deseja fazer as pazes com a balança de forma amistosa é começar a eliminar alimentos que nos fazem engordar, comece pelas pequenas coisas. Foi o que fiz na minha casa, em apenas um mês com uma nova rotina alimentar pudemos ver o resultado fantástico, quase quatro quilos a menos. É claro, que os homens têm maior facilidade para emagrecer, já o nosso organismo reage de uma forma diferente e muito mais lenta.
Percebi que ao eliminar uma parte dos alimentos os efeitos começavam a aparecer, acredito no seguinte: se você não consegue ter disciplina para entrar de cabeça em uma dieta, comece por alguma coisa. O que não vale é continuar comendo de forma desregrada e achar que vai emagrecer, o desejo deve estar aliado há alguma nova atitude sua, certo? Ninguém planta banana e colhe laranja no final, é preciso entender que atitudes iguais geram resultados iguais, enquanto atitudes diferentes geram novos resultados.
Chega de desculpas, comece já!
Análise sua alimentação diária, veja o que você come e não faz bem. Elimine da sua dieta alimentos gordurosos, besteiras, açúcares, refrigerante, doces, carboidratos. Seja radical, faça um limpa na sua geladeira, na dispensa e no armário.
Faça substituições inteligentes
A gente sabe que ser saudável custa caro, mas se esforce para se adequar a sua nova alimentação, seu organismo e seu corpo agradecem. Troque refrigerantes e sucos de caixinha por versões naturais, polpas de fruta ou a própria fruta. Lembre-se que as frutas já são adocicadas naturalmente. Substitua o requeijão tradicional pela versão light, faça isso com todos os ingredientes que puder.
Sempre prefira carnes magras, nada de gordura hein! Troque o pão francês pela versão integral, observe no rótulo a quantidade de gorduras e fibras, as quantidades são variáveis de acordo com a marca. Ao invés de mussarela, compre queijo fresco, ricota, queijo branco. Procure fazer lanches saudáveis, esqueça pão de queijo, salgadinhos, enfim, as famosas quitandas.
Nas refeições coma bastante salada, muitas verduras e legumes. Aqui nós optamos por não comer arroz, substitua por fibras e grãos, caso seja necessário. Faça o possível para se organizar de forma que sua última refeição do dia não seja repleta de alimentos pesados como carboidratos, massas tradicionais, arroz ou comidas gordurosas. Nem é preciso dizer que a água precisa fazer parte do seu dia, esteja como uma garrafinha sempre por perto, assim a vontade aparece!
É simples, li um artigo uma vez em que uma frase me marcou: se você não compra determinado alimento quando vai ao supermercado, a probabilidade de sair de casa para comprá-lo é mínima. Então não compre, assim você não come, é uma equação simples. Essas dicas deram muito certo comigo, espero que vocês possam colher resultados positivos também. Mas lembre-se que cada organismo reage de uma forma especifica, com certeza, ao eliminar ingredientes maléficos à saúde, alguns quilos irão embora.