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Shoyu Engorda E Faz Mal!

Vocês gostam de comida japonesa? Eu sempre fui apaixonada, e é a coisa que mais sinto falta, depois do churrasco! Costumava ir ao Japa ao menos duas vezes na semana, porque é o que tem pra fazer aqui em Jee (que eu goste), mas como parei de comer carne de qualquer tipo, a coisa complica.

Acabo indo e pedindo Sunomono (salada de pepino japonês), e o garçom monta um prato com bastante cenoura ralada e gengibre, que eu adoro. Com isso, acabo consumindo muito shoyu, que é uma bomba de sódio, mas que eu amo. Nossa, como amo!

Já fiz até um post por aqui falando do quanto a comida japonesa é calórica e pode engordar, sobretudo por causa dos molhos e cremes utilizados, mas em relação ao shoyu a coisa é ainda mais séria, porque, sendo um poço de sódio, o shoyu faz o corpo reter líquidos e aumento, e muito, os riscos de doenças cardiovasculares.

Bomba de Sódio!

Só pra vocês terem uma noção, a Organização Mundial de Saúde  (OMS) recomenda que o consumo de sódio seja de até duas gramas por dia, e em apenas uma colher (só uma, e a gente consome váriassss!) de shoyu tem, em média, 646 miligramas de sódio, o que é muito, e mostra-se ainda mais perigoso pra quem já tem problemas de saúde relacionados ao  consumo excessivo de sódio, como pressão alta e retenção de líquidos, por exemplo. Assim, o consumo do shoyu deve ser moderado pra que a saúde não seja colocada em risco.

Pra quem não sabe, o shoyu é obtido a partir da fermentação de grãos de soja com cevada, trigo e sal, e por isso sua quantidade de sódio é tão alta. Por isso, o ideal é reduzir o consumo ao máximo ou, em alguns casos, diluir o produto para que a concentração seja reduzida.

Não come sushi nem sashimi e acha que está livre? Tá não! Vários outros pratos da culinária japonesa e chinesa, inclusive o Yakissoba, que é largamente consumido por aqui! O grande problema aqui é que o consumo de sódio é sempre muito grande, e não raras vezes ultrapassa, e muito, os 10 ml de uma colher de sopa, o que aumenta muito o consumo diário de sódio.

Colocar uma pequena quantidade seria o correto, mas, de verdade, quem faz isso? Eu juro que praticamente transformava o prato em uma sopa! Exageros a parte, o gosto que o shoyu dá é o melhor, e só um pouquinho, infelizmente, não tem lá muito graça!

É Muito Calórico!

Existem, basicamente,  três tipos de molho shoyu, quais sejam, o tradicional, o adocicado e o suave, sendo que cada um possui uma composição diferente. O shoyu tradicional traz na composição ingredientes como a soja, o sal, a água, o trigo e o álcool, enquanto a versão suave conta com soja, água, sal, milho, açúcar, corante caramelo e xarope de glicose. Já a verão adocicada contém xarope de glicose, vinho, água, açúcar, soja e trigo.

O valor calórico deles é variável e chega até 26 calorias por cada colher de sopa, e, dos três, o adocicado é o mais calórico.

As versões que contém trigo, e portanto, glúten, não podem ser consumidas por celíacos e por quem tem sensibilidade ao glúten, mas existem versões isentas de glúten que são indicadas para esse público.

E A Versão Light? Engorda? Faz Mal?

A versão light varia na composição de acordo com a marca, então não dá pra dizer, por exemplo, que eles possuem menos sódio, pois pode ser verdade para algumas marcas, mas não para todas.

Quanto a contagem de calorias, ele continua sendo calórico, sobretudo porque o consumo não é reduzido, e todo mundo mergulha o Japa no sódio, até porque o arroz utilizado na maioria dos pratos “chupa” o molho, e por isso, ás vezes, a gente não tem nem ideia da quantidade que está consumindo.

Comida Japonesa Sem Shoyu Engorda?

Como o shoyu, molho que sempre acompanha os pratos da culinária japonesa, engorda, vem o questionamento em relação a comida japonesa sem shoyu, Engorda ou não?

Engorda sim, dependendo das suas escolhas, e um exemplo disso são as algas. Muitos dos pratos japoneses contém algas, como nori, komnu, wakame e hijiki, que são concentradas em sódio, que é ruim, e em iodo, que é ótimo para o funcionamento da tireóide!O Nori é muito utilizado para preparar temakis e makizushis e não é calórica, assim como as demais algas, mas é preciso atentar para a quantidade de sódio.

É fato que a culinária japonesa é, via de regra, bastante saudável, já que é rica em vegetais e carnes magras,  possui proteínas, muitos nutrientes e pouca gordura, contudo, saudável não é sinônimo, necessariamente, de pouco calórico. Como se sabe, muitos desses pratos saudáveis e nutritivos possuem as chamadas calorias escondidas, como o cream cheese, por exemplo, que é uma bomba de calorias! Outro exemplo são os bolinhos fritos, as versões empanadas e os demais molhos utilizados.

Quando ao arroz,  ele pode sim ser consumido, mas moderadamente, já que não possui muitos nutrientes, por ser processado, além de ser cozido em vinagre e açúcar pra garantir o sabor característico, e tudo isso significa acúmulo de calorias!

Uma boa opção pra quem consome peixes e frutos do mar são os sashimis, que são saudáveis, pouco calóricos e fazem um bem danado pro organismo. O peixe branco, levando em conta as calorias, é melhor que o salmão e o atum, contudo, esses últimos são ótimos por causa do ômega 3, gordura do bem que ajuda o organismo e preserva a saúde.

O problema no consumo do sashimi é exatamente o que o acompanha: shoyu! O shoyu engorda e, mais que isso, faz mal pro organismo e pra beleza, porque alimento que retém líquido é o fim, né? Portanto, caso peça sashimi, opte pelas versões light e, caso seja possível (em restaurante não dá nunca!), dilua o shoyu pra reduzir a concentração de sódio e de calorias também.

Terminei esse post com mais vontade ainda de me jogar no japa, sabia? Ô vida!

Beijos

Ju Lopes

 

Shoyu Engorda E Faz Mal!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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