Categories: Dieta

Emagreça com o Chá de Gengibre!

Vocês gostam de gengibre? Eu adoro, adoro e adoro! Como gengibre “puro”,  vivo mastigando as “lasquinhas”, compro aqueles potinhos de gengibre com sal para ter sempre na bolsa, e sou do time das que coloca gengibre em tudo, de suco a salada.

Meu gosto, na verdade, é meio esquisito, porque não conheço ninguém que seja viciada em mostarda, e quanto mais forte melhor, e em limão com sal, que, juro, é uma delícia, mas o gengibre é mais bem aceito pelas pessoas que esses dois que falei acima, e, além disso, é também muito benéfico para a saúde, sabia?

O gengibre, que não é uma raiz, mas sim um rizoma, possui muitas propriedades medicinais, sendo usado há milhares de anos pelas mais diversas culturas para tratar muitos males, sendo considerado uma rizoma poderosa  e um tônico geral do organismo. Todo esse poder deriva de sua composição, que contém boas doses de magnésio, de potássio, de cobre e de vitamina B6, dentre outras coisas, além de antioxidantes, o que ajuda a turbinar a imunidade, proteger o organismo, evitar o estresse oxidativo, o envelhecimento precoce e reduzir o risco de várias doenças.

O gingerol, substância que dá o sabor picante ao gengibre, já foi alvo de vários estudos e um recente, feito no Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, chegou a conclusão de que essa substância atua retardando o crescimento de tumores localizados no intestino, e mais estudos vêm sendo feitos pra verificar mais benefícios nesse sentido.  Um outro estudo, feito na Universidade de Michigan, nos Estados unidos, revelou que o gengibre possui ativos que podem inibir o crescimento de tumores no caso do câncer de cólon.

Além disso, o gengibre é também antisséptico, sendo também utilizada para “neutralizar” o paladar.

O uso mais conhecido do gengibre, além da culinária japonesa, é em forma de chá para combater a gripe, já que ele atua como descongestionante. Por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório, é muito utilizado não só na gripe, mas em doenças respiratórias e nas inflamações na garganta, sendo bom, ainda, pra “limpar” a voz, coisa que palestrantes e professores costuma precisar!

Outra coisa interessante em relação ao gengibre, é que ele é bem indicado pra quem sofre com enjoos e náuseas, já que ele atua nas contrações estomacais, o que faz cessar o enjoo.

O gengibre também atua na redução das dores musculares causadas e/ou relacionadas ao exercício físico, e isso já foi, inclusive, algo de pesquisas. Nessa pesquisa, que foi feita na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, um grupo de voluntários consumiu gengibre e um outro grupo consumiu placebo por uma semana. Durante esse período, todos praticaram treinamento de força nos braços, e notou-se que o grupo que ingeriu o gengibre apresentou cerca de 25% menos dores e inflamações que o grupo que ingeriu placebo.

Os gingeróis do gengibre aumentam a energia e dão pique, e alguns outros ativos, como o selênio, o zinco, a vitamina A, a vitamina B3 e a vitamina B6 ajudam a reduzir o cansaço!

Agora vem uma parte que muito nos interessa: o gengibre evita o envelhecimento precoce! Tão vendo como ele é poderoso? É que o gengibre é fonte rica de antioxidantes, que, como vocês sabem, combatem os radicais livres, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, mas não é só isso, pois essa quantidade de antioxidantes também aumenta a nossa imunidade, o que significa mais defesa contra as doenças!

Como se sabe, o gengibre aumenta a temperatura corporal, e ao aumentar o “calor”, ele também promove a vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, e é por isso que dizem que ele é afrodisíaco, já que isso intensifica a sensibilidade clitoriana nas mulheres e facilita  a ereção nos homens.

Como o gengibre é bastante termogênico, ele ajuda, e muito, no emagrecimento. Pra comprovar os efeitos, experimento colocar lasquinhas de gengibre em suas refeições. Mas isso tem que ser feito em todas as refeições, pois assim o gengibre vai manter a temperatura do corpo elevada e o metabolismo acelerado, assim como a queima de gordura. Eu gosto muito nas saladas, e pra quem não é muito fã, sugiro ralar e colocar nos sucos que ficam deliciosos quando têm gengibre!

Mas se a intenção é emagrecer, o chá feito com lasquinhas de gengibre e com sumo de limão é a aposta mais certeira! Como já expliquei, o gengibre é termogênico e atua aumentando a temperatura do corpo, além de acelerar a queima de gorduras. O limão, por sua vez, é um potente antioxidante com propriedades digestivas importantes, e essa mistura resulta num diurético dos melhores. Pra deixar o chá ainda mais potente, acrescente lascas da casca do limão, que é rica em fibras. Esse chá pode, e deve, ser consumido de três a cinco vezes ao dia, sempre antes ou após as principais refeições.

Fazer o chá de gengibre com limão é bem simples:

Você vai precisar de ½ litro de água quente, duas colheres das grandes de gengibre ralado e  ½ limão com casca. Após aquecer a água, coloque o gengibre ralado e abafe por cinco minutos. Feito isso, bata essa mistura com o limão no liquidificador. Pode-se tomar quente ou misturar com gelo pra ficar geladinho, mas o suco/chá deve ser consumido imediatamente, já que o limão amarga com o passar do tempo.

Apesar de ser tudo de bom, hipertensos não devem consumir gengibre, assim como pacientes com gastrite, com úlceras e demais problemas estomacais, já que o gengibre é ácido, e não existem estudos conclusivos sobre o que essa acidez pode causar em pessoas previamente  doentes do estômago.

É bom prestar atenção quando for comprar o gengibre, pois os melhores são os que têm a pele mais lisinha, que são os que não estão fibrosos. E o melhor é não comprar em quantidade porque ele envelhece rápido. Se começar a envelhecer, corte fora as pontas, que envelhecem primeiro, bem como as partes mais enrugadas e consuma  o “miolo”.

O segredo pra garantir que o gengibre fique novinho por muito tempo (semanas, até) é guarda-lo em um pacotinho de papel na parte de baixo da geladeira, pois isso conserva o gengibre por mais tempo.

Beijos

Ju Lopes

Emagreça com o Chá de Gengibre!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

6 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás