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Dieta Emocional

Não acredito em nenhuma dieta, tratamento ou cirurgia para emagrecer que não trate, primeiro, o aspecto emocional.

É preciso descobrir e tratar primeiro  o motivo pelo qual a pessoa como mais do que o necessário.

É por ansiedade? É por estresse? É por compulsão? É por Impulso? É por causa da depressão, da tristeza, da solidão, da angústia?

Sem identificar e curar o padrão emocional que leva ao aumento de peso, nada vai manter uma pessoa magra, porque no momento em que acontecer algo que desencadeie qualquer um desses aspectos emocionais, a pessoa vai agir como sempre agiu, não tem jeito.

Foto: Reprodução

Depressão, Tristeza, Solidão e Carência

Se o problema é a depressão, a tristeza, a solidão ou a carência, a pessoa transforma a comida em uma muleta emocional, e come mais para ter alegria ou para camuflar esse estado.

Fazer exercícios físicos e investir em alimentos que contenham efeitos calmantes e que melhorem o humor, como os que contêm  magnésio, selênio,  cálcio,  vitamina B6,  ácido fólico e  triptofano, que ajuda na produção de serotonina, são as melhores pedidas.

É importante, também, encontrar atividades que proporcionem prazer e que desviem a atenção da comida. Então, descubram algo que vocês gostam muito de fazer e se joguem!

Compulsão e Impulsividade

Se o problema é compulsão ou a impulsividade, é indispensável investir em alimentos ricos em triptofano, que ajudam no aumento dos níveis de serotonina, a substância do bem estar.

Além disso, essas pessoas precisam evitar alimentos e bebidas que contenham cafeína, que aumenta os níveis de adrenalina e, consequentemente, a compulsão.

Mudar o foco da comida e praticar atividades físicas, de preferência ao ar livre também são fatores que ajudam muito.

As pessoas impulsivas, que não conseguem controlar suas vontades e desejos, devem investir em alimentos ricos em tirosina, que estimulam a produção de dopamina e, assim, controlam o apetite.

Ansiedade e Estresse

Para as pessoas ansiosas, como eu, e estressadas, o ideal é o consumo de alimentos  que ajudem a reduzir o estresse, como os ricos em taurina e vitamina B6, que turbinam a produção do neurotransmissor ácido gama-aminobutílico e reduz os níveis de estresse.

Os melhores exercícios são aqueles que acalmam, como natação, ioga e  caminhadas ao ar livre.

Nos próximos posts prometo falar de cada caso, com os alimentos  e exercícios específicos, certo?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

 

Dieta Emocional
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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