Poucas coisas unem tanto as mulheres como dietas. É só saber que a vizinha, que a gente nem se dá tão bem, secou com uma dieta nova que queremos logo saber qual foi, né? E dietas é que não faltam! A cada dia surgem novas versões, seguras ou não, que prometem milagres. Só que, como todo mundo sabe, milagres não existem, não nesses casos, e é preciso ter muito cuidado pra não acabar comprometendo a saúde com dietas da moda.
Vejam abaixo a ração pela qual algumas das dietas mais famosas não funcionam a longo prazo!
Dieta Master Cleanse
Pra quem não conhece, a dieta Master cleanse consiste em, durante dez dias seguidos, consumir apenas água com sal marinho, chá laxante e uma mistureba de limão siciliano ou comum, xarope de bordo, pimenta caiena e água. Diversas famosas já fizeram, e a coisa bombou quando vazou na mídia que foi essa a dieta que fez Beyoncé Knolwes emagrecer.
Que isso é uma loucura, é visível, primeiro porque ninguém pode passar tanto tempo sem se alimentar sem comprometer seriamente a saúde. Essa baixa ingestão de nutrientes pode levar a desnutrição bem como a inflamação no intestino, graças ao alto consumo de chás laxantes.
Como quase não oferece nutrientes, muito menos calorias, isso pode levar a tonturas, dores de cabeça, dificuldade de concentração, anemia, dentre outros sintomas. O fato de ser uma dieta somente líquida, e sem líquidos nutritivos, pode, inclusive, afetar o coração, já que leva a possibilidade de perda de potássio e magnésio, que são essenciais para o funcionamento normal do ritmo cardíaco.
A dieta também pode levar ao efeito sanfona, o que manda todo sacrifício água abaixo.A dieta é tão extrema em restrições calóricas e nutricionais que leva a queima não só de gorduras, mas de músculos, o que deixa a pessoa com o corpo flácido.
Dieta da Papinha de Bebê
Quem faz essa dieta, e, dizem a atriz Jennifer Aniston e a cantora Lady Gaga já fizeram, consume apenas papinhas de bebê industrializadas, quatorze delas ao longo do dia, pra ser mais exata. O dia é finalizado com uma janta de peixe e salada.
Trata-se de mais uma dieta pobre em nutrientes essenciais e em calorias, uma dieta que priva o organismo do que ele precisa. É pobre também em fibras, o que compromete seriamente o funcionamento intestinal, gerando muitos problemas de saúde e carências nutricionais. No mais, como os alimentos são pastosos, ou seja, triturados, perde-se muitas vitaminas.
O fato de vetar a mastigação também é um problema para a perda de peso, já que o ato de mastigar está relacionado com a perda de peso, vez que na primeira mastigação já é enviado um sinal para o cérebro, de modo que ele entende que, em pouco tempo, é hora de parar. Quando não há mastigação, esse estímulo não existe e isso pode levar ao consumo alimentar em excesso.
Ou seja, essas dietas são sim perigosas e comprometem a saúde, de modo que o correto é a velha e boa reeducação alimentar!