O Que Comer Para Manter o Pique no Carnaval?

Como na Bahia a coisa é “adiantada”, o Carnaval já começou! E, com isso, os cuidados com a alimentação se multiplicam, porque, para aguentar o pique dos dias de folia é preciso muita energia.

O ideal é começar a preparar o corpo com uma dieta equilibrada ao menos duas semanas antes do início da festa, para garantir que o organismo esteja em condições de aguentar “o tranco”.

O Que Comer Antes de Ir Para o Carnaval?

Primeiro é preciso investir em alimentos que garantam o estoque de energia de que o corpo precisa durante esses dias, já que o gasto calórico tende a ser muito maior. Por isso, é bom investir em carboidratos e proteínas, como massas, carnes grelhadas, pães integrais, peito de peru, dentre outros, lembrando de abolir qualquer complemento que possa causar infecções intestinais ou coisa parecida.

Assim, deixe de fora a maionese, os molhos condimentados, os canapés, as iguarias (acarajé não, pelo amor dos deuses!), o excesso de queijos e as gorduras, que são de digestão mais lenta.

No café da manhã o correto é optar por pão integral, queijo branco e sucos de frutas. No almoço e jantar, por uma massa, mas sem molhos e queijos, pois massa é carboidrato que, por sua vez, é energia, que é do que você mais vai precisar!

Spaguete_sem_molho__-_unidade

Em todo caso, aposte em alimentos leves e evite os mais pesados. Ou seja, nada de feijoada, moqueca, rabada, sarapatel, viuvinha ou coisas do tipo!

O Que Comer Durante a Festa de Carnaval?

As regras quanto ao tipo de alimento são as mesmas do que comer antes, mas aqui é preciso tomar ainda mais cuidado, já que, no meio da folia, os alimentos ficam mais expostos, o que aumenta o risco de contaminação e, consequentemente, de problemas intestinais que podem acabar com o seu Carnaval antes do tempo!

Além disso, é essencial manter o organismo hidratado, pois se perde muito líquido e, com isso, sais minerais e vitaminas, o que pode rapidamente deixar a pessoa desidratada e enfraquecida, ainda mais quando o fator “álcool” entra na equação. Sucos de frutas, sanduíches naturais (sem maionese nem creme de leite), lanches leves e barrinhas de cereais são ótimas opções.

Água de coco e, em pouca quantidade, isotônicos, também são boas opções, já que hidratam e repõem os sais minerais perdidos.

Depois da Festa

Chegou inteiro na quarta-feira de cinzas? Que bom! Então vamos tratar de desintoxicar, tomando muita água, muito suco de fruta e muita água de coco para reequilibrar o organismo que, provavelmente, padeceu horrores, porque o álcool, que é largamente consumido nessa época, faz um mal danado para o corpo.

Feito isso, volte para a sua dieta normal, se ela for equilibrada, é claro, investindo em frutas, verduras, vegetais, carnes magras e grelhadas e alimentos similares.

Eu sempre dou essas dicas de “o que comer no carnaval” porque já vi gente passar os quatro dias de festa no hospital, com infecção intestinal, por ter se jogado nos “quitutes baianos”, o que não é nada bom!

Beijos

Ju Lopes

 

O Que Comer Para Manter o Pique no Carnaval?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.