Categories: Dieta

Dicas Para Ganhar Peso – Parte 1

Bonito isso né? Enquanto eu tô aqui suando para perder peso tem um monte de gente querendo engordar, acreditam nisso?

Já havia prometido isso pra Bubi, que é uma seguidora super fofa aqui do Patricinha Esperta, e para outras meninas, mas nesses último dois meses eu estava tão focada em emagrecer – ainda estou- que qualquer coisa que me lembrasse a palavra engordar se transformava em inimigo íntimo!

De engordar eu entendo, e acho muito fácil, mas o que acontece é que para as meninas magrinhas ganhar peso pode ser tão ou mais difícil do que perder peso.

O grande responsável por isso é o METABOLISMO, que no meu caso simplesmente resolveu encarnar o bicho preguiça!

Além do metabolismo, ganhar ou perder peso é questão de, como disse Dra. Nathália Figueirêdo, fazer conta, porque o peso é o produto final do que a gente ingere e gasta.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, não basta sair atacando tudo quanto é guloseima para ganhar peso. Sim, é preciso ingerir uma quantidade maior de carboidratos e aumentar o número de calorias ingeridas durante o dia, mas isso precisa ser feito de forma a abarcar todos os conceitos de alimentação saudável, porque ser magro não significa estar imune a doenças coronarianas, colesterol alto e diabetes, por exemplo.

Então, é preciso aumentar o consumo calórico, mas com alimentos saudáveis. Além disso, o uso de suplementos pode ser de grande ajuda, mas isso deve ser determinado por um nutricionista. Dessa forma, embora eu vá sugerir alguns suplementos, é um nutricionista quem deve prescrever e acompanhar o uso, já que só ele pode determinar qual suplemento é indicado para qual caso, de acordo com as necessidades do seu organismo e do seu estilo de vida.

Confiram as dicas:

1- Aumente o consumo de carboidratos

Fazendo uma comparação bem tosca: quando se quer engordar o gado aumenta-se o consumo de grãos e farelos,que são carboidratos,  certo? Com gente o princípio é o mesmo, portanto aumentem o consumo de carboidratos como batatas, pães,  arroz, mel e massas.

2- Consuma frutas calóricas

As frutas mais calóricas são o coco, o açaí e o abacate, sendo que a manga e o caqui também oferecem umas quantidade razoavelmente alta de calorias.

O abacate contém fibras, prebióticos, aumenta o bom colesterol, combate o colesterol ruim e é rico em ômega , a gordura do bem.

Todas essas frutas são fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo e devem ser ingeridas em até cinco porções diárias.

3- Consuma sementes oleaginosas

Acrescente na sua dieta porções diárias de castanhas, macadâmia, castanha-do-pará, nozes, amêndoas, dentre outras sementes oleaginosas, que aumentam o consumo calórico de forma saudável.

4- Fracione as refeições

Essa é uma dica engraçada porque quando estamos tentando emagrecer a primeira coisa que falam é justamente para fracionar as refeições, né?

Recentemente li  uma entrevista em que a pesquisadora  Zoe Harcombe, da Universidade de Cambridge, afirmava que fracionar refeições engorda.

A explicação dela é bastante coerente, já que, segundo ela, para o corpo queimar calorias é preciso queimar triglicérides, e o corpo só fará isso se não  houver carboidratos, glicose e glicogênio disponíveis. É dizer, o corpo só fará isso se estivermos em jejum, por isso, nas palavras dela “a menos que você queira ficar do tamanho de uma vaca, pare de ruminar o dia todo” . Adoroooo a sutileza das pessoas, adoro. Hehehe

Fui pesquisar e vi na revista Super Interessante que a Organização Mundial de Saúde diz que não existem evidências de que fracionar as refeições ajude a emagrecer,  e sim o contrário, pois esse hábito leva a um descontrole nas refeições intermediárias.

Para a OMS, não há evidências de que fracionar as refeições diminua o risco de engordar. Ao contrário: o hábito faz com que você perca o controle nas refeições intermediárias.

Então, quem quer engordar deve fracionar as refeições em seis e fazer vários lanches durante o dia com cereais, frutas secas, sementes e frutas como o abacate.

Por hoje é só, mas amanhã tem mais dicas, certo?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Dicas Para Ganhar Peso – Parte 1
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

2 dias atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

7 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

7 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

4 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

4 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

4 semanas atrás