O Que Comer Nos Dias Mais Quentes?

Como sempre comento do meu problema com o calor, muita gente pergunta coisas referentes ao assunto e essa semana uma menina do Sul perguntou em um e-mail o que eu comia no calor sem passar mal, porque ela, que veio uma vez para o Nordeste anos atrás e estava indo passar a virada de ano em Fortaleza, estava com medo de passar mal como da vez anterior. Achei o tema interessante, porque para quem não se dá bem com o calor (presente!) a coisa complica, e muito!

O consenso, para evitar passar mal, é, nos dias de mais calor, investir em alimentos leves, em frutas, legumes, verduras, que são ricos em minerais e vitaminas, que contêm um alto teor de água, sendo, por isso, refrescantes. É toda fruta que deve ser consumida? Se você já estava pensando em traçar uma jaca, que é pesada e altamente indigesta, a resposta é não!

As melhores opções, no caso das frutas, são o melão, o abacaxi e a melancia, por exemplo, que contém 92% de água. Uma ideia boa é fazer sucos de frutas com água de coco, que é um isotônico natural de consumo extremamente indicado, sobretudo nos dias quentes. Além disso, picolés, geladinhos e sorvetes de frutas também são boas pedidas para refrescar.

alimentacao-calor

Muito líquido, desde que seja sem álcool (o álcool desidrata o organismo e, por isso, não é indicado!), é indispensável. Por isso, ande sempre com uma garrafinha de água para ir reidratando o organismo de tempos em tempos.

Mais importante, talvez, do que falar do que se deve comer, é falar do que não deveria, sob hipótese alguma. Que alimentos são esses?

– Alimentos Gordurosos : os alimentos gordurosos, como a feijoada, por exemplo, são de difícil digestão, o que, somado ao calor, pode causar problemas como diarreia, azia e má digestão.

– Sal em Excesso: o consumo de alimentos ricos em sal é contra indicado em especial nos dias mais quentes, pois o sódio está relacionado com a hipertensão e a retenção de líquidos, o que não é nada bom. As bebidas gaseificadas, como refrigerantes e sucos industrializados também devem ser evitados, pois são ricos em sódio.

– Chocolate : o consumo de chocolate nos dias de mais calor não é indicado por se tratar de uma comida mais “quente” e nem um pouco refrescante.

– Dendê: não vou mentir… Eu adoro dendê! Só que eu como dendê (infelizmente) desde pequena, e meu organismo, coitado, já se habituou, mas já vi alguns amigos de fora passarem muito mal (mal como vomitar e passar o dia “enguiando”) ao consumir alimentos com dendê em dias de sol intenso, porque é um óleo muito quente e muito gorduroso.

Enfim, é importante ficar de “anteninhas” ligadas para evitar alimentos que pesem no estômago e possam provocar mal estar, como as frituras, as comidas muito condimentadas e os carboidratos refinados, ao mesmo tempo em que deve-se investir em saladas (sem maioneses), frutas, líquidos, água de coco, chás gelados, verduras e comidas mais leves.

Beijos

Ju Lopes

O Que Comer Nos Dias Mais Quentes?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Alimentos Que Causam A Celulite
Como Engordar?
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.