Base Substitui O Creme de Tratamento?

Depois que a Mayra Cardi postou uma foto dormindo com maquiagem e declarou dorme assim todos os dias, já que os seus produtos são manipulados e tratam a pele, comecei a receber vários e-mails questionando a veracidade dessa informação, se existe mesmo esse tipo de produto.

Bom, como não sei qual a formulação da base que ela usa e quais ativos estão presentes nos produtos, não posso opinar. O que posso é falar um pouco sobre as bases disponíveis no mercado que prometem, além de alta cobertura, tratamento facial.

Base Pode Tratar a Pele?

A função da base é uniformizar a pele, mas, indo além, muitas marcas apostam em produtos que cobrem bastante, que fixam bem, que duram horrores e, de quebra, que possuam a textura leve, para evitar a famosa “cara de reboco”. Até aí, está tudo no pacote “uniformizar e cobrir perfeitamente”.

base-certa-make-up

Acontece que inúmeras marcas, das mais luxuosas às mais populares, lançaram produtos que, além de uniformizar, prometem hidratar, nutrir e até  evitar o envelhecimento, atenuando linhas e rugas finas. Seria isso possível?

Dependendo dos ativos presentes na formulação, seria possível sim, pois como as mulheres usam a base diariamente e passam todo o dia com ela na pele, haveria tempo suficiente para que os ativos agissem corretamente.

Ativos Que Compensam o Investimento

Mas, quais ativos são esses? Bom, aí depende do produto. Há os que oferecem agentes antioxidantes, que combatem os radicais livres, que são os agentes causadores do envelhecimento, e por isso, ajudam a evitar o envelhecimento precoce.  Existem as que contêm ativos hidratantes e nutritivos, que hidratam a pele, garantindo o viço, a beleza e combatendo o ressecamento, assim como existem, e essas são maioria, as que oferecem proteção solar, o que pode ser considerado um agente antienvelhecimento, pois sendo  o sol é responsável por até 80% do envelhecimento, qualquer ativo que proteja a pele do sol pode ser considerado anti aging.

O filtro solar é agente imprescindível em qualquer base, sobretudo em um país tropical como o nosso, com um número tão alto de câncer de pele. Algumas bases conseguem trazer uma proteção solar bem alta, podendo, inclusive, dispensar o uso do protetor solar em alguns casos. Vale lembrar, contudo, que esse tipo de base costuma ser mais cara e  mais propensa a causar reações alérgicas.

Algumas bases, contudo, vão além e usam ativos mais “nobres”,  com propriedades anti aging mais potentes, agindo como verdadeiros produtos anti-envelhecimento.

Não Dá Pra Abrir Mão dos Cremes de Tratamento!

Mas, apesar de todos esses benefícios, e por melhor que as bases consigam ser, não dá  pradeixar de lados os cremes de tratamento, já que não são todos os ativos que são compatíveis com os ativos presentes na formulação da base. Além disso, os produtos específicos para evitar o envelhecimento e tratar a pele possuem concentrações bem maiores de ativos, o que interfere na eficácia e nos resultados.

Então, por melhor que seja uma base, ela NÃO substitui os cremes de tratamento, agindo como importantes coadjuvantes, mas nunca como “personagem principal”.

Beijos

Ju Lopes

Base Substitui O Creme de Tratamento?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.