Dica de Livro – Orgulho e Preconceito, Jane Austen

Oi meninas!!!

Vim compartilhar com vocês uma grande paixão minha: os livros!!! Sou completamente apaixonada por literatura e hoje quero falar sobre o meu livro de cabeceira: ORGULHO E PRECONCEITO, da Jane Austen.

Este livro é considerado pela crítica a obra-prima da escritora inglesa, que foi concluído antes que ela completasse 21 anos, o que é  um verdadeiro prodígio pois é uma narrativa densa, que esmiúça os personagens e seus sentimentos, e faz também uma crítica à sociedade, aos convencionalismos e preconceitos da época.

Não vou contar muito da história, senão perde a graça. Só vou adiantar que é um romance ambientado na Inglaterra rural do início do século XIX e gira em torno da heroína Elizabeth Bennet, a 5ª filha de um proprietário rural, uma jovem de 20 anos que lida com os problemas de uma sociedade aristocrática e moralista a cerca do amor, casamento e educação feminina.

A personagem é uma mulher forte, que acredita no casamento por amor em uma sociedade que pregava o casamento por conveniência e que desprezava as classes inferiores. Mas ela é também preconceituosa, pois tende a julgar as pessoas por suas primeiras impressões.

A história começa a esquentar quando nossa heroína conhece o aristocrata Mr. Darcy, que é rico, bonito e inteligente, mas socialmente reservado, o que é interpretado como orgulho excessivo por conta de sua alta posição social. Ambos batem de frente diante de suas diferenças de classe e de percepções, o que leva a renegarem os sentimentos que nutrem um pelo outro.

É uma história linda e densa de sentimentos e interpretações, assim, a cada vez que você ler, perceberá e sentirá coisas diferentes, não só a respeito dos personagens, mas também a respeito de suas próprias crenças sobre o amor, o preconceito, as diferenças e o orgulho. Recomendo muitíssimo o livro, não é muito grande nem de difícil leitura.

E para complementar o livro, você pode também assistir ao filme, de 2005, baseado nessa obra, que tem a Keira Knighttley como personagem principal. É um filme maravilhoso, fiel ao livro, com uma excelente fotografia, atuações emocionantes e cenas lindas de morrer.

Aproveitem o domingo para descansar e curtir um romance, ok?

Beijos!

Amanda

(Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Dica de Livro – Orgulho e Preconceito, Jane Austen
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

7 Comments
  1. eu vi o filme,gostei bastante apesar de eu não ser muito fã DE romances!

    1. Oi Viviane, o filme é realmente lindo, tem cenas memoráveis, né? Não é daqueles romances melosos e previsíveis, por isso que agrada até quem não gosta de romance! Abraços!

  2. Amo esse livro, li depois de assistir a minissérie que foi produzida pela tv britânica!! A história é ótima e as personagens são muito interessantes…

    Adoro suas postagens!!!

    1. Anitta, eu MOOOOORRO de vontade de assistir à minissérie briânica, vou ver se encontro pra baixar. Obrigada por gostar dos posts, volta sempre tá? Beijos 😉

  3. É um dos meus livros preferidos! Vale muito a pena =D
    Quero um Mr.Darcy para mim =}

    1. Sah, adivinha quem é meu papel de parede do pc? MR DARCY!!! Lindooo! Também quero um desses! 🙁
      Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.