Categories: Dieta

Tomar ÁGUA Durante As Refeições ENGORDA?

5 Votos de 5

Vocês já ouviram falar que tomar água e/ou líquidos durante as refeições engorda?

Esse é um dos muitos mitos que envolvem a alimentação, e até hoje as pessoas ainda questionam se isso é ou não verdade.

Será? Será que consumir água durante as refeições realmente engorda, deixa a barriga maior ou coisas do tipo?

A primeira coisa que temos que alertar aqui é que o consumo de água durante as refeições promove alterações nutricionais. Consumir água enquanto come acaba diluindo o suco gástrico, e isso faz com que a digestão fique mais lenta, mas, via de regra, consumir líquido durante as refeições, desde que não seja uma quantidade exagerada, não engorda e nem faz mal, embora possa, em tese, prejudicar a absorção de alguns nutrientes.

Contudo, quando o líquido é ingerido junto com a refeição o volume abdominal aumenta sim, só que isso não quer dizer que  você vai engordar, pois o que ocorre aqui é uma distensão gástrica, de modo que após a digestão a parede abdominal volta ao normal.

Entretanto, se a distensão abdominal for constante, o tamanho estômago pode sim aumentar, e essa dilatação exige um maior volume alimentar pra que a pessoa se sinta saciada, o que, claro, vai resultar num aumento de peso. Mas, não é a água que vai levar ao aumento do peso, é comer muito por causa do excesso de água!

É fato que uma certa parte da resposta fisiológica da saciedade está relacionada com  a distensão da parede gástrica, sendo que essa distensão é causada por causa da presença do alimento ali. Só que a questão da saciedade é mais ampla, e é por isso que a alegação de que encher a barriga de água antes das refeições faria com que a pessoa ficasse satisfeita com menos alimentos, o que poderia levar ao emagrecimento.

Além da questão da distensão da parede gástrica, a saciedade também está relacionada com a qualidade nutricional dos alimentos ingeridos. Assim, os alimentos mais ricos em proteínas e gorduras ficam mais tempo no estômago e por isso garantem uma maior saciedade.

Vale ressaltar, também, que os líquidos possuem uma menor pausa gástrica, gerando uma falsa sensação de saciedade. Só que isso pode ter consequências ruins, já que a fome volta mais cedo, e quanto mais fome a pessoa sente, mais come e mais engorda.

Fora a água, vale falar do consumo de refrigerantes durante as refeições, bem como das bebidas gaseificadas, já  que  elas interferem de forma negativa na absorção dos nutrientes, o que, é claro,  prejudica a saúde.

Além disso, os refrigerantes engordam,  prejudicam os dentes, fazem o corpo reter líquidos, irritam a mucosa gástrica e muito mais. Ou seja, é preciso reduzir o consumo dessa bebida, e sempre que possível substituí-lo pela água!

A grande maioria dos nutricionistas não indica o consumo de líquidos no momento da refeição, e se isso não for possível, o certo é reduzir ao máximo o consumo de líquidos.

É sempre bom desmistificar esse tipo de coisa, não é mesmo?

 

Tomar ÁGUA Durante As Refeições ENGORDA?
5 (100%) 7 Votos

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

4 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás