Categories: Dieta

Quer Emagrecer? Aposte no Guaraná!

O guaraná, nosso velho conhecido, companheiro das noites em claro, é, quem diria, um grande coadjuvante na perda de peso! Essa é uma ótima notícia, já que o guaraná faz parte da vida de muita gente, sobretudo de quem precisa de energia e pique extras.

Benefícios do Guaraná

Esse fruto, muito utilizado pelas comunidades da região amazônica, é indicado como energético, mas, além de garantir mais energia, mais vigor e afastar o cansaço, o guaraná melhora a resistência à sede e nos mantém alerta. Isso acontece porque ele é rico em cafeína, mais até que o próprio café, que é um estimulante do sistema nervoso, atuando como supressor do apetite.

Além disso,  contém revasterol, que aumenta o bom colesterol (HDL) e protege de doenças cardiovasculares. Por ser rico em substâncias como potássio, ferro, fosforo, cálcio, tiramina e vitamina A, a semente do guaraná contribui para o bom funcionamento do cérebro. Mas, apesar disso, não deve ser consumido em excesso, pois a tiramina em excesso causa dores de cabeça.

É preciso ressaltar, ainda, que o guaraná é um afrodisíaco poderoso, sendo usado, inclusive, em casos de impotência.

É Antioxidante e Retarda o Envelhecimento!

Outra característica importante é que o guaraná é rico em catequina, uma substância que impede a ação dos radicais livres, aqueles que aceleram o envelhecimento. Pra completar, estudos recentes sustentam que esse fruto impede a proliferação de tumores.

Guaraná Ajuda a Emagrecer!

Como se  não bastasse, todos os benefícios citados acima, o guaraná emagrece! De acordo com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul,  esse fruto favorece e acelera a queima de gorduras. Esse efeito deve-se tanto a presença da cafeína quanto de outros fitoquímicos, como taninos, catequinas e xantinas, que aceleram o metabolismo, o que significa um aumento considerável no  gasto de calorias. O poder da xantina na redução de medidas já foi, inclusive, comprovado.

Entretanto, para que produza esse efeito é preciso que o consumo seja regular. O ideal é consumir até duas colheres de pós de guaraná por dia, que pode ser diluído em sucos, água, shakes e vitaminas. Para quem acha o gosto ruim ou não gosta do pó, vale tomar cápsulas de guaraná, que são vendidas em farmácias de manipulação e em casas de produtos naturais.

Além de estimular a queima calórica, o guaraná influi na liberação de dopamina e adrenalina, o que garante uma maior sensação de bem estar.

Mas, antes de se jogar no guaraná, vale lembrar que nem todo mundo pode consumi-lo . Pessoas com hipertensão e com problemas cardíacos não devem fazer  uso da substância, pois ela acelera os batimentos cardíacos.  Outra contra-indicação é para pessoas que  possuem gastrite ou úlcera, já que a cafeína presente no fruto piora esses quadros.

Outra ressalva que precisa ser feita é sobre o horário de consumo. Como é muito estimulantes, o ideal é que seja ingerido somente durante o dia, pois pode interferir no sono ou mesmo causar insônia. Então, que o consumo seja feito até às 16 hs, no máximo, para não comprometer a qualidade do sono.

Beijos

Ju Lopes

Quer Emagrecer? Aposte no Guaraná!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Conheça 6 Truques Que Ajudam a Emagrecer!
Os Melhores Emagrecedores de 2012
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

Postagens recentes

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

1 dia atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

2 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

4 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

2 semanas atrás