O guaraná, nosso velho conhecido, companheiro das noites em claro, é, quem diria, um grande coadjuvante na perda de peso! Essa é uma ótima notícia, já que o guaraná faz parte da vida de muita gente, sobretudo de quem precisa de energia e pique extras.
Benefícios do Guaraná
Esse fruto, muito utilizado pelas comunidades da região amazônica, é indicado como energético, mas, além de garantir mais energia, mais vigor e afastar o cansaço, o guaraná melhora a resistência à sede e nos mantém alerta. Isso acontece porque ele é rico em cafeína, mais até que o próprio café, que é um estimulante do sistema nervoso, atuando como supressor do apetite.
Além disso, contém revasterol, que aumenta o bom colesterol (HDL) e protege de doenças cardiovasculares. Por ser rico em substâncias como potássio, ferro, fosforo, cálcio, tiramina e vitamina A, a semente do guaraná contribui para o bom funcionamento do cérebro. Mas, apesar disso, não deve ser consumido em excesso, pois a tiramina em excesso causa dores de cabeça.
É preciso ressaltar, ainda, que o guaraná é um afrodisíaco poderoso, sendo usado, inclusive, em casos de impotência.
É Antioxidante e Retarda o Envelhecimento!
Outra característica importante é que o guaraná é rico em catequina, uma substância que impede a ação dos radicais livres, aqueles que aceleram o envelhecimento. Pra completar, estudos recentes sustentam que esse fruto impede a proliferação de tumores.
Guaraná Ajuda a Emagrecer!
Como se não bastasse, todos os benefícios citados acima, o guaraná emagrece! De acordo com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, esse fruto favorece e acelera a queima de gorduras. Esse efeito deve-se tanto a presença da cafeína quanto de outros fitoquímicos, como taninos, catequinas e xantinas, que aceleram o metabolismo, o que significa um aumento considerável no gasto de calorias. O poder da xantina na redução de medidas já foi, inclusive, comprovado.
Entretanto, para que produza esse efeito é preciso que o consumo seja regular. O ideal é consumir até duas colheres de pós de guaraná por dia, que pode ser diluído em sucos, água, shakes e vitaminas. Para quem acha o gosto ruim ou não gosta do pó, vale tomar cápsulas de guaraná, que são vendidas em farmácias de manipulação e em casas de produtos naturais.
Além de estimular a queima calórica, o guaraná influi na liberação de dopamina e adrenalina, o que garante uma maior sensação de bem estar.
Mas, antes de se jogar no guaraná, vale lembrar que nem todo mundo pode consumi-lo . Pessoas com hipertensão e com problemas cardíacos não devem fazer uso da substância, pois ela acelera os batimentos cardíacos. Outra contra-indicação é para pessoas que possuem gastrite ou úlcera, já que a cafeína presente no fruto piora esses quadros.
Outra ressalva que precisa ser feita é sobre o horário de consumo. Como é muito estimulantes, o ideal é que seja ingerido somente durante o dia, pois pode interferir no sono ou mesmo causar insônia. Então, que o consumo seja feito até às 16 hs, no máximo, para não comprometer a qualidade do sono.
Beijos
Ju Lopes