Inclua alimentos com carboidratos na sua dieta e coma sem peso na consciência!

Quando se fala em dieta ou regime, o primeiro pensamento que logo vem à cabeça é que vamos passar fome por um tempo ou que vamos ter de comer um monte de alimentos sem sabor para emagrecer. Chegou a hora de eliminar essa ideia da sua mente. Afinal, são muitas as opções que podem ser incluídas no cardápio de quem deseja emagrecer e comer bem ao mesmo tempo.

Isso é possível sim, até os carboidratos, que já foram muito temidos e eliminados nos períodos de regime, aparecem como uma das categorias de alimentos que estão liberadas nessa época. E o melhor, eles podem ser consumidos sem peso na consciência.

O sucesso de uma dieta balanceada é, em primeiro lugar, se alimentar corretamente para que a vontade de comer desesperadamente não aparece. Logo depois, há a necessidade se saber equilibrar as refeições e saber substituir alguns alimentos por outros mais saudáveis. Como por exemplo, optar pelas versões integrais, essa é uma substituição super indicada. Dizer não aos enlatados, congelados, embutidos e preferir os ingredientes frescos também são um dos segredos para quem quer emagrecer.

Livre-se do engano e não se prive de alguns alimentos à toa, pois perder o prazer de comer para emagrecer é um dos motivos pelos quais muitas desistem já no início da dieta. Então para te ajudar a ter ânimo nesse caminho, a gente te mostra que é possível incluir alguns acompanhamentos, bebidas e refeições na dieta sem aumentar o número de calorias.

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Casadinho arroz e feijão
Casadinho arroz e feijão

Casadinho brasileiro – Arroz e feijão

A combinação mais famosa encontrada nas principais refeições diárias, o arroz e o feijão de todos os dias, não precisa ser eliminada do seu menu. Ele é super bem-vindo por aqui. Mesmo liberado, a versão integral continua sendo a mais indicada, por ser rico em fibras ele faz com que a sensação esteja presente no organismo por mais tempo.

Se você não consegue gostar do sabor do arroz integral, a dica é cozinhar uma quantidade menor da que você está habituada e acrescentar vegetais de sua preferência. Essa é uma boa pedida para comer menos carboidrato e, de quebra, ainda aproveitar as fibras que os vegetais oferecem.

Desde criança, nossas mães no dizem que temos que comer feijão para ficar fortes porque ele tem ferro. E, mais uma vez, elas estavam certas. O feijão é uma fonte abastecida de carboidrato, mas oferece nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e diminui os níveis de açúcar no sangue. Entre os nutrientes estão: ácido fólico, ferro, proteínas e mais um monte de minerais essenciais.

Massas integrais permitidas na dieta
Massas integrais permitidas na dieta

A desejada massa

Quem disse que não se pode comer uma bela lasanha ou aquela macarronada? Acredite, você pode, desde que os acompanhamentos e os molhos não estejam repletos de gordura. De nada adianta, compensar um pouco ali e exagerar aqui.

A grande maioria sabe que as massas integrais são muito melhores para quem está dieta ou quem só quer comer de forma saudável. Não seja vítima do preconceito, experimente antes de formar uma opinião sobre o alimento. Também existe a opção feita com aveia, não custa provar né!

Lasanha e panqueca geralmente são recheadas de delicias gordurosas, então vamos trocar por outros ingredientes que são saudáveis e também deliciosos. O recheio com vegetais e legumes são sempre os melhores, já que assim, as fibras são incluídas mais uma vez. Peixe, frango e hortaliças também marcam presença.

O macarrão é, muitas vezes, acompanhado de molhos industrializados. O ideal é trocar por um molho com ingredientes frescos à base de tomate, cebola, alho e uma erva para aromatizar e dar mais sabor ao prato, como o manjericão que super combina. A massa pede um queijo né? Então prefira o queijo branco ou a ricota, são os melhores para a saúde.

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Aveia

Para substituir o trigo branco nas receitas, basta incluir aveia na preparação. Além de ser fonte de fibras, a aveia vai deixar a receita muito mais saudável e ainda vai auxiliar no bom desempenho do intestino. Você pode usar tanto na preparação de massas, como num lanche ou em sobremesas.

Lentilha

Tem gente que só come na virada do ano, mas ela deve estar sempre presente nas refeições. Ela serve muito bem para acompanhar o arroz, em forma de sopa, na salada ou como sua criatividade preferir. Ela é uma rica fonte de fibras, o que significa que ela demora a ser digerida, o que proporciona a sensação de saciedade por mais tempo.

Quinoa

Este grão ficou famoso há pouco tempo, por isso, poucas pessoas o consomem. Mas ela é uma excelente aliada de quem está de dieta e quer comer de maneira saudável. Sua riqueza em nutrientes, proteínas, fibras e baixa taxa glicêmica fazem com que ela seja um ingrediente importante na luta contra os quilos a mais.

Empanado amigo da dieta

Resistir às caixinhas de empanados no supermercado é uma tarefa difícil para quem é fã desse tipo de comida. Mas já inventaram a forma saudável dos empanados. No lugar de usar farinha branca, substitua pela de aveia, integral ou triture torradas light para formar a massa. A mistura continua a mesma, leite e ovos, mas o modo de aquecimento modifica para a forma livre de óleo, a assada. No forno, a crocância é garantida.

Bolo

O bolo é uma das delicias que podem ser mais saudáveis apenas com a troca de alguns ingredientes. Troque a farinha comum pela integral e a manteiga pelo azeite. Já no recheio, o leite condensado pode estar presente, porém, na versão light. Todas as coberturas que chamam a atenção dos olhos como chantilly e chocolate podem ser trocadas por um mix de cereais com castanhas ou frutas. Uma outra alternativa de massa doce é o cookie que parte do mesmo princípio do bolo.

Iogurtes e outros derivados
Iogurtes e outros derivados

Iogurtes e outros derivados

Esses são facilmente substituídos pelas opções que não contêm açúcares e menos gorduras. Prefira as versões light, integral ou diet para ajudar no emagrecimento. Essas podem ser ingeridas sem peso na consciência, uma vez que a quantidade de carboidrato é menor do que a de proteína.

Bebida alcoólica mais saudável

O vinho se encaixa muito bem nessa categoria. Ele é a melhor pedida para acompanhar uma saída com os amigos sem deixar de ingerir bebida alcoólica. Estudos comprovam que uma taça de vinho por dia evita o acúmulo de gorduras indesejadas, além de prevenir o diabetes e dar uma “mãozinha” na hora de emagrecer.

Inclua alimentos com carboidratos na sua dieta e coma sem peso na consciência!
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Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

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