Categories: Dieta

Sopa funcional para emagrecer: Ótimas ideias

Sopa funcional para EMAGRECER: saiba tudo sobre essa nova mania

Sopa funcional para emagrecer: Ótimas ideias

Desde os tempos de nossas avós, falar que certos alimentos fazem bem à saúde era uma forma de fazer com que crianças e adolescentes fizessem uma alimentação de forma mais equilibrada e saudável. Porém, no último pesquisas realizadas comprovaram que, realmente, alguns deles são excelentes para o nosso corpo. A partir daí, passaram a receber o nome de alimentos funcionais. Sim, porque como o próprio nome indica são fundamentais para as nossas funções vitais. Mas, não vale consumi-los uma vez espaçadamente. É preciso um consumo diário para que eles realmente realizem o dever de casa e possa fortalecer nosso sistema imunológico e prevenir inúmeras doenças. A boa nova é que agora você pode criar sua sopa funcional com uma variedade de alimentos que, além de significarem maior saúde para o organismo, também possibilitam emagrecer.

O melhor é que a sopa funcional pode, perfeitamente, substituir uma das principais refeições sem qualquer dano à sua saúde porque realmente reúne alimentos nutritivos. Combatem câncer, emagrecem, facilitam a digestão, melhoram o intestino, equilibram o colesterol, combatem a anemia. E olha que esses são apenas alguns dos benefícios da reunião de vários alimentos.

Por que ela ajuda a EMAGRECER ?

Geralmente, as receitas das sopas funcionais têm muitos legumes, alimentos termogênicos, raízes e temperos que melhoram o nosso metabolismo, permitindo ao nosso corpo ter mais energia. Isso vai resultar em não só mais ânimo para as atividades diárias, como também para fazer aqueles exercícios físicos que tanto fazem falta para a perda de peso. A sopa funcional também ajuda a eliminar as toxinas do nosso organismo, permitindo que não haja retenção de líquidos. Então, nada melhor no friozinho do inverno uma sopa funcional quentinha, ou até mesmo gelada nos dias de calor mais intenso.

Receitas de sopa funcional

Sopa funcional de abóbora com gengibre

500 gramas de abóbora-moranga picada, uma cebola pequena, um dente de alho, 1 litro de caldo de carne ou frango, azeite ou óleo de milho, 1 colher de rapas de gengibre. Refogue o alho e a cebola até dourarem e, em seguida, coloque a abóbora picada. Cubra com meio litro do caldo escolhido, junte e o gengibre e vá colocando mais caldo até que esteja o legume esteja completamente cozido. Bata no liquidificador com o restante do caldo e sirva  quente.

Porque é boa para a saúde: essa sopa funcional reúne a abóbora, que tem uma alta concentração de fibras, que vai proporcionar a sensação da saciedade e auxiliar na perda de peso. Ela também tem a betacaroteno, substância antioxidante que atua na prevenção ao câncer, inclusive no de pele. E por falar nisso, o carotenoide presente na abóbora combate o surgimento de rugas e deixa a pele mais viçosa. E para os atletas e pessoas que adoram exercícios físicos a abóbora tem alta quantidade de potássio que ajuda na recuperação pós-treino.

Como se não bastassem tantas ações, ainda há o alho e a cebola, que são ótimos anti-inflamatórios e o gengibre, alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo e na perda de peso.

Sopa funcional de couve-flor com batata-baroa

Meia couve-flor,  200 gramas de batata-baroa, cebola, alho, cebolinha e salsa, 500 ml caldo de frango ou carne. Modo de preparo: higienize a couve flor e pique a batata baroa em quadradinhos. Refogue o alho e a cebola até dourarem e coloque a couve flor e a batata-baroa para cozinharem no caldo de frango. Quando estiverem cozidos, bata no liquidificador.

Porque é bom para o organismo: Além do fortalecimento do sistema imunológico, a couve-flor tem altos níveis de vitamina C, ácido fólico, vitamina K e vitamina B-6. Fonte de proteína, também ajuda a regular o nosso intestino. Já a batata-baroa é um tubérculo com alta fonte de fibra que vai proporcionar sensação de saciedade e também auxiliar na perda de peso.  Ela também é rica em fósforo e vitamina A. Já a cebolinha e a salsa previnem doenças cardiovasculares, são antibacterianos e anti-infecciosos, além de reduzirem o colesterol.

Sopa funcional de cenoura com gengibre

300 gramas de cenouras-vermelhas, 2 colheres de gengibre, 1 alho, 1 cebola, 2 colheres de azeite, meio litro de caldo de frango ou carne, 1 colher de quinoa. Doure o alho e a cebola e refogue as cenouras que deve estar cortadas em cubinhos, colocando-as em seguida para cozinha no caldo de frango. Coloque o gengibre. Quando estiverem macias e o caldo já reduzido, coloque a quinoa, deixe 3 minutos e desligue, sirva em seguida.

Porque é ótima para o corpo: a cenoura é um dos alimentos mais completos que existe. Em primeiro lugar, o falcarinol e o falcarindiol presentes na cenoura previnem o câncer. Também é uma ótima fonte de betacaroteno, antioxidante que além de ajudar a retardar o envelhecimento celular e dar uma cor excelente à nossa pele, também previne os danos celulares. A laranjinha ainda é anti-infecciosa e previne as doenças do coração, além da redução dos níveis de colesterol, graças às suas fibras solúveis. Faltou a vitamina A, que ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Já a quinoa é uma ótima fonte de proteína, com uma série de aminoácidos essenciais que vão possibilitar ao nosso corpo funcionar de modo correto e cheio de energia, além de reparar lesões musculares e ajudar na manutenção e na formação desse tecido. Entre suas substâncias estão o ômega 6 e 3, que são ótimos para prevenir as doenças cardiovasculares. A quinoa também tem alto teor de ferro, de cálcio, além de uma excelente fonte de fibra, que vai permitir uma maior sensação de saciedade e também ajudando na redução de peso. Calma que ainda tem mais, fonte de vitaminas C e E é também um potente anti-inflamatório, além de antioxidantes.

Sopa funcional de tomate

4 tomates maduros picados, 200 ml de caldo de carne ou de frango, 1 cebola pequena, 1 alho, tomilho fresco, 2 colheres de sopa de queijo cotage, 2 colheres de azeite. Doure o alho e a cebola no azeite e depois coloque os tomates picados e o tomilho. Junte o caldo de carne e deixe ferver por pelo menos 20 minutos. Bata no liquidificador para formar um creme.

Porque é bom para a saúde: o tomate é maravilhoso para o nosso organismo. Primeiro, porque tem as vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como potássio, fósforo e magnésio. Enquanto a vitamina A é ótima para os olhos e pele, a vitamina C é um antioxidante perfeito e o complexo B nos ajuda a ter mais energia. Fonte de licopeno, o tomate equilibra o colesterol, combate os radicais livres e ainda previne doenças cardiovasculares e o câncer. Já o tomilho é antioxidante, antidepressivo, diurético, além de ajudar no combate à gripe, fortalecer os cabelos e eliminar acnes.

Sopa funcional de inhame

2 inhames, 1 cenoura, 1xícara de abobrinha menina, 1 xícara de couve picada, 1 dente de alho, 1 cebola pequena, 1 litro de caldo de carne ou frango.

Doure a cebola e o alho e coloque todos os legumes picados para cozinhar por pelo menos 40 minutos no caldo. Bata no liquidificador depois de cozido e sirva quente.

Porque é ótimo para a saúde: o inhame é um ótimo anti-inflamatório, tem propriedades para aumentar as defesas do organismo, ajudar a combater os radicais livres e eliminar as toxinas, equilibra o colesterol e a pressão arterial, além de amenizar os sintomas da TPM e da menopausa. Já a abobrinha menina é rica em minerais e vitaminas e possui também muitas fibras e água, ajudando a regular o intestino, aumentar a sensação de saciedade e estimular a formação de colágeno.

Sopa funcional de alho poro e batata

1 talo de alho poro, 200 gramas de batata inglesa, 1 cebola pequena picada, 2 colheres de azeite, 500 ml de caldo de frango ou carne. Higienize o alho poro e pique em pequenas rodelas, além de as batatas em quadradinhos. Refogue a cebola no azeite e depois coloque o alho poro e a batata para cozinharem. Depois que estiverem macios, bata-os no liquidificador, formando um caldo.

Porque é ótimo para a saúde: o alho poro contém inúmeros nutrientes e vitaminas como a A, C e do complexo B, além dos minerais ferro, fósforo, potássio, cálcio. Suas propriedades anti-inflamatórios colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico, além de reduzir o risco de câncer de próstata e de cólon.

Já a batata inglesa é também maravilhosa para o organismo. Possui as vitaminas C, B, os minerais zinco e magnésio, além de ser rica em ácidos complexos, aminoácidos. Na saúde, a batata ajuda a equilibrar a pressão arterial, por causa do seu nível de potássio, além de ser ótima para o coração, por causa dos carotenoides.

Sopa funcional de lentilhas

200 gramas de lentilhas, 1 tomate, 1 cebola, 1 alho, 1 folha de louro, 2 colheres de sopa de azeite, 500 ml de caldo de carne ou frango. Lave as lentilhas, junte o louro e cozinhe no caldo de carne até que fiquem macias. Depois, refogue a cebola, o tomate e o alho picados no azeite e complemente com a lentilha já cozida.

Porque é ótimo para a saúde: a lentilha contém fibras solúveis e é ótima para fortalecer o sistema imunológico. Também é ótima para prevenir e equilibrar o colesterol e aumentar a sensação de saciedade.

Sopa funcional para emagrecer: Ótimas ideias
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

5 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

3 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás